Sub-19 derrotados em jogo antecipado

O FC Vizela não conseguiu trazer pontos da deslocação à Cidade Desportiva do SC Braga, que venceu o desafio com um golo solitário, obtido curiosamente no melhor período do conjunto treinado por João Pacheco, que fez por merecer outro resultado, essencialmente pela melhoria substancial de produção na segunda parte.

Em partida antecipada da 14ª jornada, o FC Vizela saiu derrotado diante de um SC Braga que já não vencia há onze jogos, concretamente desde meados de Dezembro.

Numa primeira parte distante daquilo que já demonstraram em tantas outras ocasiões, exemplo disso a jornada anterior na qual bateram o Estoril Praia (3-1), os azuis não concretizaram as suas oportunidades e interromperam a sequência de duas vitórias que, entretanto, conquistaram.

Os bracarenses iniciaram o jogo bastante ofensivos com Tomás Marques e Edu Santos a darem muito que fazer na asa esquerda da estrutura vizelense.

Foi precisamente Edu Santos quem criou a primeira grande ameaça às redes do FC Vizela, num pontapé de bicicleta que saiu ligeiramente por cima do travessão, logo nos instantes iniciais.

Infante respondeu com um remate rasteiro ao lado, mas o conjunto arsenalista prosseguiu mais perigoso, nomeadamente num lance em que Thiago segurou o remate de Diego Rodrigues.

O ataque do FC Vizela mostrava-se pouco, ao invés do SC Braga, que ia causando embaraços crescentes junto da defensiva capitaneada por Carreira. Insatisfeito com a prestação ofensiva da sua equipa, João Pacheco promoveu duas alterações de uma assentada aos 37’, prescindindo de Lourenço e Martim Fortes, algo apagados, e apostando em Libório e Gonçalo Malheiro, este de regresso a Braga para defrontar o seu anterior clube. Até ao intervalo, e apesar destas mudanças no esquema do FC Vizela, o nulo persistiu.

No reatamento, os azuis entraram bem melhor, com Libório a procurar romper com a organização defensiva dos da casa, mas foi de bola parada que o FC Vizela ficou muito perto de abrir o ativo, por intermédio de João Alves, que quase surpreendeu Diogo Águas de calcanhar, aos 52’.

Contudo, naquele que até estava a ser o melhor período dos vizelenses no jogo, acabou por ser o SC Braga a conseguir o tento decisivo. Afonso Duarte viu a desmarcação de Edu Santos na área descaído sobre o lado direito e este bateu Thiago. Estava praticamente cumprida a hora de jogo.

A equipa de João Pacheco não desanimou e partiu em busca do empate. Aos 64’, Brito cabeceou por cima e, volvidos dois minutos, João Alves fez o mais difícil, cabeceando para fora uma bola cruzada por Libório, quando tinha a baliza à sua mercê.

E a verdade é que a vantagem dos bracarenses começava a perder justificação com a subida de produção do FC Vizela. Aos 73’, Rodrigo Ramos teve nos pés nova oportunidade e a preservação do magro resultado passou a ser o foco do SC Braga neste segundo tempo.

Em tempo de compensação, Libório insistiu e por pouco não acabou premiado com um ressalto feliz, mas o desfecho estava escrito e a vitória foi para o conjunto arsenalista, num jogo em que o empate talvez fosse o resultado mais adequado em função do desempenho distinto das duas equipas em cada uma das partes.

FICHA TÉCNICA

SC Braga 1-0 FC Vizela

Local: Campo nº 1 da Cidade Desportiva do SC Braga (Dume – Braga)

Árbitro: Pedro Ferreira (AF Braga)

Assistentes: André Duarte e Ricardo Ferreira

SC Braga: Diogo Águas; Tomás Marques (C), Jónatas, Pascoal (Henrique Sá, 86’) e Chissumba (Guilherme Costa, 68’); Guilherme (Diogo Martins, 68’), Dinis Gama (Telmo Romeiro, 75’) e Diego Rodrigues (João Ferreira, 75’); Edu Santos, Dinis Rodrigues e Afonso Duarte.

Suplentes não utilizados: Renato Amorim, Nuno Semedo, Fanuel Gomes e João Costa.

Treinador: Blessing Lumueno

FC Vizela: Thiago; Freitas (Maga, 83’), João Alves, Carreira (C) e Tiago Abreu (Gil, 75’); Brito, Infante (Pacheco, 75’) e Martim Boloto; Lourenço (Libório, 37’), Martim Fortes (Gonçalo Malheiro, 37’) e Rodrigo Ramos.

Suplentes não utilizados: Pedro Dinis, Rodrigo Dias, Gui e Califo Baldé.

Treinador: João Pacheco

Golo: Edu Santos (59’).

Cartões Amarelos: Chissumba (23’), Dinis Rodrigues (44’), Tiago Abreu (71’), Tomás Marques (80’) e João Alves (90’+5’).