“Queremos retribuir com pontos”

Viagem a Portimão é das mais duras do campeonato, mas nem isso desvia os adeptos do apoio ao FC Vizela. A quem faz o sacrifício, Tulipa quer oferecer um presente, até porque a equipa também precisa de voltar aos bons resultados.

A derrota com SC Braga não apaga o percurso do Vizela, mas destapou algumas coisas importantes de corrigir. O Portimonense (sábado, 15h30) é a primeira oportunidade para isso e o treinador do Vizela está confiante no trabalho da equipa. Mais cedo do que o habitual – a equipa seguiu para estágio 48 horas antes do desafio – Tulipa falou em conferência de imprensa.

RECUPERAR PONTOS: “É um jogo importante para nós, até em função do resultado frente ao SC Braga, contra um adversário que luta pelos mesmos objetivos que o FC Vizela. O Portimonense não tem feito muitos pontos nos últimos tempos, mas é uma equipa bem treinada, com boa qualidade de jogo, com um jogo posicional também muito interessante, uma equipa agressiva, forte fisicamente e que nos faz ter de saber lidar com todos esses atributos. Não podemos deixar de ser nós. Ou seja, não podemos deixar de querer ter bola em espaços mais avançados, não tanto na proximidade da nossa área. Se conseguirmos, acho que temos capacidade para trazer pontos.”

PONTOS FORTES DO PORTIMONENSE: “A totalidade da equipa é o ponto forte. A nível coletivo são uma equipa organizada, os seus homens de corredor são jogadores fortes, rápidos, ágeis. Ultimamente, na linha defensiva, quase todos os jogadores são centrais, mas os laterais andam mais à frente e têm uma boa dinâmica porque depois trazem muita gente para dentro. Para este jogo, possivelmente irão recuperar o Róchez, que é um jogador interessante. A nível individual, o Welinton também é um jogador forte, mas a equipa vale pelo seu todo, não tanto pelas individualidades.”

FORMA DE CONTRARIAR O RIVAL: “Quando o jogo do adversário é muito físico e muito agressivo, temos de saber como preparar as nossas vantagens vindas de trás, ou seja, criar vantagem mais para a frente. Muitas vezes também fixarmos jogadores mais alto, que obriguem o adversário a estar mais disperso no seu bloco, a estar com os setores com mais distância para podermos ter jogo entre linhas e encontrar vantagens entre dinâmicas. O jogo é muito por aí! Temos de controlar quando entram em último terço porque é uma equipa com muito cruzamento, muita gente envolvida na zona de finalização. Nós temos de parar e controlar isso.”

ALTERAÇÕES EM RELAÇÃO AO ÚLTIMO JOGO: “O último jogo não foi mal jogado por nós, pelo contrário. Notou-se isso principalmente na primeira parte, mas nos aspetos de finalização voltamos a não ser eficazes. Sabíamos e tínhamos alertado os jogadores que, quando construíamos mais curto, mais próximo da nossa área, tínhamos de ser assertivos na forma como construíamos, porque no primeiro erro no corredor central, o adversário ia aproveitar. O Braga tem uma equipa preparada para os agredir em termos de pressão e depois poder ligar logo à frente para já estar encaixado num espaço de finalização. Se repararmos, os três golos feitos na segunda parte foram feitos com perdas nossas em primeira ou segunda fase, em que o adversário rapidamente transitou e fez golo. Temos de ser cuidadosos na forma como jogamos por dentro e é importante nós primeiro por fora para podermos alargar o adversário e depois encontrarmos esse espaço.”

JOGADORES NAS SELEÇÕES: “Estamos a ser uma equipa privilegiada. Temos bons jogadores, estamos a estimulá-los de forma a que andem perto do seu rendimento máximo. Enquanto treinador, fico feliz por ter cinco jogadores na nossa equipa [Baldé, Ivanildo, Rashid, Alvarado e Osmajic] nas seleções e também fico feliz pelo jogador da equipa de Sub-23 [Leyner] poder ir à seleção da Colômbia, o que não é fácil. A Colômbia tem grandes jogadores isso é um sinal que se escolheu bem. É preciso ter em atenção que anteriormente se escolheu bem e se está a tirar bons partidos dessas escolhas e da produtividade do seu trabalho. Portanto,  todos os treinadores e pessoas que estão no clube têm de sentir prazer porque o caminho é esse. Temos aqui ainda muita gente jovem e alguns ainda com dificuldade de afirmação total, de jogar e repetir muitos jogos, mas gente com qualidade para poder almejar outro nível.”

IVANILDO: “É uma opção do Ivanildo. É um jogador que eu aprecio muito e que nem era um jogador que estava a ser muito utilizado nos primeiros jogos, mas não deixa de ser um jogador com uma capacidade de trabalho incrível, que nunca baixou os braços e que está a demonstrar o que vale. É um jogador muito forte nos duelos, com muita capacidade de construção, com uma leitura de jogo e com uma amplitude de espaço grande para tirar profundidade. É mais um ótimo jogador que nós temos, mas é uma decisão que lhe compete.”

PRESENÇA DE ADEPTOS EM PORTIMÃO: “Compreendo que é uma viagem longa e nós já vamos viajar hoje para darmos alguma tranquilidade na forma como podemos gerar descanso e conforto à nossa equipa. Sei que é um sacrifício e nós queremos retribuir isso aos adeptos, até porque este último jogo aqui em casa foi um resultado muito expressivo para o que o nosso adversário fez e para aquilo que fizemos e temos essa necessidade de pontuar e de nos aproximarmos rapidamente do nosso primeiro objetivo e é isso que vamos procurar fazer. Vamos dar o máximo do nosso esforço para podermos conquistar e trazermos pontos.”