Triunfo da confiança

Foi um FC Vizela do melhor que já se viu esta temporada. Na deslocação à Linha, a equipa de Tulipa venceu o Estoril Praia por três bolas sem resposta e somou três preciosos pontos que a deixam muito mais próxima do objetivo, quando ainda há muito por jogar. Osmajic, um autogolo de Joãozinho e Tomás deram a devida expressão ao resultado.

É tudo uma questão de confiança. A primeira parte foi bastante elucidativa disso mesmo entre duas equipas muito distintas nesse plano. O FC Vizela foi, desde o primeiro minuto, um conjunto sempre muito confortável nas suas ações, quer defensivas, quer ofensivas, perante um Estoril Praia sobre brasas, que jogou somente aquilo que os vizelenses deixaram.

Dada a forma desinibida com que entrou na partida, foi com naturalidade que a primeira grande ocasião de golo tenha surgido por banda dos comandados de Tulipa. Tudo iniciou numa excelente recuperação de Pedro Ortiz, em estreia na titularidade (e que bom jogo fez o espanhol), com Nuno Moreira a assistir Samu para um remate muito perigoso sobre a barra, estavam cumpridos 7’.

O Estoril Praia respondeu com lance idêntico por Francisco Geraldes, numa das raras situações de ameaça para a baliza de Buntic. Momento que antecedeu a abertura do marcador, aos 15’, pelo inevitável Osmajic. Samu, o MVP do jogo (mais uma vez), estava no sítio certo a aproveitar um erro de Gamboa na saída de bola do adversário e entregou-a de bandeja ao montenegrino para assinar o sexto golo na época. Foi a quinta assistência de Samu na temporada.

Um golo que acabava por ser a melhor expressão de uma primeira parte muito bem jogada pelo FC Vizela, que, à passagem da meia hora, viu Bruno Wilson lesionar-se. Aidara regressou à equipa depois de Alvalade com a personalidade que se lhe reconhece.

Uma pequena contrariedade num caminho que ficou simplificado aos 41’, quando os vizelenses elevaram a contagem, beneficiando de um autogolo de Joãozinho. Importa destacar o mérito da excelente abertura de Kiko Bondoso para Igor Julião, numa bola que ia encontrar Nuno Moreira à boca da baliza. A vantagem de dois golos assentava na perfeição ao intervalo.

No reatamento, é verdade que o Estoril Praia regressou dos balneários disposto a incomodar a defensiva vizelense, mas a organização dos azuis e toda a segurança transpirada por Buntic evitaram qualquer embaraço. A melhor oportunidade dos canarinhos acabou por acontecer apenas aos 62’, numa cabeçada à queima de um velho conhecido dos vizelenses, Cassiano.

Pouco depois, Tiago Santos tentou surpreender o guardião do FC Vizela, mas a equipa de Tulipa, que, entretanto, foi refrescando algumas unidades, partiu em busca de mais.

E como diz a sabedoria popular, quem procura, sempre alcança, eis que o terceiro golo acabou por ser uma questão de tempo. Primeiro foi Etim em dose dupla a testar a atenção de Dani Figueira (68’) e a surgir para um cabeceamento perigoso (70’), depois foi Tomás a marcar mesmo, a sete minutos dos noventa. E que dizer da jogada? Futebol perfumado entre Samu, Etim e Alex Méndez com Tomás a fugir pelo corredor direito até bater Dani Figueira para delírio dos muitos vizelenses que viajaram ao sul do país.

Um resultado concludente, que expõe na íntegra aquilo que foi o jogo no António Coimbra da Mota e que deixa o FC Vizela às portas da terceira presença consecutiva no patamar mais alto do futebol português. São 29 os pontos conquistados e 11 as jornadas pela frente, nas quais certamente continuaremos a ver a qualidade que mora no plantel liderado por Tulipa.

E para próximo capítulo, o cartaz dispensa apresentações: dérbi minhoto com o SC Braga a visitar Vizela no dia 11 (sábado), às 20h30, para aquela que será seguramente mais uma noite de grande futebol na cidade termal.

FICHA TÉCNICA

GD Estoril Praia 0-3 FC Vizela

Local: Estádio António Coimbra da Mota (1.815 espectadores)

Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro)

Assistentes: André Almeida / Sérgio Jesus

4º Árbitro: Flávio Lima (AF Lisboa)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Fábio Melo (AF Porto) / João Bessa Silva

GD Estoril Praia (4x2x3x1): Dani Figueira; Tiago Santos, Mexer, Pedro Álvaro e Joãozinho (C) (Tiago Araújo, 86’); Gamboa (Rodrigo Martins, 76’) e João Carvalho; Rafik Guitane, Francisco Geraldes (Lea Siliki, 76’) e Tiago Gouveia; Cassiano (João Carlos, 76’).

Suplentes não utilizados: Pedro Silva, Bernardo Vital, Delos, Ndiaye e Carlos Eduardo.

Treinador: Ricardo Soares

FC Vizela (4x3x3): Buntic; Igor Julião, Bruno Wilson (Aidara, 31’), Ivanildo Fernandes e Kiki (C) (Matheus Pereira, 76’); Pedro Ortiz, Raphael Guzzo (Tomás, 76’) e Samu; Nuno Moreira (Alex Méndez, 76’), Osmajic (Etim, 71’) e Kiko Bondoso.

Suplentes não utilizados: Luiz Felipe, Alexander Schmidt, Matías Lacava e Rashid.

Treinador: Tulipa

Golos: 0-1 Osmajic (15’), 0-2 Joãozinho (41’, p. b.) e 0-3 Tomás (83’).

Cartões Amarelos: Tiago Santos (26’), Joãozinho (59’) e Tiago Gouveia (89’).

“Sentimento muito bom, mas mais importante foi a vitória. Estes adeptos merecem pelo apoio que deram todo o jogo.”

Samu (jogador do FC Vizela e MVP do jogo)

“Realçar o trabalho de toda a equipa. Foi um grande jogo coletivo. É um resultado muito bom, mas queremos sempre mais.”

Ivanildo Fernandes (jogador do FC Vizela)

“Sermos eficazes era importantíssimo. Fomos uma equipa muito competente. Muito feliz com exibição e resultado.”

Tulipa (treinador do FC Vizela)
Momento do 0-1 no jogo, apontado por Osmajic (15′).
Momento do 0-2 no jogo, apontado por Joãozinho (GD Estoril Praia) na própria baliza.
Momento do 0-3 no jogo, apontado por Tomás (83′).