Acreditar até ao fim vale ponto importante

Em jogo de reencontros, o FC Vizela também revisitou a história no António Coimbra da Mota, palco que continua a ser sinónimo de pontos e emoção. Um empate a duas bolas foi o resultado que premeia o “assalto final” à baliza do Estoril Praia por parte de um FC Vizela que encontrou sempre força para recuperar de dois cenários de desvantagem.

Partida aguardada com expetativa, pela sua importância e ainda pelo reencontro com Álvaro Pacheco, agora treinador da equipa da Linha, o FC Vizela somou um saboroso ponto que fez os adeptos recuarem no tempo, até 2020, quando Tavinho, também no final da compensação, resgatou um 2-2 que viria a ter a sua relevância na caminhada para a subida à I Liga.

Na Amoreira, o muito público presente assistiu a uma primeira parte disputada entre as duas equipas, marcada pela consistência defensiva e por alguma falta de imaginação ofensiva. Sem surpresa, portanto, as oportunidades escassearam e tanto Buntic como Marcelo Carné tiveram pouco trabalho.

O Estoril Praia, pressionado pelos últimos resultados, em especial pela recente goleada sofrida em Barcelos, procurava inverter ciclo e entrou mais pujante no encontro. Não foi por muito tempo, porém, na medida em que o FC Vizela, que promoveu apenas uma alteração no onze – saída de Rafael Bustamante e entrada de Alberto Soro, uma estreia na titularidade -, rapidamente equilibrou a contenda e começou a realizar as suas aproximações à baliza adversária. O primeiro apontamento de registo no jogo pertenceu à formação canarinha, à passagem do minuto 20: Holsgrove rematou forte e Buntic não se deixou surpreender. Samu respondeu com um pontapé de ressaca por cima da barra, mas seria o Estoril Praia novamente a criar mais perigo através de Rodrigo Gomes, numa situação de dois para um (28’).

Os vizelenses estiveram muito perto do golo a cinco minutos do intervalo. Matías Lacava cruzou o esférico tenso para a boca da baliza, onde Samuel Essende, por muito pouco, não chegou a tempo do toque final. Antes do descanso, Rodrigo Gomes, o estorilista mais inconformado deste período, assustou, mas Matheus Pereira esteve irrepreensível a anular a investida dos da casa.

A história foi diferente na etapa complementar. O ritmo do desafio aumentou, as oportunidades e os golos também. E a primeira pertenceu ao FC Vizela, porém, Matías Lacava, em excelente posição, não conseguiu dominar a bola e visar a baliza em plena área. O conjunto de Álvaro Pacheco foi mais eficaz com Rafik Guitane, em iniciativa individual pelo corredor central, rematou muito colocado para o 1-0, estavam decorridos 53’.

Em desvantagem, Pablo Villar mexeu na equipa, retirou Alberto Soro, que não conseguiu mostrar o seu valor, e lançou Diogo Nascimento. Uma alteração fulcral na agitação do futebol dos vizelenses que teve reflexos imediatos com a obtenção do golo do empate, aos 62’. Jogada pelo corredor direito com Matías Lacava a assistir e Samuel Essende a protagonizar excelente movimento para o remate triunfal, um golo muito semelhante ao que marcara frente ao Arouca.

Com a igualdade no marcador, o jogo transcendeu de emoção, viveu um período de parada e resposta, tendo sido nessa fase que o Estoril Praia passou novamente para a dianteira. Estavam jogados 67’ quando, no seguimento de um canto, João Marques cruzou de trivela para Bernardo Vital fazer o 2-1 de cabeça. Outra vez atrás do prejuízo, o FC Vizela não se desintegrou e, pelo contrário, empurrou a formação de Álvaro Pacheco para o seu setor mais recuado, numa pressão crescente e merecedora de golos. Pablo Villar apostou todas as suas fichas no ataque, Diogo Nascimento ensaiou o remate aos 90’, o tempo extra foi praticamente jogado sobre a área dos canarinhos até que, no décimo e penúltimo minuto desse período, Dylan, sem saltar, desviou de cabeça um pontapé de canto batido por Matheus Pereira para o fundo das malhas, estalando o delírio dentro e fora das quatro linhas, em particular no setor onde estiveram os vizelenses que acompanharam a equipa nesta deslocação. Um prémio também para eles.

O ponto somado travou uma eventual ultrapassagem do Estoril Praia na tabela classificativa e possibilitará certamente preparar a receção ao Portimonense com outro ânimo. Recorde-se que esta partida está marcada para as 15h30 do próximo sábado, dia 30 de Setembro.

FICHA TÉCNICA

GD Estoril Praia 2-2 FC Vizela

Local: Estádio António Coimbra da Mota (4.258 espectadores)

Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto)

Assistentes: Vanessa Gomes / Inácio Pereira

4º Árbitro: Diogo Rosa (AF Beja)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Rui Oliveira (AF Porto) / André Dias

GD Estoril Praia (3x4x3): Marcelo Carné; Pedro Álvaro, Bernardo Vital e Erick Cabaco; Rodrigo Gomes, Mateus Fernandes (Heriberto, 68’), Holsgrove e Tiago Araújo; Rafik Guitane (Volnei Feltes, 85’), Cassiano (C) (Alejandro Marqués, 79’) e João Marques.

Suplentes não utilizados: Dani Figueira, Raúl Parra, Alex Soares, João Carlos, Dele Yusuf e Koindredi.

Treinador: Álvaro Pacheco

FC Vizela (4x2x3x1): Buntic; Tomás Silva, Bruno Wilson, Anderson e Matheus Pereira; Busnic (Rafael Bustamante, 74’) e Samu (C) (Alex Méndez, 83’); Nuno Moreira (Iker Unzueta, 83’), Alberto Soro (Diogo Nascimento, 61’) e Matías Lacava (Dylan, 74’); Samuel Essende.

Suplentes não utilizados: Ruberto, Rashid, Rodrigo Escoval e Joaquín Novillo.

Treinador: Pablo Villar

Golos: 1-0 Rafik Guitane (53’), 1-1 Samuel Essende (62’), 1-2 Bernardo Vital (67’) e 2-2 Dylan (90’+10’).

Cartões Amarelos: Matías Lacava (37’), Bernardo Vital (47’) e Dylan (90’+10’).

“Marquei eu, mas o golo podia ser de qualquer jogador. A felicidade era a mesma. Queríamos a vitória, mas podermos levar um ponto para casa acaba por ser positivo.”

Dylan (jogador do FC Vizela)

“Queríamos estar ligados até ao fim. O ponto é importante porque foi conquistado frente a um adversário que se encontra abaixo de nós na classificação.”

Pablo Villar (treinador do FC Vizela)
Momento do primeiro golo do FC Vizela, apontado por Samuel Essende.
Momento do segundo golo do FC Vizela, apontado por Dylan.