Resultado preso nos detalhes

Ainda não foi desta que o FC Vizela alcançou a sua primeira vitória na presente edição da Liga Portugal Betclic. No Estádio D. Afonso Henriques, assistiu-se a um duelo equilibrado, com os vizelenses em bom plano na etapa inicial. Dois erros defensivos ditaram o resultado de 2-0 para os vimaranenses.

Em Guimarães, perante uma assistência de quase vinte mil espectadores e na estreia de Paulo Turra à frente dos vimaranenses, Pablo Villar apresentou um esquema diferente com a inclusão de Rodrigo Escoval num sistema de três centrais, que procurava neutralizar as ações de André Silva e Jota, duas setas com capacidade para criarem muitos embaraços.

O primeiro tempo trouxe um Vitória SC mais afoito nos instantes iniciais, mas foi só até o FC Vizela rapidamente equilibrar a contenda e chegar a ter até bons períodos de futebol com aproximações perigosas à baliza defendida por Bruno Varela. Com Matías Lacava a criar as ruturas necessárias e Samu a pegar na batuta, foi dos pés de Rafael Bustamante que saiu a primeira intenção mais clara. Samu viu depois Bruno Varela negar-lhe uma excelente possibilidade para marcar, aos 37’.

Na verdade, até ao intervalo, Buntic praticamente não fora incomodado, exceção feita a uma tentativa de reposição de bola do próprio que embateu em André Silva, causando ali algum frisson. Emboras as oportunidades de golo tenham sido escassas no jogo, as indicações dadas pelos jogadores vizelenses permitiam pensar num bom desfecho para a segunda parte. A equipa visitante era a mais confortável em campo.

Mas não foi assim. Apesar de o FC Vizela ter entrado melhor (Lacava, de longe, ficou perto do golo), o o Vitória SC foi começando a equilibrar, com o apoio do su público, e a acercar-se também da baliza vizelense, que pelo meio até teve uma soberana hipótese para se adiantarem no marcador, por Samuel Essende, que obrigou Bruno Varela a aplicar-se (56’), e por Nuno Moreira que também rematou com algum perigo, logo a seguir. Porém, um passe errado de Hugo Oliveira (substituiu o castigado Tomás Silva) precipitou espaço para uma investida de João Mendes, que cruzou para a pequena área, onde estava André Silva a bater o desamparado Buntic, aos 59’.

Esse golo traduziu-se no pior que poderia acontecer ao FC Vizela, na medida em que a equipa acusou o lance e sofreu mesmo o 2-0 por João Mendes, que aproveitou um erro de Rafael Bustamante para praticamente sentenciar o desafio, aos 72’.

É certo que ainda havia tempo para recuperar, estando ainda fresca a memória de Alvalade, e o Vitória SC até ficou a jogar com menos uma unidade por expulsão direta de Nuno Santos, fruto de uma entrada dura sobre Kiko Bondoso, lançado minutos antes. No entanto, faltou algum discernimento à formação vizelense nas chegadas à baliza, nos últimos minutos com mais gente, depois das entradas de Jardel e Dylan, e o resultado não mais se alteraria.

Não foi possível inverter, portanto, a tradição nas visitas ao castelo (que voltou a contar com muitos e entusiastas adeptos vizelenses) e as atenções voltam-se agora para a receção ao Gil Vicente FC, agendada para a próxima sexta-feira, dia 01 de Setembro, às 20h15, no fecho deste primeiro ciclo de jogos do FC Vizela no campeonato.

FICHA TÉCNICA

Vitória SC 2-0 FC Vizela

Local: Estádio D. Afonso Henriques (18.016 espectadores)

Árbitro: Miguel Nogueira (AF Lisboa)

Assistentes: Rui Cidade / Nuno Pires

4º Árbitro: André Neto (AF Vila Real)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Luís Ferreira (AF Braga) / Rui Lima

Vitória SC (3x5x2): Bruno Varela (C); Jorge Fernandes, Manu Silva e Mikel Villanueva; Bruno Gaspar (Zé Carlos, 45’), Tiago Silva (André André, 78’), Tomás Handel (Dani Silva, 69’), João Mendes (Nuno Santos, 78’) e Afonso Freitas (Nélson da Luz, 36’); André Silva e Jota.

Suplentes não utilizados: Charles, Tomás Ribeiro, Alisson Safira e Adrián Butzke.

Treinador: Paulo Turra

FC Vizela (5x2x3): Buntic; Hugo Oliveira (Dylan, 87’), Bruno Wilson, Anderson, Rodrigo Escoval (Diogo Nascimento, 68’) e Matheus Pereira; Rafael Bustamante (Rashid, 77’) e Samu (C); Nuno Moreira (Kiko Bondoso, 77’), Samuel Essende e Matías Lacava (Jardel, 87’).

Suplentes não utilizados: Ruberto, Alex Méndez, Lebedenko e Joaquín Novillo.

Treinador: Pablo Villar

Golos: 1-0 André Silva (59’), 2-0 João Mendes (72’).

Cartões Amarelos: Rafael Bustamante (22’), Rodrigo Escoval (38’), Matheus Pereira (64’) e Zé Carlos (64’).

Cartão Vermelho: Nuno Santos (82’).

“O detalhe fez a diferença. Estávamos a fazer um bom jogo até ao 1-0. Continuaremos a trabalhar para ganhar já na sexta-feira”

Matías Lacava (jogador do FC Vizela)

“Tínhamos o jogo controlado e sofremos com erros próprios quando éramos os mais perigosos em campo”

Pablo Villar (treinador do FC Vizela)