“Vamos fazer de tudo para ganhar”

Pablo Villar lançou a 9º jornada da I Liga, frente ao FC Porto. O treinador demonstrou a ambição habitual, mesmo contra um adversário que vê como “o mais intenso” deste campeonato.

Em conferência de imprensa, o treinador do FC Vizela abordou a receção ao FC Porto (amanhã, 20h30), destacando as boas exibições passadas e a ambição de dar continuidade ao trabalho desenvolvido até então. Os jogos contra Sporting e Benfica servem como referência para perspetivar algo de bom, mas é necessário melhorar para pontuar. A evolução do FC Vizela, especialmente no processo defensivo, oferecer garantias, mas todo o cuidado é pouco frente a um adversário “muito competitivo, com tanta qualidade e muito motivado”.

EXPECTATIVAS PARA O JOGO: “Nós vamos com a ideia de fazer de tudo para ganhar, como sempre. Já jogamos com outros dois clubes grandes, como Sporting CP e o SL Benfica. Tivemos erros, mas estivemos perto de conseguir coisas positivas e amanhã temos de fazer o nosso jogo e manter o objetivo de ganhar”.

DEFESA VIZELENSE EM EVOLUÇÃO: “Estamos a falar de um assunto que dura há mais de um mês, numa altura em que estávamos a sofrer mais golos, a não ter essa segurança defensiva que uma equipa como nós tem de ter, mas com trabalho os jogadores vão continuar a habituar-se ao modelo de jogo e vamos dando passos no bom caminho, o que é importante”.

ANÁLISE AO ADVERSÁRIO: “Para mim o FC Porto é a equipa do campeonato que melhor compete, uma equipa pragmática que está feita à medida do treinador. Sérgio Conceição é o treinador que está há mais tempo no mesmo clube. É a equipa que menos golos sofre, tem muita segurança defensiva e depois no ataque é uma equipa muito boa nas bolas aéreas, muito boa nos remates e nos cruzamentos, é uma equipa muito forte, como demonstrou na quarta-feira na Liga dos Campeões”.

COMPETITIVIDADE PORTISTA: “Quando digo que é a equipa que melhor compete, falo da intensidade que tem, pelo pragmatismo, pela ideia de jogo. Falo disso porque é uma equipa que pressiona forte, que disputa os duelos num nível superior às outras equipas. Não digo que é a equipa que melhor joga nem que é o modelo de jogo que mais gosto, mas é uma equipa super competitiva”.

ABORDAGEM AO JOGO: “Nós temos que seguir jogando o nosso jogo, temos que desenvolver a parte defensiva para tratar de fechar a baliza e depois no ataque, também sermos fortes. Por exemplo, o FC Porto é a 4ª equipa mais ofensiva e nos somos a 5ª, em termos de ocasiões criadas, cruzamentos, remates… É preciso dar continuidade a isso, porque se assim for, vamos marcar mais golos, mas temos que seguir focados em não conceder e fechar a baliza”.

FADIGA EUROPEIA NO FC PORTO: “Num grande como FC Porto, os jogadores estão habitados a jogar dois jogos por semana. Atrevo-me a dizer que muitas vezes, neste tipo de equipa é, ter semanas de 7 dias para preparar um jogo até é largo. É igual para eles.  Os jogadores estão habituados a este ritmo de jogar terça-feira e sábado ou quarta-feira e domingo. Nesse aspeto não espero um Porto cansado”.