Sub-18 adiam decisão para a última jornada

O FC Vizela viu a sua excelente campanha na fase de subida interrompida por uma derrota caseira diante da AD Esposende, um resultado que adia todas as decisões para a derradeira ronda desta etapa.

Já os Sub-16 triunfaram sobre o Santiago de Mascotelos na última jornada e garantiram sobre a linha de meta a permanência na 1ª Divisão da AF Braga, ao passo que os Sub-14 terminaram na segunda posição e terão de aguardar pelo fecho dos Nacionais para saberem que campeonato vão disputar em 2023/24.

Apesar de continuar a depender exclusivamente de si, a verdade é que a inesperada derrota caseira do FC Vizela veio complicar as contas do apuramento para a Final de subida.

Numa Série 1 altamente equilibrada, três equipas partem para a última jornada em igualdade pontual, se bem que à formação de Miki um triunfo em Fafe servirá para o objetivo.

Sob temperaturas elevadas, que remetem já para o Verão sem o ser, o encontro teve um início diabólico com várias alternâncias de marcador. Logo aos 4’, a AD Esposende adiantou-se através da conversão de uma grande penalidade, porém, a reação dos vizelenses foi imediata e, aos 6’, Joshua Emenike igualou a contenda.

Pouco depois, à dúzia de minutos, João Bernardo fez a reviravolta, só que uma infelicidade de Afonso Ferreira, que marcou na própria baliza, permitiu o empate aos forasteiros.

Nova cambalhota no resultado aconteceu aos 34’, desta feita para a AD Esposende, obrigando o FC Vizela a arregaçar as mangas para a segunda parte. Nesse período, apesar do ascendente ser totalmente azul, o certo é que a bola não entrou, nem mesmo de grande penalidade, nos instantes finais, tendo o resultado (2-3) ficado inalterável desde a etapa inicial.

Agora, os Sub-18 têm de vencer na derradeira deslocação a Fafe para garantir o acesso à Final de subida, onde já se está o vizinho Moreirense, vencedor da Série 2 desta Divisão de Honra.

Sub-16 terminam fase de manutenção a salvo no 1º lugar

A formação comandada por Diogo Silva venceu por 2-1 na receção ao Santiago de Mascotelos FC, tendo justamente ultrapassado este adversário na tabela classificativa.

Um jogo difícil para os vizelenses, que se adiantaram no marcador ainda na primeira parte, por intermédio de Francisco (33’). Já na etapa complementar, o FC Vizela chegou ao 2-0 através de Mota (59’), tendo os forasteiros reduzido a diferença pouco depois.

A vitória acabaria por ser conservada até final com os vizelenses a fecharem a sua participação oficial na fase de manutenção com distinção: 4 vitórias em 6 jogos e 1º lugar com 23 pontos, mais um que o seu rival na ronda de despedida.

Sub-14 com situação pendente das descidas dos Nacionais

Os quadros competitivos desta transição demorada pós-Covid assim o implicam. Apesar de uma fase de manutenção globalmente positiva, com três vitórias e apenas uma derrota em seis rondas, o FC Vizela não sabe ainda se vai manter-se na Divisão de Honra em Iniciados.

Tudo depende do número de descidas de filiados da AF Braga que, por esta altura, ainda disputam a 2ª Divisão Nacional, prova que terminará no início de Junho.

Os vizelenses fizeram a sua parte e terminaram na segunda posição que, em teoria, daria lugar à permanência. No último jogo, o FC Vizela foi ao terreno do Merelinense FC vencer por 1-0, graças a um golo solitário de Marques. Os azuis levaram a melhor no confronto direto com o Ronfe para ficarem à sua frente e terminaram com apenas menos um ponto que o líder Santa Maria FC.

Na 2ª Divisão da AF Braga, a outra equipa do FC Vizela triunfou por 3-1 sobre o Tabuadelo. Tim, André e Rodri assinaram os golos dos vizelenses, que seguem isolados no 5º lugar da Série F com 40 pontos somados em 22 jornadas.

