Empate sem golos em Famalicão

Na visita ao terreno do campeão nacional em título, o FC Vizela empatou a zero diante do Famalicão. Um ponto que tem sempre a sua importância, porém, acaba por saber a pouco, atendendo à circunstância de os vizelenses não terem conseguido tirar vantagem da superioridade numérica decorrente desde o minuto 24.

A formação de João Pacheco teve sinal mais durante bons períodos, fez algumas prometedoras aproximações à baliza famalicense, contudo, a pólvora foi seca, ao contrário do jogo inaugural em que os vizelenses fizeram balançar as redes por três ocasiões.

Jogo intenso, marcado pela total entrega dos jogadores e com um FC Vizela a demonstrar em Famalicão que tem matéria capaz de fazer um campeonato em linha com o anterior.

Os instantes iniciais foram movimentados, primeiro com Chadai a enviar uma bola perigosa para área, uma situação resolvida com um corte providencial de um famalicense, depois com Pedro Dinis a mostrar segurança entre os postes, inviabilizando dois remates muito intencionais.

Fruto da alta intensidade aplicada nos duelos, os cartões também começaram a sair do bolso do árbitro bem cedo e o Famalicão ficaria mesmo reduzido a dez unidades à passagem do minuto 23, numa expulsão de Guilherme Belinha por acumulação de amarelos.

Este dado no encontro poderia representar alguma vantagem ao FC Vizela, mas, na verdade, tal não aconteceu, mérito da organização defensiva dos da casa, assente em duas linhas próximas.

Alguma falta de definição no plano ofensivo impediu que as frequentes aproximações do FC Vizela à baliza defendida por Miguel Rodrigues pudessem ter êxito. Do outro lado, o Famalicão dispôs da sua grande oportunidade em toda a primeira parte aos 38’. Lourenço Teixeira, atleta alentejano que representou a equipa vizelense em 2022/23, cruzou uma bola para Robim Dâmaso desviar com muito perigo ao lado.

Na etapa complementar, o cenário não mudou muito. O FC Vizela bem tentou desmontar a forte organização famalicense, só que a dificuldade em criar situações claras de golo foi muita.

Antes de completar a hora de jogo, Diogo Reis tirou as medidas à baliza (o capitão foi um dos melhores dos vizelenses) e Gonçalo Malheiro viu um adversário desviar a bola da rota certa.

João Pacheco prescindiu de uma unidade mais defensiva (Renato Valente) por outra ofensiva (Duarte Gonçalves) e, mais tarde, adicionou Miguel Resende ao ataque. Seria João Pinto a ter a melhor oportunidade do jogo para desfazer o nulo. Foi um grande pontapé à saída da linha divisória, contudo, Miguel Rodrigues protagonizou a defesa da manhã.

Em tempo de compensação, uma situação para cada lado. Primeiro, foi João Silva a rematar pleno de intenção, mas o esférico saiu rasante ao poste. A terminar, Diogo Reis esteve irrepreensível ao evitar a conclusão certeira de Rodrigo Malheiros, em plena área.

A divisão de pontos acabou por ser um desfecho mais positivo para o Famalicão do que para o FC Vizela, atendendo à superioridade numérica que não teve a expressão desejada. Ainda assim, é um ponto somado (e importante), que mantém a equipa vizelense nos lugares cimeiros da Zona Norte com a promessa de mais. Lourosa, recém-promovido, é o nome da etapa que se segue. A partida está agendada para as 17h00 do próximo sábado, dia 26 de Agosto.

FICHA TÉCNICA

FC Famalicão 0-0 FC Vizela

Local: Campo nº 1 da Academia do FC Famalicão (Esmeriz – Vila Nova de Famalicão)

Árbitro: Pedro Vieira (AF Porto)

Assistentes: Jorge Silva e José Meireles

FC Vizela: Pedro Dinis; Chadai (Gil Oliveira, 83’), Diogo Borralho, João Silva e Diogo Reis (C); Renato Valente (Duarte Gonçalves, 62’) e Diogo Martins; Miguel Constantinescu (Miguel Resende, 72’), Gonçalo Malheiro e Ari; João Pinto.

Suplentes não utilizados: Lucas Fachadas, João Vítor, João Macedo, Guilherme Ferreira, Xavier Cavaco e Guilherme Santos.

Treinador: João Pacheco

FC Famalicão: Miguel Rodrigues; Tomás Oliveira, Diogo Pereira, André Motta (Tiago Galeiras, 72’) e Luís Vieira; Guilherme Belinha, Pedro Silva (C) (Rúben Sá, 45’) e Tiago Silva (Breno Nolasco, 58’); Lourenço Teixeira, Robim Dâmaso (João Ferreira, 58’) e Denis Parkinson (Rodrigo Malheiros, 62’).

Suplentes não utilizados: Santiago Gomes, João Pereira, Hugo Ferreira e Tomás Pereira.

Treinador: Vítor Barros

Cartões Amarelos: Guilherme Belinha (15’ e 23’), Chadai (20’), Ari (28’), João Silva (30’), Pedro Silva (32’) e Diogo Pereira (90’+2’).

Cartão Vermelho: Guilherme Belinha (23’).