Resolver cedo para chegar ao pódio

Cada jornada é uma oportunidade para esta talentosa equipa do FC Vizela demonstrar que tudo é alcançável com seriedade e trabalho. Foi o que aconteceu no Municipal de Vilarinho, com a formação vizelense a resolver a contenda fruto de uma primeira parte recheada de bom futebol e golos. Martim Fortes, Infante e Brito fixaram uma vantagem importante ainda antes do intervalo e o FC Vizela soube gerir superiormente até final.

A partida arrancou com um FC Vizela ao ataque. Três oportunidades de golo para uma do Estoril nos primeiros dez minutos abriam o apetite dos muitos adeptos que voltaram a compor a bancada do Municipal de Vilarinho.

Perto do quarto de hora, Rodrigo Ramos, em excelente combinação com Martim Fortes, ficou muito perto de abrir o ativo perante um Estoril Praia que ia deixando boa réplica.

Aos 25’, o FC Vizela chegou ao golo inaugural. Brito acabou completamente abalroado por Pedro Luz Martins, originado grande penalidade indiscutível. Martim Fortes, chamado à cobrança, ainda viu Rui Costa defender o primeiro remate, mas já não evitou a recarga vitoriosa.

A vantagem dos vizelenses ficou perto de crescer, primeiro num grande pontapé de Freitas, após lance bem trabalhado por Infante, depois por Martim Fortes, a passe de Martim Boloto, qual prenúncio do que viria a acontecer mesmo sobre o minuto 29. Infante assinou o golo da tarde num belíssimo remate em arco que deixou Rui Costa pregado ao solo.

Se o jogo corria de feição ao FC Vizela, apesar das abnegadas tentativas do Estoril Praia em poder chegar mais perto da baliza defendida por Thiago, então a primeira parte viria a terminar da melhor maneira com o 3-0 para a turma de João Pacheco. Brito surgiu à boca da baliza a concluir de cabeça um excelente trabalho do colega Rodrigo Ramos em cima do minuto 44.

No reatamento, o Estoril Praia regressou dos balneários com vontade de chegar a um golo que pudesse relançar um encontro que parecia resolvido. Nesse sentido, depois de um remate de Zé Maria às mãos de Thiago, foi Sérgio Pendão quem fez estremecer os ferros da sua baliza fruto de um disparo cheio de intenção que acabou devolvido pelo vértice direito.

O FC Vizela procurou então privilegiar mais a circulação e a gestão das incidências, mas nunca abdicou de chegar à baliza adversária com perigo. Foi o que aconteceu aos 51’ e 57’, com Martim Fortes a ficar perto do quarto tento para os azuis.

No entanto, seria o Estoril Praia a reduzir a diferença naquele que acabaria por ser o seu tento de honra, alcançado através da marca dos onze metros (67’). O árbitro vislumbrou derrube de Freitas sobre Sérgio Pendão na área e assinalou grande penalidade. Apesar da repetição da cobrança, Rafael Paulino transformou o lance em golo. Pouco depois, na área contrária, ficou a ideia de que situação idêntica ficara por assinalar sobre Infante.

A partir daí, registaram-se algumas situações passíveis de mexer com o resultado de parte a parte, mas este não viria a sofrer novas alterações, assentando na perfeição ao que o jogo mostrou.

Com este triunfo, o terceiro em cinco rondas, o FC Vizela ascendeu ao terceiro lugar, ocupando agora uma meritória posição no pódio, na companhia de Famalicão e Benfica.

A luta pelo título prossegue muito animada e marcada pelo equilíbrio entre as equipas, havendo a certeza de que este FC Vizela está disposto a ir por mais e melhor.

Embora o campeonato enfrente uma interrupção de dois fins-de-semana, o conjunto de João Pacheco continuará em ação, desta feita, em jogo antecipado com o SC Braga. A partida está marcada para as 11h00 do próximo sábado, dia 18 de Março, na Cidade Desportiva, e terá honras de transmissão televisiva por parte do Canal 11.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 3-1 GD Estoril Praia

Local: Estádio Municipal de Vilarinho (Vilarinho – Santo Tirso)

Árbitro: João Casegas (AF Viseu)

Assistentes: Bruno Nascimento e Sandrine Santos

FC Vizela: Thiago; Freitas, João Alves (Rodrigo Dias, 81’), Carreira (C) e Tiago Abreu; Brito, Infante (Gui, 81’) e Martim Boloto; Libório (Lourenço, 62’), Martim Fortes (João Bernardo, 81’) e Rodrigo Ramos (Gonçalo Malheiro, 72’).

Suplentes não utilizados: Pedro Dinis, Pacheco, Maga e Gil.

Treinador: João Pacheco

GD Estoril Praia: Rui Costa; Óscar Garcia, Rodrigo Grenha, Miguel Duarte (C) e Vasco Teixeira (Filipe Teixeira, 46’); Diogo Grima e Zé Maria (Rodrigo Alves, 86’); Pedro Luz Martins (Sérgio Pendão, 46’), Rafael Paulino e Tiago Duarte (Guilherme Santos, 78’); Rúben Richards (Ivanildo Siga, 46’).

Suplentes não utilizados: Tiago Serra e Francisco Cardoso.

Treinador: Gonçalo Santos

Golos: 1-0 Martim Fortes (25’), 2-0 Infante (29’), 3-0 Brito (44’) e 3-1 Rafael Paulino (67’, g. p.).

Cartões Amarelos: João Alves (39’), Zé Maria (56’), Filipe Teixeira (75’), Freitas (84’) e João Bernardo (85’).