Final cruel no Caldeirão

O FC Vizela saiu derrotado do encontro com o Marítimo, quando já nada o fazia prever. Nos Barreiros, a formação de Tulipa aguentou um início mais agitado da equipa da casa até dispor de algumas oportunidades para marcar, porém, no derradeiro minuto da compensação, sofreu o golo solitário de Cláudio Winck quando se encontrava com menos uma unidade em campo, devido a lesão de Nuno Moreira.

A jogar num Caldeirão dos Barreiros que fez jus à sua tradição no que toca ao apoio massivo dos seus adeptos, o FC Vizela teve de suportar um início de encontro frenético para depois equilibrar e ter até as suas hipóteses de se adiantar no marcador.

O Marítimo queria resolver rapidamente a sua situação quanto ao play-off de permanência. Já para o FC Vizela, há muito a navegar em águas calmas, esta foi mais uma oportunidade para competir e promover o regresso de jogadores como Bruno Wilson, Claudemir, Rashid e Zohi à titularidade, bem como estrear Luiz Felipe na baliza em jogos de campeonato.

E foi Rashid quem protagonizou o primeiro lance de perigo para os azuis, ao embalar para um forte remate sobre a barra, estavam decorridos apenas 7’. Em seguida, grande susto nas hostes vizelenses por duas ocasiões, primeiro num violento remate de Vítor Costa ao travessão (11’), depois com André Vidigal a testar a atenção a Luiz Felipe (13’).

A partir do minuto 20, o FC Vizela equilibrou a contenda, começou a ler melhor os espaços onde o Marítimo sentia maior conforto, ajustou-se ao jogo e Kiko Bondoso ameaçou. Enorme defesa de Marcelo Carné a evitar o golo ao virtuoso jogador, depois deste dançar sobre o adversário.

Mais tarde, aos 36’, no seguimento de um canto, Rashid não acertou na bola da maneira que desejaria, caso contrário aconteceria certamente o primeiro golo no jogo.

Os espaços concedidos eram cada vez maiores, por força da necessidade do Marítimo, e o jogo entrava então numa fase de parada e resposta. Tomás Silva esteve soberbo ao inviabilizar nova tentativa de André Vidigal e Geny Catamo atirou forte ligeiramente por cima. Aos 42’, Tomás Silva, desta vez na outra extremidade do campo, ficou perto de finalizar ao segundo poste um excelente passe de Kiko Bondoso.

Para a segunda parte, ambos os treinadores mantiveram os seus elencos e o jogo iniciou outra vez com boa dose de emotividade. Logo a abrir, André Vidigal recebeu de peito e rodou para o remate bem defendido pelo seguro Luiz Felipe. Aos 51’, Kiko Bondoso, em combinação com Samu, disparou com bastante perigo sobre a trave.

O desafio prosseguiu num registo intenso e, aos 63’, o VAR corrigiu um lance em que Artur Soares Dias assinalou grande penalidade a castigar toque de Anderson sobre Geny Catamo. A falta aconteceu bem fora da grande área e, do livre resultante, Bruno Xadas atirou por cima.

Os insulares mostraram-se particularmente perigosos pouco depois. André Vidigal cruzou na direita e Félix Correia, de primeira, acertou no poste esquerdo da baliza vizelense.

Do outro lado, Nuno Moreira, de ângulo difícil, rematou com força por cima, antes de apoiar mal o pé e lesionar-se com aparente gravidade.

Já com as substituições esgotadas, entre as quais registe-se a estreia do jovem Hugo Oliveira, o FC Vizela enfrentou dificuldades em inferioridade numérica e acabou o jogo de forma cruel, com o golo do Marítimo a surgir no último dos seis minutos adicionados ao tempo regulamentar. Luiz Felipe, que esteve sempre seguro entre os postes, teve uma saída extemporânea, socou a bola que foi parar aos pés de Vítor Costa e esta foi milagrosamente ter com Cláudio Winck, que fez explodir o Caldeirão e derramar água gelada nas pretensões vizelenses e nos muitos adeptos que viajaram desde a cidade termal até ao Funchal.

Sem tempo para qualquer reação, o resultado sorriu desta forma ao Marítimo, que vai disputar o play-off, relegando Paços de Ferreira e Santa Clara para a II Liga. Quanto ao FC Vizela, vai despedir-se da melhor temporada da sua história na I Liga diante do Sporting, em casa.

FICHA TÉCNICA

CS Marítimo 1-0 FC Vizela

Local: Estádio do Marítimo (10.181 espectadores)

Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto)

Assistentes: Paulo Soares / Pedro Ribeiro

4º Árbitro: João Gonçalves (AF Porto)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Cláudio Pereira (AF Aveiro) / Sérgio Jesus

CS Marítimo (4x2x3x1): Marcelo Carné; Paulinho, Moisés Mosquera, Zainadine Júnior (C) e Vítor Costa; João Afonso (Val Soares, 80’) e Diogo Mendes; Geny Catamo (Chuchu Ramírez, 90’), Bruno Xadas (Pablo Moreno, 68’; Cláudio Winck, 80’) e Félix Correia (Edgar Costa, 90’); André Vidigal.

Suplentes não utilizados: Makaridze, Rafael Brito, René Santos e Fábio China.

Treinador: José Gomes

FC Vizela (4x2x3x1): Luiz Felipe; Tomás Silva, Bruno Wilson, Anderson e Kiki (C) (Hugo Oliveira, 81’); Claudemir e Rashid (Alex Méndez, 74’); Zohi (Nuno Moreira, 57’), Samu (Matías Lacava, 81’) e Kiko Bondoso; Osmajic (Alexander Schmidt, 74’).

Suplentes não utilizados: Buntic, Ivanildo Fernandes, Raphael Guzzo e Etim.

Treinador: Tulipa

Golo: Cláudio Winck (90’+6’).

Cartões Amarelos: Samu (54’), João Afonso (72’), Kiki (73’), Alex Méndez (83’) e Vítor Costa (90’+6’).

“Viemos cá para ganhar, mas infelizmente sofremos o golo no último minuto, quando estávamos com menos um em campo. Temos ainda três pontos em disputa.”

Rashid (jogador do FC Vizela)

“Se houvesse justiça, dividíamos os pontos. Uma palavra aos nossos adeptos, que vieram cá apoiar a equipa.”

Tulipa (treinador do FC Vizela)