Guzzo fez jus ao lema de Vizela

O FC Vizela alcançou três difíceis pontos em Portimão de uma forma que quase podemos dizer umbilicalmente ligada ao lema ecoado por estes dias em que se assinala o 25º aniversário do município. Até ao fim, porque foi já em tempo de compensação que Raphael Guzzo desfez um teimoso nulo e quebrou uma tradição recente no Algarve.

Ainda em busca dos pontos necessários à confirmação da permanência na Liga Portugal bwin, as duas equipas vinham também de uma jornada anterior negativa. Se, por um lado, o Portimonense atingira uma série negra de três derrotas consecutivas sem qualquer golo marcado, por outro, o FC Vizela apostava na redenção depois da derrota pesada sofrida na receção ao SC Braga.

A primeira parte ficou essencialmente marcada pela expulsão do algarvio Pedro Sá, que o VAR ajudou a clarificar, se bem que daí não se tenham extraído resultados práticos por banda do conjunto orientado por Tulipa. É certo que os vizelenses tentaram chegar junto da baliza de Kosuke, no entanto, a tarde foi algo desinspirada, em particular para Osmajic.

No primeiro quarto de hora, foi o Portimonense, ainda que de forma algo tímida, a incomodar a defensiva do FC Vizela, primeiro por Moustapha Seck, em dose dupla, depois por Lucas Ventura. Em ambas as situações, Buntic revelou a segurança que o carateriza.

Depois, deu-se então a expulsão de Pedro Sá, à passagem do minuto 18, na sequência de uma entrada muito dura sobre Kiki, a ponto de obrigar à substituição do capitão dos vizelenses pelo colega Matheus Pereira. E, logo a seguir, Welinton Júnior, em carga idêntica sobre Samu, acabou poupado à cartolina encarnada.

Em superioridade numérica, o FC Vizela atacou mais vezes que o adversário e Osmajic obrigou Kosuke a defender a dois tempos (25’), antes de Park efetuar um corte providencial na pequena área, evitando que o esférico muito bem trabalhado entre Samu e Raphael Guzzo pudesse chegar para o toque final do atacante montenegrino.

Aos 33’, foi novamente Osmajic a mostrar-se perdulário. Grande cruzamento de Matheus Pereira a encontrar o possante avançado no meio dos centrais, mas a bola saiu rasante ao poste.

Sobre o intervalo, novo corte in extremis, desta feita por Relvas, a evitar que Matías Lacava pudesse encostar para o fundo das malhas, na correspondência a uma bola de Kiko Bondoso.

Na etapa complementar, o FC Vizela não conseguiu tirar partido da vantagem numérica e foi até o Portimonense quem entrou mais atrevido no regresso dos balneários. Welinton Júnior mostrou ser uma seta apontada à baliza de Buntic, se bem que, no segundo de dois lances, tenha beneficiado de um ressalto feliz para criar perigo.

A equipa de Tulipa procurou pegar no jogo a partir dos 60’, mas a organização defensiva dos da casa travou as melhores intenções dos azuis. A partida tornou-se algo confusa com os vizelenses a sentirem maiores dificuldades em explanar o futebol a que habituou os seus adeptos.

Apesar de ser o FC Vizela a ter mais bola, o Portimonense foi mais perigoso na bola parada. Aos 61’, num canto, Relvas criou a maior ameaça com um cabeceamento perigosíssimo.

Pouco depois, aos 67’, ficou a dúvida numa pretensa grande penalidade de Pedrão sobre Osmajic, mas, desta vez, o VAR não ficou convencido.

À medida que jogo chegava perto do seu término, beneficiando também de algum desgaste na zona intermediária do Portimonense e das trocas no seu xadrez, o FC Vizela tornou-se mais pressionante a ponto de alcançar o golo do triunfo ao quarto minuto dos sete dados pelo juiz ribatejano Hélder Carvalho. Alex Méndez levantou o esférico sobre o lado esquerdo para Raphael Guzzo surgir ao segundo poste com pleno sentido de oportunidade a empurrá-lo para delírio dos adeptos vizelenses presentes no estádio.

Ora, se o concelho vive em festa pelo seu 25º aniversário da autonomia administrativa, fazendo ecoar o lema “Vizela é assim e luta até ao fim”, pois bem, também foi assim no Algarve, qual presente especial que conduz o FC Vizela aos 32 pontos e a uma matemática cada vez mais sólida no que ao grande objetivo da temporada diz respeito.

Agora, pausa para saborear o momento, pois o campeonato regressa dentro de duas semanas com essa receção dos vizelenses ao Casa Pia.

FICHA TÉCNICA

Portimonense SC 0-1 FC Vizela

Local: Portimão Estádio (1.284 espectadores)

Árbitro: Hélder Carvalho (AF Santarém)

Assistentes: Francisco Pereira / Vasco Marques

4º Árbitro: Hugo Silva (AF Santarém)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Fábio Melo (AF Porto) / André Dias

Portimonense SC (3x5x3): Kosuke; Pedrão, Park e Relvas; Fahd Moufi, Lucas Ventura (Diaby, 76’), Pedro Sá (C), Maurício (Yago Cariello, 90’+1’) e Moustapha Seck; Welinton Júnior (Paulo Estrela, 90’+1’) e Yony González (Rui Gomes, 78’).

Suplentes não utilizados: Matheus Nogueira, Lucas Alves, Gonçalo Costa, Bryan Róchez e Sérgio Conceição.

Treinador: Paulo Sérgio

FC Vizela (4x2x3x1): Buntic; Igor Julião, Anderson, Ivanildo Fernandes (Pedro Ortiz, 79’) e Kiki (C) (Matheus Pereira, 25’); Claudemir e Raphael Guzzo; Matías Lacava (Alex Méndez, 56’), Samu (Etim, 79’) e Kiko Bondoso; Osmajic (Aidara, 79’).

Suplentes não utilizados: Luiz Felipe, Zohi, Rashid e Tomás.

Treinador: Tulipa

Golo: Raphael Guzzo (90’+4’).

Cartões Amarelos: Welinton Júnior (23’), Samu (56’), Igor Julião (60’) e Fahd Moufi (90’+7’).

Cartão Vermelho: Pedro Sá (18’).

“Vitória muito importante numa deslocação muito difícil. Ganhámos na atitude e na raça. Queria dedicar a vitória ao Schmidt, que ficou de fora, aos lesionados que ficaram em Vizela e aos adeptos que nos apoiaram.”

Raphael Guzzo (jogador do FC Vizela e MVP do jogo)

“Foi um jogo onde tivemos dificuldades, mas acabámos por ter a sorte que não tivemos noutros jogos. Estamos no caminho certo. Os jogadores foram inexcedíveis e a equipa foi inteligente na abordagem.”

Tulipa (treinador do FC Vizela)
Uma perspetiva do golo decisivo do encontro, apontado por Raphael Guzzo, aos 90’+4′.