Sub-17 estão na Final da Taça AF Braga

O FC Vizela garantiu a presença na Final da Taça da Associação de Futebol de Braga em Juvenis pelo segundo ano consecutivo, algo ainda mais meritório por ser inédito na história do futebol de formação do emblema da Rainha. Em campo neutro, no recinto do Pica (Fafe), os vizelenses bateram o Águias de Alvite por 3-0 e voltam a ter encontro marcado com o Gil Vicente para um duelo que, esperamos nós, possa ter um epílogo diferente.

A Páscoa de 2023 volta a ser agradável para o FC Vizela. A somar à caminhada irrepreensível no campeonato, onde está bem lançada para subida, a equipa vizelense quer juntar o troféu da Taça AF Braga e o acesso à Final até se fez de forma tranquila.

Foi no concelho de Fafe que os azuis alcançaram um triunfo por 3-0, um resultado que até acabou por ser bastante simpático para o Águias de Alvite, tantas foram as oportunidades desperdiçadas pelo conjunto orientado por Paulo Ribeiro.

Numa tarde mais quente que o habitual para a época do ano, desde cedo se percebeu que o FC Vizela se iria superiorizar ao adversário, assumindo as despesas do encontro por completo e chegando à baliza contrária com muita frequência. Com cerca de um quarto de hora cumprido, Gonçalo Sousa não só assumiu um papel fundamental na manobra da equipa, como inaugurou a contenda com um belíssimo pontapé, daqueles que levantam as bancadas.

Castro também esteve bastante ativo e, após ver Afonso Andrade negar-lhe o golo com enorme defesa – o guarda-redes do Águias de Alvite mostrou qualidade e foi um dos responsáveis por ter evitado um resultado pesado -, nada pôde fazer para adiar o segundo da partida. Grande disparo do meio da rua por parte de Castro a protagonizar mais um belo golo no jogo, aos 25’.

Até ao intervalo, o FC Vizela esteve sempre mais perto do terceiro do que o adversário da redução da diferença, embora este nunca tenha virado a cara à luta. Com nova intervenção, Afonso Andrade tirou a Romeu a possibilidade de marcar e Zé Afonso, na execução de um livre direto, fez o esférico sair a centímetros do poste esquerdo.

O reatamento trouxe mais do mesmo. Um FC Vizela forte e um Águias de Alvite a procurar suster as múltiplas investidas dos azuis. Paulo Ribeiro aproveitou para dar tempo de jogo a outros atletas, incluindo na baliza com a troca de Leandro por Mateus, e, em boa verdade, qualidade é o que não falta ao plantel, tantas são as soluções de talento na equipa.

Neste período, o FC Vizela foi mais perdulário. Castro, Francisco e Romeu tiveram várias chances para selar as contas do desafio. Mota, atacante lançado no decorrer do segundo tempo, atirou às malhas laterais e Gonçalo Sousa fez a bola sair rasante à barra.

Até que Romeu, na última jogada do desafio, de cabeça, conseguiu arredondar o resultado para o 3-0 final, que ditou a presença do FC Vizela em mais uma Final desta honrosa competição.

Neste percurso, os vizelenses deixaram para trás AD Oliveirense, Dumiense FC, FC Gondizalves, Merelinense FC e GD Joane, antes desta partida com o Águias de Alvite, e foi uma viagem recheada de golos (21 marcados contra apenas 2 sofridos).

Sentidas as boas sensações da Taça, o FC Vizela volta a centrar toda a sua atenção na fase de subida da Divisão de Honra, que lidera com quatro pontos de vantagem sobre o Santa Maria FC, numa altura em que faltam três rondas para terminar. Caso a equipa de Paulo Ribeiro vença os próximos dois desafios, garante matematicamente a presença noutra Final decisiva, onde irá medir forças com o vencedor da Série 1, podendo estar em perspetiva duas finais com o Gil Vicente.

FICHA TÉCNICA

ACD Águias de Alvite 0-3 FC Vizela

Local: Parque Desportivo da ADC Pica (Pica – Fafe)

Árbitro: Pedro Alves (AF Braga)

FC Vizela: Leandro (Mateus, 40’); Ivo (Simão, 40’), Hugo Alves, Xico e Dani; Cruz (C), Zé Afonso (Léo, 55’) e Gonçalo Sousa; Pedro (Francisco, 55’), Romeu e Castro (Mota, 60’).

Suplentes não utilizados: Hugo Costa e Edgar.

Treinador: Paulo Ribeiro

Golos: 0-1 Gonçalo Sousa (15’), 0-2 Castro (25’) e 0-3 Romeu (80’+3’).