Pablo Villar e Joaquim Ribeiro com ambição

Líder da SAD apresentou oficialmente o novo treinador e ambos falaram à Imprensa e responderam a quaisquer dúvidas.

Depois de oficializado pelo FC Vizela, Pablo Villar foi hoje oficialmente apresentado à Imprensa e não fugiu de nenhumas da várias questões que lhe foram colocadas, por uma plateia ansiosa de conhecer melhor o treinador espanhol, novidade em Vizela e no futebol português. Tudo antes da primeira sessão de treinos da nova época.

“Estou muito contente por estar aqui. Espero uma época emocionante, com a máxima ambição e seriedade. Sou um desconhecido, mas isso também pode ser um fator surpresa, até porque partilho o balneário com jogadores profissionais desde os meus 24 anos e a base do tratamento sempre foi o respeito mútuo. Sou um treinador muito jovem que andou muitos anos a dar a volta ao mundo, mas venho com a máxima ilusão de ajudar o Vizela a continuar a progredir e melhor, à imagem do que tem sucedido nos últimos anos”, começou por dizer.

“Mais que falar sobre opções táticas  nesta fase inicial, o fundamental é o espírito de luta, intensidade e o ir ao limite em cada duelo com um futebol alegre e vertical. No fundo é deixar os adeptos orgulhosos. Nos últimos anos estive no norte e leste da europa, onde a mentalidade é mais fria, ao passo que em Portugal há paixão pelo futebol, o que me deixa louco”, prosseguiu.

Eu nasci em Avilés, que não fica assim tão distante de Portugal, e sempre tive oportunidade de durante um fim de semana ou outro observar seis ou sete jogos da Liga e da Liga 2. Também sou natural do norte de Espanha, pelo que os valores são semelhantes e isso permitiu-me não só usufruir da gastronomia portuguesa com regularidade, como ter a oportunidade de ver muitos jogos dos escalões profissionais. Estive a conhecer a história da cidade e percebi como é lutadora. Quero uma equipa que vá à luta em cada lance, que ganhe duelos, alegre e vertical”, concluiu.

Antes, Joaquim Ribeiro, presidente da SAD, explicou a aposta. “O Pablo demonstrou estar atualizado acerca da realidade do Vizela, o conhecimento é muito forte e isso dá-nos tranquilidade, temos um treinador com futebol positivo e alma vencedora. Respondeu com competência a todas as dúvidas que poderíamos ter. Pensámos em várias opções, mas ele mostrou um trabalho muito aprofundado, além de trazer uma equipa técnica muito competente. Não temos dúvidas de que vai ser uma aposta forte”, disse, ao lado do treinador, no relvado do Estádio do Futebol Clube de Vizela.

“Não considero o Pablo Villar como uma opção de risco. Foi uma solução bem escolhida na nossa ótica. Seja no sentido de ser um treinador jovem e ambicioso, como também por ter competências comprovadas e conhecedor do futebol português. Após um estudo minucioso do mercado entendemos que esta era a melhor solução e os meus votos é que seja feliz e consiga alcançar os objetivos propostos. Pelas diversas conversas que já tivemos sei que o Pablo está perfeitamente identificado com o futebol português, como também sei que pretende introduzir o seu cunho pessoal na equipa sem nunca descurar identidade forte que o Vizela tem vindo a apresentar”, explicou melhor.

Para o presidente, Pablo Villar pode “dar continuidade aos sucessos alcançados pelos treinadores Álvaro Pacheco e Tulipa” e até ajudar a melhorar o registo. “Sabemos quer todas as equipas pensam em ficar na I Liga e esse é o objetivo principal, mas neste clube somos ambiciosos e queremos sempre mais do que em épocas anteriores e o objetivo é esse: fazer ainda melhor. Admito que este ano a construção do plantel está a ser um pouco mais difícil. Realizámos a nossa melhor época e a valorização foi tremenda. Foi difícil segurar diversos jogadores. Lutámos, tentámos tudo, mas não podemos fugir ao controlo económico. Se eles conseguiram melhorar as suas carreiras temos de os deixar ir porque é complicado pagar o que pediam.  Por outro lado, estamos atentos ao mercado, a fazer o nosso trabalho para construir uma equipa forte e lembrar que, apesar da saída de vários jogadores, apenas três ou quatro tinham o estatuto de titular.  Vamos tentar segurar com unhas e dentes o restante grupo para manter a espinha dorsal da equipa”, fechou.

Ronald Molina e Javier Muñoz (adjuntos), Javier Sernández (coordenador analista), David Blanco (analista), Rui Costa (treinador de guarda-redes), David Monti (preparador físico) e João Azevedo (Alta Performance) completam a equipa ténica.