FICHA TÉCNICA SUB-18

FC Vizela 2-3 AD Esposende

Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela

Árbitro: Pedro Alves (AF Braga)

Assistentes: João Silva e Rui Pereira

FC Vizela: Fachadas; Reis, Dias, Afonso Ferreira (C) e Gonçalo Campos (Califo Baldé, 45’); João Diogo (Pacheco, 70’), João Vítor (Lourenço, 45’) e Gonçalo Malheiro; Gil (Gui, 45’), Joshua Emenike (Rocha, 45’) e João Bernardo.

Suplentes não utilizados: Mateus e Maga.

Treinador: Miki

AD Esposende: Bruno Miranda; Luís Sá, Tiago Maciel, Daniel Barros e João Oliveira; Francisco Lopes (Diogo Mesquita, 72’), Eduardo Santos (Tiago Ferreira, 83’) e Leonardo Cabreira (Diogo Afonso, 58’); Hugo Gomes, Simão Barros (Tiago Barbosa, 83’) e João Soares (Hugo Piedade, 72’).

Suplentes não utilizados: Tiago Fino e Diogo Costa.

Treinador: Vítor Sarmento

Golos: 0-1 Leonardo Cabreira (4’, g. p.), 1-1 Joshua Emenike (6’), 2-1 João Bernardo (12’), 2-2 Afonso Ferreira (22’, p. b.) e 2-3 Eduardo Santos (34’).

Cartões Amarelos: Hugo Gomes (31’), Afonso Ferreira (39’), Daniel Barros (56’), João Bernardo (66’) e Tiago Maciel (90’+4’).

Cartões Vermelhos: Reis (90’+1’) e Simão Barros (90’+4’).

FICHA TÉCNICA SUB-16

FC Vizela 2-1 Santiago de Mascotelos FC

Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela

Árbitro: Henrique Gomes (AF Braga)

Assistentes: Henrique Pereira e Tiago Salgado

FC Vizela: Nogueira; Jota, Xico, Vieira e Alves; Edgar (Peixoto, 40’), Hugo Costa (Alex, 70’) e Miguel Silva (C); Francisco (Vlad, 78’), Santiago (Léo, 73’) e Mota.

Suplentes não utilizados: Tomás Silva, Silva, Peixoto e Afonso.

Treinador: Diogo Silva

Santiago de Mascotelos FC: Duarte Dinis; Bruno Pontes, Tiago Marques, Afonso Lopes, Carlos Neto (Afonso Brás, 65’), João Salgado (Tiago Gomes, 65’), Rúben Ribeiro, Diogo Costa (Gabriel Sousa, 60’), Gonçalo Bacelar, Ricardo Pacheco (Ângelo Silva, 52’) e Rodrigo Neto.

Suplentes não utilizados: Gonçalo Costa e João Pereira.

Treinador: Norberto Pontes

Golos: 1-0 Francisco (33’), 2-0 Mota (59’) e 2-1 Gabriel Sousa (62’).

Cartões Vermelhos: Ângelo Silva (80’+4’), Gonçalo Bacelar (80’+5’).

FICHA TÉCNICA SUB-14 ‘A’

Merelinense FC 0-1 FC Vizela

Local: Estádio João Soares Vieira (Merelim S. Pedro – Braga)

Árbitro: José Gama (AF Braga)

FC Vizela: Tomás Silva; Sousa, Mota (C), Tiago e Varela (Afonsinho, 58’); Dinis (Olhero, 48’), Luís Martins e Marques (Vasco Martins, 65’); Cunha (Zé Diogo, 65’), Filipe (Bezerra, 48’) e Vasco Rodrigues.

Suplentes não utilizados: Duarte e Castro.

Treinador: Francisco Vasconcelos

Golo: Marques (11’).

Cartão Amarelo: Varela (48’).

Cartão Vermelho: Luís Martins (70’).

FICHA TÉCNICA SUB-14 ‘B’

FC Vizela 3-1 AN Tabuadelo

Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela

Árbitro: João Silva (AF Braga)

FC Vizela: Lisandro; Rui Mendes (Lopes, 50’), Edu, André e Lucas; Edgar (Gabi, 43’), Kiko (Dinis Ferreira, 50’) e Rodri; Zé Vale (Manel, 50’), Pedro Gomes e Tim (C) (Zé João, 57’).

Suplentes não utilizados: António e Pereira.

Treinador: Francisco Vasconcelos

Golos: Tim (41’), André (50’) e Rodri (70’).