Vizela é talismã das Seleções

Sub-19 vencem Suécia no arranque da Ronda de Elite de apuramento para o Europeu. Apesar das muitas tentativas de golo por parte da equipa portuguesa, João Neves só marcou o golo da vitória nos minutos de compensação.

Portugal venceu a Suécia, por 1-0, no arranque do grupo 4 da Ronda de Elite para o apuramento para o Europeu de sub-19, que se vai jogar em Malta, entre 3 e 16 de julho deste ano. O quarto jogo de seleções no Estádio do FC Vizela teve, portanto, um resultado idêntico aos anteriores: vitória de Portugal. Foi assim com os Sub-21, depois em dois jogos da Seleção A feminina e agora os Sub-19. Antes do jogo, nem de propósito, José Alberto Ferreira, em representação da FPF, ofereceu um galhardete a Joaquim Ribeiro, presidente da SAD, parceiro nesta organização.

O jogo começou com David Monteiro a tentar adiantar Portugal logo no primeiro minuto, mas o jogador português falha o alvo. Aos 6’, Montader Madjed, remata à baliza da equipa portuguesa, mas André Gomes impede a entrada da bola. Madjed não desiste e, aos 8’, volta a tentar marcar, mais mais uma vez é impedido pelo guardião da equipa de Portugal. Aos 18’ da partida, Diego Moreira marca livre direto e tenta fazer com que a bola chegue à baliza adversário, mas André Picornell defende. Aos 23’ é Gonçalo Esteves que tenta marcar o primeiro golo da partida, mas Picornell volta a defender. Aos 28’ Diego Moreira falha o alvo e a seguir é David Monteiro a permitir nova defesa do guardião sueco. Portugal continua à procura do golo e, aos 36’, Diego volta a permitir que Picornell se evidencie. O guarda-redes estava em grande. O intervalo chega sem nenhum golo, mas com a equipa portuguesa com mais posse de bola, mais tempo de bola dentro do meio-campo defensivo adversário e com mais tentativas de remate à baliza adversária.

O primeiro sinal de perigo após o reatamento foi dado aos 47’ por João Neves, mas Picornell encaixa a bola. A resposta da Suécia foi pronta mas Nissen falha a baliza do guardião português. Aos 51’, João Neves volta a falhar uma tentativa de golo para Portugal. Aos 55’ é Muniz que chuta a bola contra a baliza sueca, mas mais uma vez Picornell defende. Aos 59’ Gabriel Brás falha o alvo e não consegue fazer com que a bola entre. Logo a seguir foi Dário Essugo a desperdiçar outro bom lance. Aumentava a pressão de Portugal e aos 72′ Rodrigo Ribeiro falha a entrada à bola na baliza, perdendo uma grande oportunidade de marcar. Depois (77’), é Hugo Félix, que tinha entrado para substituir Carlos Borges, que tenta marcar golo, mas Picornell volta a fazer uma excelente defesa. Aos 84’, Hugo Félix marca canto, Afonso Moreira remata à baliza e o guarda redes da Suécia defende o lance. Aos 89’, Hugo Félix volta a marcar um canto e Gustava Sá acerta nos ferros. Dário ainda tenta mais uma vez com que a bola entre na baliza de Picornell, mas este consegue novamente defender. O jogo parecida fadado ao empate, mas João Neves, o capitão, não permitiu e aos 90’+3’ saltou mais alto do que todos e cabeceou para o delírio global. A assistência de Martim Marques foi brilhante.

A equipa de Joaquim Milheiro partilha a liderança do grupo com a República Checa, que derrotou a Croácia. Portugal defrontará a Rep. Checa no sábado, a partir das 17h, na segunda jornada, jogo em Barcelos.

Ficha de jogo
Ronda de Elite – Campeonato da Europa sub-19 2023
Grupo 4
1.ª jornada
Estádio do FC Vizela

PORTUGAL 1-0 SUÉCIA (0-0 ao intervalo)
Árbitro: Evangelos Manouchos (GRE)
Árbitros assistentes: Konstantinos Nikolaidis (GRE), Wade Smith (ING)
4.º árbitro: Robert Jones (ING)

Portugal: André Gomes (GR), Gonçalo Esteves (Martim Marques, 85), Gabriel Brás, João Muniz, Davis Monteiro, João Neves, Dário Essugo, Mateus Fernandes (Gustavo Sá, 61′), Diego Moreira (Rodrigo Ribeiro, 61′), Youssef Chermiti (Afonso Moreira, 61′) e Carlos Borges (Hugo Félix, 73).
Suplentes não utilizados: Diogo Pinto (GR), António Ribeiro, Samuel Justo e Nuno Félix.
Golos: João Neves (90+3)
Disciplina: cartão amarelo a Hugo Félix (81) 
Treinador: Joaquim Milheiro
Suécia: Picornell (GR), Nissen, Marshage (Karlsson, 37′), Amoran, Rouhi, Swedberg, Gul (Omorowa, 64′), Bjorklund, Karlsson, Ahmed (Erikssen, 89) e Madjed (Kanga, 65′).
Suplentes não utilizados: Sandahl (GR), Eklund, Karlsson, Bengtsson, Ahlstrand e Odefalk.
Treinador: Viktor Eriksson
Disciplina: cartão amarelo a Ahmed (18′), Karlsson (71′)