Reviravolta para a história

Vitória por 3-1 contra o Casa Pia AC às custas de muita atitude e coração para virar um resultado que começou por ser desfavorável. Dois golos de bola parada e um excelente momento de Etim selaram os 35 pontos na I Liga, melhor registo de sempre do clube.

Está feito! Não se pode dizer que a permanência esteja assegurada de forma matemática, mas a verdade é que nesta fase o FC Vizela só já olha para cima, até porque vê o atual quinto lugar a seis pontos e a zona de descida a 18 pontos. E o triunfo de hoje – o segundo consecutivo – tem ainda mais valor por ter surgido de remontada, contra um Casa Pia AC que tem das melhores defesas da Liga e que, a vencer por 0-1, prometia ser um osso ainda mais duro de roer. E foi. Valeu a inteligência e paciência do FC Vizela. Vamos por partes.

O jogo começou com mais FC Vizela do que Casa Pia AC. Nem sempre com muita velocidade, é certo, mas com mais bola e variabilidade, os primeiros lances perigosos do jogo foram do FC Vizela. Aos 12′, Osmajic desperdiçou o primeiro grande lance do jogo, depois de se isolar, lançado por Kiko Bondoso. Valeu Lucas Paes, que nessa fase era o melhor do adversário. Contra a corrente do jogo, porém, foi o Casa Pia AC a adiantar-se. Rafael Martins, de cabeça, deu o melhor seguimento a um cruzamento de Leonardo Lelo. Estavam decorridos 25 minutos. Na resposta, Raphael Guzzo quase empatou de livre direto. Voltou a salvar Lucas Paes. Também Nuno Moreira e Kiko Bondoso ameaçaram antes ainda do empate. Canto para Nuno Moreira, desvio de Ivanildo ao primeiro poste com Anderson e Zolotic a desviarem para a baliza. Estava feito o empate, justo ao intervalo.

Na segunda parte, o jogo teve menos interesse na sua parte inicial e só aqueceu depois das substituições e numa fase em que, pela vontade das duas equipas ganharem, se partiu um pouco mais. Pelo meio, Pedro Ortiz cabeceou com perigo e Kiko Bondoso também se esgueirou com velocidade e ameaça. Paciente, o FC Vizela esperou pelo momento certo e, outra vez de bola parada, passou para a frente. Desta vez (81′), graças à infelicidade de João Nunes, que fez autogolo num canto de Rashid. Com o jogo nas mãos e o Casa Pia AC exposto ao erro, os últimos 10 minutos foram todos da equipa da casa e assim foram premiados com o 3-1, marcado por Etim após cruzamento de Matheus Pereira, que viria a ser considerado homem do jogo. E depois ainda houve ocasião para Matías Lacava e Zohi ampliarem, mas não seria justo para o Casa Pia AC.

O FC Vizela engatou assim a segunda vitória consecutiva depois do triunfo em Portimão, sobe ao oitavo lugar e fixa-se com 35 pontos, mais dois do que na época passada.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 3-1 Casa Pia AC

Local: Estádio do FC Vizela (3.008 espectadores)

Árbitro: Manuel Mota (AF Braga)

Assistentes: Jorge Fernandes / Nuno Eiras

4º árbitro: Tiago Mendes (AF Braga)

Vídeo-Árbitro (VAR): Hugo Miguel (AF Lisboa) / AVAR: José Luzia

FC Vizela: Buntic; Tomás Silva, Anderson, Ivanildo Fernandes (Aidara, 64’) e Matheus Pereira; Pedro Ortiz, Raphael Guzzo (Matías Lacava, 78’) e Samu (C); Nuno Moreira (Rashid, 64’), Osmajic (Etim, 64’) e Kiko Bondoso (Zohi, 88’).

Suplentes não utilizados: Manuel Baldé, Alexander Schmidt, Gonçalo Cunha e Marrugo.

Treinador: Tulipa

Casa Pia AC: Lucas Paes; João Nunes, Vasco Fernandes (C) (Diogo Pinto, 85’) e Zolotic; Derick Poloni (Kuni, 85’), Afonso Taira (Ângelo Neto, 78’), Beni (Cuca, 85’) e Leonardo Lelo; Soma, Rafael Martins (Felippe, 78’) e Saviour Godwin.

Suplentes não utilizados: João Victor, Léo Bolgado, Tchamba e Fernando Varela.

Treinador: Filipe Martins

Golos: 0-1 Rafael Martins (24’), 1-1 Zolotic (37’, p. b.), 2-1 João Nunes (80’, p. b.) e 3-1 Etim (86’).

Cartões Amarelos: Vasco Fernandes (35’), Saviour Godwin (60’), Raphael Guzzo (60’), Rashid (73’) e Etim (86’).

“Foi uma grande vitória, com a ajuda destes adeptos. A concorrência nesta equipa ajuda-nos a crescer”

Matheus Pereira (Jogador do FC Vizela e MVP do Jogo)

“Este era um jogo de paciência e inteligência. Tivemos algumas dificuldades, mas as melhores ocasiões foram nossas”

Tulipa (Treinador do FC Vizela)

A jogada que resultou no golo do empate (FC Vizela 1-1 Casa Pia AC)

O lance da reviravolta (FC Vizela 2-1 Casa Pia AC)

Uma perspetiva do golo de Etim que fixou o resultado final (FC Vizela 3-1 Casa Pia AC)