Sub-19 encerram época com derrota

Naquele que foi o seu derradeiro jogo no Campeonato Nacional de Sub-19 (1ª Divisão), o FC Vizela terminou a sua inédita participação na Fase de Apuramento de Campeão com uma derrota caseira diante do SC Braga. Os vizelenses, que realizaram uma primeira fase memorável e chegaram a surpreender os grandes do futebol português nas rondas iniciais desta etapa competitiva, fecharam a sua campanha com 15 pontos.

O jogo começou com um SC Braga mais ofensivo e detentor da posse de bola. A equipa bracarense criou várias oportunidades de golo e acabou por construir um resultado pesado para o conjunto vizelense. O primeiro quarto de hora trouxe três momentos aflitivos para a defensiva do FC Vizela, mas esta resolveu e adiou a abertura do marcador.

Porém, aos 20’, o primeiro golo do SC Braga aconteceu mesmo. Edu Santos assistiu e Afonso Duarte finalizou, adiantando os arsenalistas no resultado, algo que motivou uma reação do FC Vizela ao tento sofrido. Martim Fortes procurou criar perigo e Diogo Magalhães atirou para defesa atenta de Diogo Águas, impossibilitando o empate, aos 24’.

Três minutos volvidos, Thiago Pereira opôs-se bem ao remate de Afonso Duarte, que procurava bisar na partida, antes de Rodrigo Ramos dispor de boa ocasião para levar o jogo igualado para o intervalo. Só que, praticamente sobre o descanso, aos 44’, o SC Braga elevou a contagem através de Diego Rodrigues, na cobrança de um livre direto, dificultando a vida ao FC Vizela.

A etapa complementar acabaria por significar um autêntico pesadelo para a formação orientada por João Pacheco. O desafio ficou sentenciado nos instantes iniciais. Logo no primeiro minuto, Francisco Chissumba fez o terceiro e, aos 51’, João Costa assinou o quarto.

A partir daí, o jogo não teve mais história a não ser uma tentativa de Lourenço Teixeira para reduzir a diferença e outros dois golos para o SC Braga, apontados já no derradeiro quarto de hora, por Nuno Semedo e João Costa, que bisou no encontro.

Não foi uma boa forma de terminar a época 2022/23, longe disso, no entanto, nada apaga o registo evolutivo em relação aos anos anteriores, pois o FC Vizela chegou a liderar na primeira fase, alcançou a inédita presença na Fase de Apuramento de Campeão na vice-liderança e chegou a ombrear com os grandes do futebol português enquanto foi possível, revelando muito talento e um futuro promissor nas suas fileiras.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 0-6 SC Braga

Local: Estádio do Clube Desportivo das Aves (Vila das Aves)

Árbitro: Humberto Teixeira (AF Porto)

Assistentes: Nuno Lopes e Vasco Sousa

FC Vizela: Thiago Pereira; Tiago Freitas, João Alves, Rui Carreira (C) e Tiago Abreu (João Pacheco, 58’); Tiago Brito (João Bernardo, 66‘), António Infante e Diogo Magalhães; Ricardo Libório (Lourenço Teixeira, 60’), Martim Fortes (Califo Baldé, 66’) e Rodrigo Ramos (Martim Boloto, 58’).

Suplentes não utilizados: Pedro Dinis, Rodrigo Dias, Gil Oliveira e Gonçalo Campos.

Treinador: João Pacheco

SC Braga: Diogo Águas; Tomás Marques (C), Diogo Pereira, Pascoal e Francisco Chissumba (Guilherme Costa, 77’); Guilherme Barbosa (Fanuel Gomes, 71’), Dinis Gama (Ivo Lopes, 46’) e Diego Rodrigues; Edu Santos, João Costa (Telmo Romeiro, 85’) e Afonso Duarte (Nuno Semedo, 71’).

Suplentes não utilizados: Miguel Botas, Guilherme Queda, Afonso Machado e Dinis Rodrigues.

Treinador: Blessing Lumueno

Golos: 0-1 Afonso Duarte (20’), 0-2 Diego Rodrigues (44’), 0-3 Francisco Chissumba(46’), 0-4 João Costa (51’), 0-5 Nuno Semedo (76’) e 0-6 João Costa (84’).

Cartões Amarelos: Diogo Pereira (41’) e Tiago Brito (43’).