Sub-19 voltaram a sorrir

O FC Vizela quebrou um ciclo negativo de 5 derrotas seguidas nesta Fase de Apuramento de Campeão ao vencer em casa a formação do FC Alverca por 3-2. Libório, Rodrigo Ramos e Lourenço colocaram os vizelenses com uma vantagem relativamente confortável ainda no primeiro tempo, apesar do golo dos ribatejanos que chegou a colocar a partida empatada. Contudo, na segunda parte, o FC Alverca reduziu para a margem mínima e o triunfo acabou por ser alcançado de forma mais sofrida.

A época avança rapidamente para o seu término e o FC Vizela procura fechar a sua participação neste agrupamento dos melhores com a melhor classificação possível.

Descomplexados, os pupilos de João Pacheco entraram bem no jogo e cedo passaram para a frente no marcador (9’). Libório correspondeu da melhor forma ao segundo poste a uma bola enviada por Carreira, que contou ainda com um desvio de Rodrigo Dias.

Pouco depois, esteve à vista o segundo. Após jogada pelo lado esquerdo, Lourenço tirou as medidas ao remate e acertou no poste.

O FC Alverca reagiu ao ímpeto inicial dos vizelenses e alcançou mesmo o empate (31’). Iuri Borges teve demasiado espaço à entrada da pequena área para finalizar um cruzamento de Ayrton Figueira, um golo que fez a turma ribatejana acreditar na reviravolta.

No entanto, Rodrigo Ramos, que, momentos antes, havia ameaçado com um remate forte por cima da barra, marcou mesmo aos 39’. Bom movimento do atacante do FC Vizela, a receber um grande passe de Freitas e a bater Afonso Capitão com a frieza necessária.

Foi em crescendo que o FC Vizela terminou a primeira parte. E com o terceiro golo. Abreu tentou surpreender de forma acrobática e, sobre o minuto 45, Lourenço, superiormente desmarcado por Libório, assinou um 3-1 que deixava a equipa do emblema da Rainha confortável.

Os vizelenses bem tentaram fazer com que esse conforto pudesse ser efetivo, em particular nos primeiros vinte minutos do segundo tempo, porém faltou a eficácia da etapa inicial. A primeira iniciativa até acabou com a bola no fundo das malhas, mas o tento seria invalidado por posição irregular de Infante, jogava-se o minuto 57. Logo a seguir, Rodrigo Ramos atirou ligeiramente por cima e, aos 63’, Pacheco, a passe de Lourenço, disparou forte para defesa incompleta.

Entretanto, já depois de promovida tripla alteração no FC Vizela, o recém-entrado Campos obrigou Afonso Capitão à defesa da manhã, bem perto do último quarto de hora.

Aí, o FC Alverca, fruto de algumas alterações efetuadas, cresceu e relançou a incerteza no resultado, primeiro num remate de Edgar Melvin à barra, depois com o golo de João Parreira, aos 80’. A margem tangencial num momento importante trouxe emoção e o sexto golo do jogo podia ter acontecido para qualquer lado. Se Rodrigo Dias, de cabeça, dispôs da melhor situação para selar em definitivo a conquista dos três pontos, sobre os noventa, os ribatejanos viram João Parreira cabecear centímetros ao lado da baliza defendida por Pedro Dinis.

Uma vitória que parecia aparentemente tranquila, mas que acabou por ser mais sofrida, ainda assim justificada por aquilo que o FC Vizela fez durante boa parte do encontro.

No próximo dia 27, sábado, às 11h00, no Estádio do Clube Desportivo das Aves, a equipa vizelense despede-se oficialmente de 2022/23 diante do SC Braga.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 3-2 FC Alverca

Local: Estádio Municipal de Vilarinho (Vilarinho – Santo Tirso)

Árbitro: Márcio Torres (AF Viana do Castelo)

Assistentes: Emanuel Rocha e Diogo Ribeiro

FC Vizela: Pedro Dinis; Freitas (Campos, 67’), Rodrigo Dias, Carreira (C) e Abreu; Califo Baldé (Gonçalo Malheiro, 67’), Maga (Brito, 76’) e Infante (Pacheco, 59’); Lourenço (João Bernardo, 67’), Libório e Rodrigo Ramos.

Suplentes não utilizados: Fachadas, João Alves, Martim Fortes e Martim Boloto.

Treinador: João Pacheco

FC Alverca: Afonso Capitão; Tomás Ildefonso, Pedro Correia, Tiago Louro (Gonçalo Silva, 85’) e Alexandre Júnior; David Polito (C), Pedro Pato (Tomás Ibraimo, 80’) e Edgar Melvin; Ayrton Figueira (Anderson Gomes, 66’), Iuri Borges (João Parreira, 46’) e Mamadjan Colubali (Janickson Silva, 66’).

Suplentes não utilizados: Fernando Schmelz, Bruno Castro, Gabriel Ribeiro e Carlison Santos.

Treinador: Rui Capucho

Golos: 1-0 Libório (9’), 1-1 Iuri Borges (31’), 2-1 Rodrigo Ramos (39’), 3-1 Lourenço (45’) e 3-2 João Parreira (80’).

Cartões Amarelos: Carreira (12’), Califo Baldé (61’) e Pedro Correia (78’).