“Queremos afinar a finalização”

Tulipa define prioridade não só para o jogo de sábado com o Estoril (15h30), mas para o resto do campeonato. Treinador confiante no regresso aos triunfos.

Em Conferência de Imprensa, o técnico do Vizela lançou o encontro da 23ª jornada com a certeza de que, se a equipa não desperdiçar tanto como nos dois últimos jogos, pode perfeitamente pontuar em qualquer lugar. A mudança de treinador no Estoril é um obstáculo adicional, na medida em que dificulta o estudo do adversário. O Vizela também não será exatamente o mesmo, até porque faltam Anderson e Claudemir.

ESTRATÉGIA PARA VENCER: “O Estoril Praia está a lutar pelos mesmos objetivos que nós, fazer rapidamente pontos para assegurar a permanência. Lutamos em todos os jogos pela conquista de pontos. A novidade para este jogo é que a informação que tínhamos pode ser alterada em função da estreia de um novo treinador no Estoril [Ricardo Soares]. Sabemos das competências do nosso adversário, que é uma equipa com qualidade, com muitos jogadores provenientes de grandes formações, mas que nos últimos tempos não tem mostrado resultados em relação aquilo que vale a equipa. Estaremos alerta para que possamos ser uma equipa forte, adulta, consistente, da mesma forma que abordámos o último jogo. Queremos estar mais afinados em termos de finalização para que possamos aproveitar as oportunidades de jogo. Se assim for, poderemos fazer pontos em qualquer lado.”

ESTORIL COM NOVO TREINADOR: “Fomos observar algumas coisas que têm a ver com o passado recente do novo treinador, que tem referências no estrangeiro e no Gil Vicente e percebemos que há uma coisa que eu acho quem, com o Ricardo Soares, vai mudar. Tem a ver com a parte da organização defensiva, com a forma como as equipas ganham uma agressividade diferente quando estão sobre a sua tutela. Por estes motivos, esperamos um adversário mais enérgico, mais forte nos momentos de transição defensiva, mais agressivo nos duelos. Melhorando esses predicados, claramente que a equipa do Estoril vai melhorar.”

EFEITO RICARDO SOARES: “Quando há a entrada de um novo treinador, este define muito bem os tempos que tem para trabalhar aquilo que são as suas ideias. É verdade que o Ricardo não teve grande tempo para cimentar essas mudanças, ainda por cima o Estoril teve o último jogo na segunda-feira e há sempre dois ou três dias de recuperação…Mas vai ser uma alavanca em termos de energia e em termos mentais. Possivelmente, essa incorporação de um treinador que teve resultados importantes nas últimas equipas em que esteve, nomeadamente no Gil Vicente, é um ânimo grande para a equipa. Se olharmos para o que tem acontecido num passado muito recente, percebemos que a equipa fez um inicio de campeonato muitíssimo bom e depois foi perdendo algum gás, mas a entrada deste treinador serve também para isso, para estimular e reavivar a qualidade individual dos jogadores e a qualidade coletiva da equipa.”

AUSÊNCIA DE ANDERSON E CLAUDEMIR: “Nós, mesmo sem se falar muito, somos uma equipa relativamente jovem. Para além de dois jogadores que jogam habitualmente e que dão à nossa equipa uma consistência muito grande, não só a nível dos conhecimentos de jogo, mas também devido às suas características, aportam também experiência além da consistência e qualidade. O Claudemir transmite-nos muita experiência e segurança no meio-campo, quiçá o único jogador na posição 6. A equipa e o plantel têm trabalhado muitíssimo bem. Temos jogadores que nos asseguram a possibilidade de sermos exigentes no nosso jogo e mantermos o equilíbrio naquilo que pretendemos no nosso jogar. Vão estar jogadores diferentes, vão dar coisas diferentes, mas acreditamos que eles possam render ao mesmo nível. Vamos acreditar e pensar que essas mudanças vão dar oportunidade a outros jogadores de poderem mostrar o seu valor, de irmos atrás dos objetivos e das prioridades que temos para jogo, que é trazer pontos para casa e rapidamente conseguirmos o nosso objetivo.”

APOIO DOS ADEPTOS: “Os adeptos são muitíssimo importantes. Vê-se que há uma grande afinidade entre a equipa e os adeptos que os vão apoiar e isso será determinante. Há cerca de 2 ou 3 jornadas, fiz essa mesma menção, de que isto vai ser uma luta porque ninguém quer perder a sua posição nesta competição e temos de lutar por isso. Estamos com uma boa margem, mas temos de chegar àquilo que foi o nosso objetivo estabelecido enquanto equipa, que era tentarmos andar próximos daquilo que fizemos na primeira volta.”