Estreia aziaga para os Sub-15

Na ronda inaugural que assinalou o regresso do FC Vizela à 1ª Divisão Nacional na categoria de Sub-15, duas épocas depois, a estreia não foi positiva. O Campo Municipal de Santo Adrião foi o palco para a receção ao Barroselas e a formação de Viana do Castelo foi mais feliz no resultado (0-1), aproveitando praticamente a única oportunidade que dispôs.

Não foi, de facto, a estreia desejada pelo treinador Rui Martins e seus jogadores no arranque de uma prova altamente competitiva e exigente.

O FC Vizela acabou surpreendido em casa, neste caso, no Campo Municipal de Santo Adrião, onde fará boa parte dos seus jogos. O Barroselas foi uma equipa matreira e muito eficaz, aproveitando para marcar praticamente na única situação que dispôs.

A primeira parte mostrou um FC Vizela com muito mais bola, várias vezes instalado no meio-campo do adversário, contudo, sem ter a capacidade necessária para desmontar a organização defensiva do Barroselas, equipa muito solidária nesse momento do jogo.

Gonçalo foi o primeiro a atirar à baliza, seguido de Rodri, em boa combinação ofensiva, antes de Dani, na cobrança de um livre direto, fazer o esférico beijar a parte superior da barra.

Com a velha máxima a indicar que “quem não marca, sofre”, eis que o Barroselas, à passagem do minuto 25, apontou o golo solitário que lhe deu os três pontos. Francisco Quinta encontro algum espaço à entrada da área para rematar e surpreender Tomás.

Até ao intervalo, a reação do FC Vizela foi manifestada através de uma bola parada por Tiago Monteiro e de um lance de Martim, que encontrou oposição no corpo de Luís Sá.

No recomeço, os vizelenses entraram com vontade em mudar o rumo dos acontecimentos e a verdade é que estiveram mais intencionais na hora de rematar. Rodri, por muito pouco não marcou no aproveitamento de uma bola largada pelo guardião forasteiro, e Pinho, na passada, atirou forte com perigo. Tudo isto nos primeiros dez minutos.

Fruto de algumas trocas na equipa, Rui Martins procurou reforçar esse ímpeto ofensivo, mas viu um Barroselas cerrar fileiras e a procurar esporadicamente alguma transição. Por esse motivo, as tentativas do FC Vizela passaram a ser mais de fora da área e a possibilidade de reverter o resultado tornou-se ainda mais difícil.

Ainda assim, ao cair o pano, o empate esteve iminente para os vizelenses, que equiparam de amarelo. Luís Sá comprometeu na baliza do Barroselas e Dani quase teve sucesso a aproveitar esse deslize, mas o esférico adquiriu um efeito caprichoso que o afastou do rumo certo.

Hora de sarar feridas com o FC Vizela a avançar para a segunda jornada do Campeonato Nacional novamente com o pensamento dos três pontos. Será na Campanhã, Porto, e o opositor chama-se Salgueiros. A partida está agendada para as 11h00 de domingo, dia 27 de Agosto.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 0-1 AD Barroselas

Local: Campo Municipal de Santo Adrião (Santo Adrião – Vizela)

Árbitro: Pedro Ribeiro (AF Porto)

Assistentes: Telmo Rocha e Daniel Pereira

FC Vizela: Tomás; Rodrigo Mendes, Tiago Monteiro, Hélio (C) e Gonçalo; Dani, Afonsinho (Pinho, 36’) e Rodri (Neiva, 64’); Dinis (Tiago Pereira, 64’), Rúben e Martim (Rochinha, 47’).

Suplentes não utilizados: Rodrigo Pereira, Alex, Pedro Gomes, Flávio Mouro e Nuno Leite.

Treinador: Rui Martins

AD Barroselas: Luís Sá; Gilberto Sousa, Martim Vieira, Mário Rego (C) e Lucas Gonçalves (Bruno Pombo, 58’); Bruno Fernandes (João Fontes, 34’), Mateus Lisboa (Tomás Cerqueira, 40’) e Bruno Rodrigues; Santiago Esteves (José Alves, 76’), Gustavo Vaz (Hugo Maciel, 58’) e Francisco Quinta.

Suplentes não utilizados: Ilídio Gomes, Afonso Malhado, Duarte Meixedo e Hélder Silva.

Treinador: Adriano Machado

Golo: 0-1 Francisco Quinta (25’).

Cartões Amarelos: Tiago Monteiro (17’), Lucas Gonçalves (52’), Bruno Pombo (66’), João Fontes (68’), Dani (71’) e Tomás Cerqueira (80’+6’).