Triunfo difícil em tarde de muitos golos

Na receção ao Marítimo, a equipa de Sub-19 do FC Vizela venceu por 4-3, terminando da melhor forma este primeiro ciclo de quatro jogos no campeonato. Num duelo recheado de golos, o triunfo parecia bem encaminhado ao intervalo, complicou-se na segunda parte, mas Duarte Gonçalves saltou do banco para dar os três pontos aos vizelenses.

A primeira vitória do FC Vizela na presente edição do Campeonato Nacional de Juniores (1ª Divisão) havia sido alcançada na ronda inaugural diante do Gil Vicente. Depois, os vizelenses experimentaram um empate em Famalicão e uma derrota pela margem mínima em Lourosa. Este triunfo sobre o Marítimo, na estreia em Santo Adrião, casa dos vizelenses na presente época, apareceu, portanto, na melhor altura, até porque se segue a primeira interrupção no calendário, devido aos compromissos das seleções.

O FC Vizela entrou melhor no encontro. Logo aos 2’, Ari, bem lançado no ataque, viu o guardião dos insulares negar-lhe a abertura do marcador. Com uma linha defensiva de cinco elementos, o Marítimo dificultou as investidas dos vizelenses e foi necessário um momento de inspiração de Gonçalo Malheiro para desfazer o nulo. Golo de bandeira do criativo, que não deu hipóteses de defesa a Silas Henriksen, estava cumprida exatamente meia hora de jogo. Contudo, a resposta não se fez esperar e o Marítimo igualou a contenda cinco minutos depois. Livre descaído sobre o lado direito, cobrado por Luís Pestana, que acabou por surpreender Pedro Dinis e colegas.

O resultado naturalmente não agradava ao FC Vizela, que continuou à procura de mais, com Miguel Constantinescu a dar o aviso. Seria já praticamente sobre o intervalo que os vizelenses passaram outra vez para a dianteira: José Sampaio foi carregado na área e Pedro Ramos, chamado à conversão da grande penalidade, não perdoou. Um minuto depois, Miguel Resende ampliou a diferença, deixando o FC Vizela muito bem encaminhado para o triunfo.

Só que a segunda parte trouxe dificuldades e a diferença de dois golos foi rapidamente suprimida. Numa transição rápida, Francisco Silva bateu Pedro Dinis (49’) e João Vieira fez o 3-3, confirmando quase sobre a linha de golo um cruzamento de Luís Pestana (67’). João Pacheco mexeu na equipa, os seus pupilos investiram novamente no ataque, viu David Freitas tirar sobre a linha capital um golo a Miguel Constantinescu, porém, colheu os frutos das suas alterações ao ver Duarte Gonçalves, acabadinho de entrar, fixar o resultado e oferecer os três pontos ao FC Vizela.

Os instantes finais foram emocionantes e os vizelenses não se livraram de um susto: Luís Pestana, a unidade mais inconformada no Marítimo, acertou no ferro na execução de um livre frontal.

Triunfo sofrido do FC Vizela, que agora chega aos sete pontos, colando-se já ao pelotão da frente, do qual fazem parte Boavista, SC Braga e Vitória SC, todos com o mesmo pecúlio numa Zona Norte liderada por um FC Porto que conta por vitórias todos os jogos disputados.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 4-3 CS Marítimo

Local: Campo Municipal de Santo Adrião (Santo Adrião – Vizela)

Árbitro: Marco Cruz (AF Porto)

Assistentes: Sérgio Ribeiro e José Ferreira

FC Vizela: Pedro Dinis; Chadai, Diogo Borralho, José Sampaio e Gonçalo Campos (C) (Diogo Reis, 68’); Pedro Ramos e Diogo Martins (Guilherme Santos, 82’); Miguel Constantinescu (João Pinto, 77’), Gonçalo Malheiro (Duarte Gonçalves, 82’) e Ari; Miguel Resende (Renato Valente, 68’).

Suplentes não utilizados: Lucas Fachadas, João Vítor, João Silva e Xavier Cavaco.

Treinador: João Pacheco

CS Marítimo: Silas Henriksen; João Jesus (André Abreu, 80’), David Freitas (C), Julio Hellens, João Castro (Francisco Gonçalves, 45’) e Gustavo Silveira (Gustavo Henriques, 72’); Bruno Pereira, Francisco Silva (Francisco Camacho, 77’) e Bruno Faria; Martim Bulic (João Vieira, 45’) e Luís Pestana.

Suplentes não utilizados: Tiago Castro e Nuno Ferreira.

Treinador: Marco Freitas

Golos: 1-0 Gonçalo Malheiro (30’), 1-1 Luís Pestana (35’), 2-1 Pedro Ramos (44’, g. p.), 3-1 Miguel Resende (45’), 3-2 Francisco Silva (49’), 3-3 João Vieira (67’) e 4-3 Duarte Gonçalves (85’).

Cartões Amarelos: Pedro Ramos (39’), David Freitas (51’), João Vieira (51’), Luís Pestana (83’) e João Pinto (90’+6’).