FC Vizela conquista Taça AF Braga em Juvenis

No mítico recinto da Riopele, a festa foi feita em tons de azul com o FC Vizela a acrescentar mais um troféu, a Taça AF Braga em Juvenis, ao seu vasto palmarés. A conquista da equipa vizelense foi alcançada com um triunfo por 2-0 sobre o Gil Vicente FC. Pedro e Francisco assinaram os golos da formação de Paulo Ribeiro no decorrer do segundo tempo.

A tarde não podia estar mais propícia a um bom espetáculo de futebol. O Parque de Jogos José Dias Oliveira, em Pousada de Saramagos, foi o palco escolhido pela centenária AF Braga para a grande Final da Taça, naquele que foi o primeiro round de três que opõe FC Vizela ao Gil Vicente FC nesta fase de todas as decisões relativas à época 2022/23.

Muita gente compareceu ao histórico recinto da Riopele para assistir a um encontro que acabaria por ficar decidido depois do intervalo. Antes disso, na primeira parte, a contenda foi equilibrada e o rigor defensivo sobressaiu, impedindo que houvesse abundância de situações de golo.

No meio de um ou outro remate mais intencional, apenas por uma vez ambas as balizas foram realmente ameaçadas. Primeiro, aos 21’, foram os vizelenses a dispor de excelente oportunidade para abrir o marcador. Zé Afonso ficou na cara de Henrique Costa, mas o alvo ficou a escassos centímetros da sua tentativa de chapéu. Depois, aos 27’, foi o gilista Ricardo Martins a surgir de cabeça com muito perigo, mas felizmente, a bola saiu por cima do travessão. Ao intervalo, o resultado ajustava-se.

O recomeço dificilmente podia ter começado melhor para o FC Vizela. Jogava-se ainda o segundo minuto da etapa segunda quando Pedro se esgueirou pelo corredor direito e aproveitou o ligeiro adiantamento de Henrique Costa para lhe aplicar uma chapelada de medidas certas. Este golo elevou a confiança dos azuis, que souberam com muita personalidade controlar a maior parte das investidas do Gil Vicente FC. Praticamente só de bola parada é que a turma forasteira conseguiu incomodar Leandro e companhia. Até que chegou o minuto 76, o momento em que o FC Vizela selou em definitivo a conquista da Taça com a obtenção do 2-0, por intermédio de Francisco, que havia saltado do banco momentos antes. Grande iniciativa do atacante vizelense, que deu início à festa dentro e fora das quatro linhas.

Conquista justa do FC Vizela, que ergueu o troféu, é certo, porém, seguem-se outras duas finais de grande importância nos próximos dois fins-de-semana e mais um objetivo para alcançar: a subida à 2ª Divisão Nacional e consequente título de campeão distrital.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 2-0 Gil Vicente FC

Local: Parque de Jogos José Dias Oliveira (Pousada de Saramagos)

Árbitro: Luís Oliveira (AF Braga)

Assistentes: Rúben Martins e Miguel Silva

FC Vizela: Leandro; Luís Pinto, Hugo Alves, Martins e Alexandre (Simão, 66’); Cruz (C), Gonçalo Sousa e Zé Afonso (Miguel Silva, 54’); Pedro (Francisco, 72’), Romeu e Castro (Edgar, 72’).

Suplentes não utilizados: Nogueira, Isaque e Jorginho.

Treinador: Paulo Ribeiro

Golos: 1-0 Pedro (42’) e 2-0 Francisco (76’).

“Uma partida muito competitiva, dividida, um adversário com muita qualidade, que nos causou muitas dificuldades. Soubemos gerir isso e há momentos em que temos de estar organizados. Nos momentos com bola, conseguimos explorar o momento de transição e fizemos dois golos. Merecemos vencer e conquistar a Taça”

Paulo Ribeiro (treinador do FC Vizela)