Sub-17 em desvantagem para a segunda mão

Numa tarde ventosa em Barcelos, não foram nada “bons” os “ventos” que sopraram para o FC Vizela em jogo da primeira mão do play-off de subida. Uma derrota por 3-0, que não traduz aquilo que foi o jogo, já que este foi mais equilibrado do que o resultado pode fazer transparecer. A verdade é que uma transição rápida e dois lances de bola parada deixam a formação de Paulo Ribeiro com missão complicada para a decisiva segunda mão.

Num espetáculo presenciado por muita gente no complexo desportivo de São Martinho, em Vila Frescaínha (Barcelos), desta vez foi a equipa da casa que se revelou mais eficaz.

Este jogo comprovou as indicações deixadas na Final da Taça AF Braga: duas equipas muito equivalentes, recheadas de valor, pelo que até se considera uma injustiça uma delas não poder atingir a subida à 2ª Divisão Nacional por força do formato competitivo existente.

Adotando uma estratégia de maior contenção e explorando a profundidade dos seus laterais, o conjunto de Paulo Ribeiro criou a primeira situação de perigo através de Castro, protagonista de um bom remate para defesa incompleta do guardião gilista, depois de uma fase inicial de muita luta no miolo e raras aproximações às balizas.

Contudo, o Gil Vicente FC foi eficaz aos 29’, por intermédio do seu avançado goleador, Ricardo Martins, que, projetado nas costas da defensiva azul, atirou tenso e rasteiro para o 1-0.

Os vizelenses tiveram, já depois da meia hora, uma excelente oportunidade para empatar. Dani fez o cruzamento rasteiro e Pedro apareceu oportuno ao segundo poste a atirar à malha lateral.

O segundo tempo iniciou em jeito de parada e resposta. Ao perigo criado por Ricardo Martins, respondeu Gonçalo Sousa que, na cara do golo, permitiu a defesa a Henrique Costa. Jogavam-se ainda os primeiros minutos do recomeço.

O resultado permanecia incerto. Aos 60’, Hugo Alves foi preponderante ao evitar o segundo a Guilherme Pereira, e, aos 64’, foi o guarda-redes do Gil Vicente FC a brilhar, evitando o golo a Jorginho.

Até que, na reta final do encontro, o capitão Cruz saiu lesionado, ele que estava a assumir um papel de relevo no meio-campo vizelense, e as coisas complicaram-se num ápice, já que, aos 76’, Ricardo Martins executou de forma soberba um livre direto e elevou a contagem para a sua equipa.

Se este resultado, apesar de negativo, deixava tudo em aberto para o segundo jogo, o 3-0 alcançado pelo gilista Tiago Gonçalves, de canto direto, ao quinto minuto do tempo extra, a beneficiar claramente do forte vento que soprava na altura, complicou e muito a tarefa ao FC Vizela, que ainda viu Leandro evitar o quarto com enorme defesa.

A segunda mão deste play-off está marcada para as 15h00 do próximo sábado, dia 27 de Maio, no Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela. No futebol não há impossíveis, mas a equipa vizelense terá de marcar o mesmo número de golos do adversário para igualar a eliminatória.

FICHA TÉCNICA SUB-17

Gil Vicente FC 3-0 FC Vizela

Local: Complexo Desportivo de São Martinho (Vila Frescaínha – Barcelos)

Árbitro: Nuno Senra (AF Braga)

Assistentes: Ricardo Pinto e Daniel Moreira

Gil Vicente FC: Henrique Costa; Diogo Sousa, Miguel Silva, Guilherme Felgueiras e José Alves (Santiago Faria, 65’); Guilherme Figueiredo (C) (Diego Araújo, 80’+3’), Daniel Gonçalves e José Silveira (Bruno Fonseca, 60’); Tiago Gonçalves, Ricardo Martins (Francisco Machado, 80’+3’) e Tiago Couteiro (Guilherme Pereira, 40’).

