Sub-19 entram no campeonato a vencer

Arranque positivo do conjunto orientado por João Pacheco, que superou dificuldades naturais de início de época e venceu o Gil Vicente, por 3-2, em Serzedelo, casa emprestada dos vizelenses. Ari foi uma das figuras ao bisar na partida, Gonçalo Malheiro fixou o resultado final na transformação de uma grande penalidade.

Tarde agradável de sol, também dentro do retângulo de jogo do Campo das Oliveiras, em Serzedelo, onde FC Vizela e Gil Vicente proporcionaram à interessante moldura humana na bancada um espetáculo emotivo de futebol.

Os minutos iniciais mostraram duas equipas focadas no ataque e os golos começaram a surgir bem cedo. Começou por sorrir primeiro a formação de Barcelos. Estavam jogados 7’ quando, na sequência de um canto, Pedro Dinis não conseguiu agarrar uma bola puxada ao segundo poste, tendo sido infeliz ao escorregar, deixando-a escapar para o interior da sua baliza. Não sorriu por muito tempo a turma forasteira que, na resposta imediata ao seu golo, viu o FC Vizela repor a igualdade no marcador através de Ari. O jovem talento angolano apareceu muito bem na área a concluir uma jogada desenvolvida pelo corredor direito.

Estavam lançados os dados para um jogo de parada e resposta. Foi nessa toada que o FC Vizela passou para a dianteira no resultado. Aos 29’, nova incursão pelo lado direito com Miguel Constantinescu a cruzar e o inevitável Ari a surgir de rompante uma vez mais para o 2-1.

À semelhança dos gilistas, também os vizelenses não tiveram muito tempo para saborear esta vantagem, já que, novamente no seguimento de um canto, Francisco Brás fez o primeiro desvio e Chadai acabaria por trair involuntariamente Pedro Dinis numa recarga de Ricardo Simões.

A partida chegou ao intervalo empatada, mas foi o FC Vizela quem esteve mais perto do terceiro no último quarto de hora. Pedro Ramos testou a meia distância e Francisco Brás tirou o “pão da boca” a Ari, quando este rompia fulgurantemente na área, a passe de Miguel Constantinescu, aos 37’ e 43’, respetivamente.

A etapa complementar iniciou com o FC Vizela novamente mais perigoso. João Pinto ficou a escassos centímetros de festejar num desvio subtil, após grande trabalho de Chadai, antes de Ari surgir isolado e ver Miguel Vieira defender com o pé o seu remate com selo de golo.

Ainda antes de concluído a hora de jogo, os vizelenses acabariam por fazer o 3-2 através da marca dos onze metros. Chadai, em iniciativa individual, foi carregado em falta na área e Gonçalo Malheiro, chamado à cobrança, não perdoou. Estavam jogados 57’.

A partir daí, assistiu-se a uma reação do Gil Vicente. Pelo meio, o encontro esteve momentaneamente parado devido à caricata invasão de um cão que circulou pelo relvado.

Isso não retirou foco aos jogadores, mas foi Pedro Dinis a brilhar a grande altura, provando que aquele lance do primeiro golo foi mera infelicidade. Primeiro arrojou-se ao solo para evitar o golo a Pedro Gomes, depois protagonizou voo espetacular para deter o grande remate de Rafael Gonçalves. Foi um período mais complicado até aos 79’, momento em que se deu a expulsão direta e muito exagerada de Pedro Ramos (falta justificava amarelo, mas aconteceu no meio-campo junto à linha lateral, muito longe de qualquer zona de perigo). Curiosamente, foi com dez unidades que o FC Vizela voltou a controlar o jogo, segurando com serenidade o triunfo.

Na retina ficou a global prestação coletiva da equipa de João Pacheco frente a um adversário valoroso, com destaque para Ari, que mostrou ser um quebra-cabeças e ainda auxiliou bem defensivamente quando assim teve de ser.

Estrear a vencer é sempre bom, agora vem uma deslocação sempre complicada ao terreno do Famalicão. O desafio está marcado para as 11h00 do próximo sábado, dia 19, e vai ter honras de transmissão televisiva pelo Canal 11.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 3-2 Gil Vicente FC

Local: Campo das Oliveiras (Serzedelo – Guimarães)

Árbitro: Miguel Ribeiro (AF Porto)

Assistentes: Fábio Rodrigues e Daniel Costa

FC Vizela: Pedro Dinis; Chadai, Diogo Borralho, Diogo Martins e Diogo Reis (C) (Gil Oliveira, 86’); Renato Valente (Miguel Resende, 73’) e Pedro Ramos; Miguel Constantinescu (João Silva, 86’), Gonçalo Malheiro e Ari; João Pinto (Duarte Gonçalves, 81’).

Suplentes não utilizados: Lucas Fachadas, João Vítor, Guilherme Ferreira, Xavier Cavaco e Guilherme Santos.

Treinador: João Pacheco

Gil Vicente FC: Miguel Vieira; Tiago Gonçalves, Francisco Brás, Miguel Silva e Ricardo Martins I (C); Rodrigo Airosa, Guilherme Figueiredo (André Silva, 84’) e Gonçalo Pereira (Rafael Gonçalves, 65’); Fábio Martins (Pedro Pinto, 88’), Pedro Gomes e Ricardo Simões (Ricardo Martins II, 65’).

Suplentes não utilizados: Dinis Ribeiro, Hugo Girardin, Guilherme Pereira, Mani Martins e Santiago Faria.

Treinador: José Gonçalves

Golos: 0-1 Pedro Dinis (7’, p. b.), 1-1 Ari (8’), 2-1 Ari(29’), 2-2 Chadai (32’, p. b.) e 3-2 Gonçalo Malheiro (57’, g. p.).

Cartões Amarelos: Chadai (15’), Ricardo Simões (45’+3’), João Pinto (67’), Francisco Brás (67’), Pedro Dinis (70’) e Miguel Silva (83’).

Cartão Vermelho: Pedro Ramos (79’).