Equilíbrio de forças vale empate

FC Vizela e SC Braga quiseram sempre ganhar e proporcionaram um espetáculo aberto até ao fim. Faltaram golos e a verdade é que as duas equipas bem o mereciam. Forcing final do Vizela quase valia triunfo.

O FC Vizela e o SC Braga defrontaram-se em situação distinta na classificação, ainda que os três pontos fossem objetivo de ambas as equipas: aos bracarenses para manterem a liderança, ao Vizela para se aproximar dela. E a verdade é que ambas as equipas podiam ter ganho, num jogo muito equilibrado, com várias ocasiões de golo e emoção até ao fim. Os arsenalistas começaram melhor, com várias tentativas de golo e Baldé a mostrar muita concentração desde o começo. O Vizela teve a primeira tentativa de golo aos 12 minutos, mas a bola vai parar direta às mãos de João Carvalho, guarda redes do Braga. Aos 21’, Ventura tem uma grande oportunidade de golo, mas foi assinalado fora-de-jogo e o nulo manteve-se. O Vizela não desiste e, logo aos 25’, Marrugo faz um remate à baliza adversária que, mais uma vez, leva a bola às mãos do guarda redes adversário. O jogo começa a intensificar-se e o Braga volta ao figurino inicial e recupera o domínio do jogo. Aos 27’, Miguel Falé falha um remate e perde a oportunidade de ver a equipa adiantar-se. A seguir voltou a aparecer Baldé. Nesta fase era o Braga a estar melhor como, de resto, sucedeu na maior parte da etapa inicial.

No segundo tempo, o Vizela equilibrou e soube orientar melhor o sentido dos seus ataques. A entrada de Prosper acrescentou alguma profundidade na fase inicial, mas paralelamente ao crescimento do Vizela o Braga passou a dispôr de vários contra-ataques perigosos. Baldé resolveu tudo, menos aos 61′, quando Rodrigo Macedo encostou um cruzamento de Idalécio Dias. Felizmente para o Vizela, o goleador bracarense estava em fora-de-jogo e o golo foi anulado. A equipa arsenalista não desiste da conquista de um golo e, aos 63’, volta a tentar marcar, mas Baldé faz uma excelente defesa. O jogo começa a partir e o Vizela deu sinal de aparecer melhor fisicamente na etapa final, o que motivou 15 minutos praticamente de sentido único, mesmo sem Prosper Obah, que saiu lesionado. Na reta final, há alguns lances de pura emoção. O primeiro aos 87′, quando Alejandro bate de longe para uma grande defesa do guarda-redes do Braga. Na sequência de um canto, o lance mais polémico do jogo: novamente Alejandro a bater, novamente João Carvalho a defender, mas aparentemente com a bola já dentro da baliza. O árbitro nada assinalou. Nos 5′ de tempo extra houve mais grandes momentos de ataque por ambas as equipas, mas o jogo termina mesmo 0-0. O empate ajusta-se, mas o jogo merecia golos.

O próximo jogo do FC Vizela será frente ao Estrela da Amadora, no próximo dia 14 pelas 13h no estádio das Seixas.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 0-0 SC Braga

Local: Estádio CD Aves

Árbitro: Ricardo CArriço (AF Porto)

Assistentes: Miguel Costa/ Sérgio Costa

FC Vizela: Manuel Baldé; Rafael Lopes (Adulai Candé 83’), Luiz Neto, Gonçalo Cunha, Sylvestre Costa;   Luís Marrugo (c) (Tiago Carvalho 69’), Monsuru Opeyemi, Alejandro Alvarado; Tiago Ventura, Patrick Bohui (Prosper Obah 46’) (Jota Rego 78’), Gabriel Carvalho ( Rodrigo Ramos 69’)

Suplentes não utilizados: Martim Sousa; Sadat Ahmed;  Guilherme Sequeira, Leyner Palácios

Treinador: Joel Sampaio

SC Braga: João Carvalho; Nuno Matos, Mário Junior, Pedro Pereira (c), Leandro Dias (Mateus Santos 77’); Djibril Soumare, Edgar Braga (Dinis Rodrigues 77’), João Vasconcelos (Ricardo Rei 64’); Idalécio Dias (Vicent Durant 64’), Rodrigo Macedo, Miguel Falé (Gustavo Barge 46’)

Suplentes não utilizados: Gonçalo Dias; André Ferreira; Marco Torres; Nuno Teixeira; Miguel Teixeira; Guilherme Smith; Pedro Rocha

Treinador: Rui Duarte

Cartões Amarelos:  Patrick Bohui (43’) Tiago Ventura (51’);  Idalécio Dias (32’), Pedro Pereira (56’)

Cartões vermelhos: Rafael Lopes (90’+5’), Leandro Dias (90’+5’),  Djibril Soumare (90’+5’)