Suplentes não utilizados: José Malheiro e João Carvalho.

Treinador: Frederico Xavier

FC Vizela: Leandro; Luís Pinto, Hugo Alves, Martins e Dani; Cruz (C) (Edgar, 70’), Gonçalo Sousa e Zé Afonso (Miguel Silva, 60’); Pedro (Isaque, 70’), Romeu (Jorginho, 53’) e Castro (Francisco, 60’).

Suplentes não utilizados: Mateus e Simão.

Treinador: Paulo Ribeiro

Golos: 1-0 Ricardo Martins (29’), 2-0 Ricardo Martins (76’) e 3-0 Tiago Gonçalves (80’+5’).

Cartões Amarelos: Martins (9’), José Silveira (52’), Miguel Silva (80’), Ricardo Martins (80’+3’) e Bruno Fonseca (80’+5’).

Sub-15 derrotados em Almada

A equipa vizelense não conseguiu pontuar na deslocação ao terreno do Almada, seu adversário direto na luta pela subida, que ficou agora mais distante. Uma derrota por três bolas a uma foi o resultado de um jogo no qual as coisas não correram nada bem aos azuis.

A formação da margem sul adiantou-se no marcador à passagem da meia hora, por Martim Oliveira, porém, o FC Vizela respondeu nos instantes iniciais da etapa complementar, através de Cunha, que restabeleceu a igualdade.

Apesar da muita luta por cada bola, o Almada acabaria por voltar para a frente na transformação de uma grande penalidade, aos 59’, convertida por Rodrigo Ferreira, jogador que viria a bisar na partida já muito perto do fim.

Com esta derrota, a quinta na prova, o FC Vizela ficou mais longe do regresso à 1ª Divisão Nacional. Matematicamente ainda é possível nas duas rondas que faltam, contudo, o grau de dificuldade dos jogos dos vizelenses é superior ao do seu rival, que está agora com cinco pontos de vantagem na tabela classificativa.

No próximo sábado, dia 27 de Maio, às 17h00, o conjunto de Rui Martins desloca-se à Cidade Desportiva de Braga para defrontar o SC Braga ‘B’, antes de receber o Sporting CP ‘B’, em Vizela, no dia 04 de Junho, para o fecho de campeonato.

FICHA TÉCNICA SUB-15

AD Almada 2015 3-1 FC Vizela

Local: Campo da Boa Hora (Arrentela – Seixal)

Árbitro: Miguel Silva (AF Lisboa)

Assistentes: Patrick Joaquim e Rui Mónica

AD Almada 2015: Manuel Brito; João Birra, Bruce Guerra, Rafael Pires (Cláudio Fortes, 76’), Stefan Silva (Rodrigo Repolho, 51’), Jorge Bondo, William Andrade (Martim Marques, 23’), Martim Oliveira (Lisandro Paulino, 51’), José Pinto (C), Rodrigo Ferreira e Rafael Guimarães (Isaac Cunha, 76’).

Suplentes não utilizados: Cristiano Pereira, Enrico Baptista, André Póvoa e Gabriel Ferreira.

Treinador: Pedro Alves

FC Vizela: Tomás Silva; Sousa (Dima, 69’), Rodrigo Vieira, Dinis e Alves; Leão (C) (Luís, 69’), Léo, Duarte e Marques (Vlad, 59’); Cunha e Manu (Maks, 40’).

Suplentes não utilizados: Cláudio, Fedia, Mota, Afonsinho e Filipe.

Treinador: Rui Martins

Golos: 1-0 Martim Oliveira (31’), 1-1 Cunha (46’), 2-1 Rodrigo Ferreira (59’, g. p.) e 3-1 Rodrigo Ferreira (69’).

Cartões Amarelos: Rodrigo Vieira (20’), Léo (29’), Sousa (30’), Rafael Pires (35’), Leão (36’), Jorge Bondo (38’), Dinis (58’) e José Pinto (77’).