O primeiro da época ficou a dever à conta

FC Vizela bate Gil Vicente FC com golo solitário de Matheus Pereira, num jogo praticamente de sentido único e em que o desperdício vizelense foi muito grande. Exibição autoritária e de qualidade para o primeiro triunfo na I Liga 2023/24.

À quarta jornada o FC Vizela estreou-se a vencer na atual edição da I Liga e com uma exibição bastante consistente e até vistosa, claramente a dever à conta do resultado. O triunfo sobre o Gil Vicente FC (1-0) foi justo, mas curto, tendo em conta o volume de oportunidades criadas. Ou melhor, a diferença a esse nível entre as equipas. Os barcelenses tiveram apenas duas, mas ambas em fora-de-jogo.

O início do jogo foi o melhor exemplo do que se sucederia. Na sequência de um pontapé de canto, Samu desviou ao segundo poste em excelente posição, mas Andrew salvou com uma grande defesa. Aos 8′ foi Tidjany Touré a responder, com um bom remate de longa distância, mas ao lado da baliza de Buntic. Nos primeiros 10 a 15 minutos, o Gil Vicente foi superior, em posse e aproximação à área. Mas só até esse momento. Depois sobrou a bola, mas o perigo foi sempre vizelense. Na primeira parte, o Vizela teve ainda mais quatro excelentes lances de golo. Nuno Moreira falhou o desvio, Tomás Silva atirou ao lado após bilhante triangulação com Samu, Diogo Nascimento, em duas ocasiões, apareceu em boa posição para marcar. Aos 43′ voltou a ser Andrew o salvador. Estava como tudo o guarda-redes do Gil Vicente.

O recomeço do Vizela foi esmagador, especialmente porque Tomás Silva e Matheus Pereira projetaram-se ainda mais no ataque, para apoiar os endiabrados Diogo Nascimento, Nuno Moreira, Lacava e Essende. Aos 50′ a bola sai à trave do Gil naquilo que seria um autogolo caricato. Aos 53′ Essende foi para cima do adversário, ganhou posição e rematou forte. Andrew defende para a frente e Matheus colocou para o justo e já tardio 1-0.

A vantagem não mudou o curso do jogo. Samu e Lacava quase aumentaram, Essende nunca deixou de ser um perigo à vista e só em contra-ataque o Gil Vicente se aproximava da área do Vizela. Foi assim que Depú marcou aos 73′, mas estava adiantado 10 cm e o recurso às linhas anulou o golo. Também em fora-de-jogo, Félix Correia permitiu uma defesa gigantesca a Buntic. Depois, o Gil só com o coração conseguiu meter a bola na área vizelense. Mas o FC Vizela teve sempre mais cabeça e até nem sofreu muito para segurar a vantagem até ao fim. Pelo contrário, quase aumentou. Primeiro por Nuno Moreira, de longe. Depois por Anderson, de cabeça. A seguir Bruno Wilson, de bicicleta. Andrew evitou os dois primeiros e viu o terceiro rematar por cima. A pontaria esteve sempre desajustada. Mas o resultado não saiu prejudicado.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 1-0 Gil Vicente FC

Local: Estádio do Futebol Clube de Vizela (2.678 espectadores)

Árbitro: Bruno Costa (AF Viana do Castelo)

Assistentes: Luís Costa / José Pereira

4º Árbitro: Carlos Teixeira (AF Vila Real)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Carlos Macedo (AF Braga) / Inácio Pereira

FC Vizela (4x2x3x1): Buntic; Tomás Silva, Bruno Wilson, Anderson e Matheus Pereira (Rodrigo Escoval, 87’); Rafael Bustamante e Samu (C); Nuno Moreira (Dylan, 79’), Diogo Nascimento (Rashid, 87’) e Matías Lacava (Lebedenko, 65’); Samuel Essende (Jardel, 79’).

Suplentes não utilizados: Ruberto, Hugo Oliveira, Alex Méndez e Iker Unzueta.

Treinador: Pablo Villar

Gil Vicente FC (4x2x3x1): Andrew Silva; Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes (C) e Leonardo Buta; Maxime Dominguez (Mory Gbane, 63’) e Pedro Tiba (Martim Neto, 63’); Tidjany Touré (Murilo Souza, 77’), Fujimoto e Marlon (Depú, 63’); Roko Baturina (Félix Correia, 63’).

Suplentes não utilizados: Brian Araújo, Né Lopes, Jesús Castillo e Thomás Luciano.

Treinador: Vítor Campelos

Golo: Matheus Pereira (55’).

Cartões Amarelos: Maxime Dominguez (17’), Pedro Tiba (26’) e Zé Carlos (52’).

“Fico muito feliz com os prémios individuais, mas mais ainda porque a equipa venceu e já merecia. O coletivo é sempre o mais importante.”

Samuel Essende (Jogador do FC Vizela e MVP do Jogo)

“Fomos superiores de início ao fim. O ambiente na bancada foi excecional e ajudou imenso. Este triunfo dá-nos moral e confiança.”

Pablo Villar (Treinador do FC Vizela)
Uma perspetiva do golo de Matheus Pereira, que deu a vitória ao FC Vizela sobre o Gil Vicente FC (1-0).