Números que não contam a história do jogo

FC Vizela perde 0-4 com o SC Braga, mas o volume do resultado é despropositado, especialmente depois de um primeira parte de qualidade, com mais Vizela e muita infelicidade nesse período.

O triunfo do SC Braga em Vizela é justo, mas os números finais são tremendamente exagerados. Especialmente porque o FC Vizela se apresentou com disposição idêntica à dos últimos jogos e foi superior ao adversário na primeira parte, quer na diversidade de jogo de ataque, quer no total de remates e ocasiões. Foram seis contra dois disparos. Samu deu o primeiro sinal bem perto do início, mas o remate saiu por cima. Kiko Bondoso, aos 20′, passou por quatro adversários e viu o remate bloqueado por um quinto. O FC Vizela chegava-se cada vez mais à frente, com Osmajic também a ganhar a profundidade em diversas ocasiões, mas em fora-de-jogo na maioria delas. Numa, a bola acaba por sobrar para Kiki, travado depois na área. O VAR informou Artur Soares Dias e a paragem, de cerca de 5 minutos, acabou por tirar ímpeto à equipa que estava por cima e subtrair alguma concentração. Culpa disso ou não, logo de seguida o SC Braga faz o 0-1, depois de uma série de ressaltos que terminam em Al Musrati, que bateu de longe e viu, ainda assim, a bola desviar num vizelense para trair Buntic. Kiko Bondoso respondeu logo de seguida, mas Matheus evitou o empate.

Ao intervalo, havia uma clara sensação de injustiça que o FC Vizela tentou contrariar no início da segunda parte. Mas um bom remate em arco de Iuri Medeiros (49′) fez o 0-2 e o jogo começou a ficar muito, muito complicado. Especialmente porque, praticamente no lance seguinte, Nuno Moreira desperdiça o 1-2 que poderia relançar o jogo e o FC Vizela começou a deixar de acreditar e a cometer erros que, invariavelmente, o SC Braga aproveitava. Foi assim aos 65′, no lance em que Iuri Medeiros bisou. E novamente aos 75′, desta feita para Ricardo Horta aproveitar. Sem que alguma vez o FC Vizela tenha desistido, faltou discernimento e crença para conseguir reduzir e nivelar um resultado que não merecia ser tão volumoso.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 0-4 SC Braga

Local: Estádio do Futebol Clube de Vizela (3.682 espectadores)

Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto)

Assistentes: Paulo Soares / Pedro Ribeiro

4º Árbitro: João Pinho (AF Aveiro)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Rui Oliveira (AF Porto) / João Gonçalves

FC Vizela (4x3x3): Buntic; Tomás Silva, Anderson, Ivanildo Fernandes e Kiki (C) (Matheus Pereira, 78’); Claudemir (Etim, 65’), Raphael Guzzo (Pedro Ortiz, 65’) e Samu (Alex Méndez, 78’); Nuno Moreira (Matías Lacava, 60’), Osmajic e Kiko Bondoso.

Suplentes não utilizados: Luiz Felipe, Rashid, Aidara e Alvarado.

Treinador: Tulipa

SC Braga (4x4x2): Matheus; Víctor Gómez, Niakaté, Serdar e Sequeira (Cristian Borja, 81’); Al Musrati (Racic, 84’), Iuri Medeiros (Pizzi, 74’), André Horta (Castro, 74’) e Bruma (Álvaro Djaló, 45’); Abel Ruiz e Ricardo Horta (C).

Suplentes não utilizados: Tiago Sá, Joe Mendes, Simon Banza e Diogo Fonseca.

Treinador: Artur Jorge

Golos: 0-1 Al Musrati (43’), 0-2 Iuri Medeiros (49’), 0-3 Iuri Medeiros (64’) e 0-4 Ricardo Horta (75’).

Cartões Amarelos: Al Musrati (81’), Álvaro Djaló (83’), Matheus Pereira (83’) e Pedro Ortiz (85’).

“Fizemos uma boa primeira parte e só saímos a perder porque o SC Braga foi muito eficaz. Depois fomos atrás do resultado e lutámos sempre”

Tomás Silva (jogador do FC Vizela)

“Mais uma vez criámos oportunidades, mas temos de melhorar na transição defensiva. É um jogo para nos lembrarmos”

Tulipa (treinador do FC Vizela)