Difícil de aceitar

FC Vizela termina sem pontos, mesmo com as melhores ocasiões do jogo e algumas decisões que custam a entender. Benfica vence por 2-0, só matou o jogo de penálti aos 90+5′ e quando o Vizela já estava com 10…

Um dia de orgulho, um jogo pujante, imensas ocasiões de golo desperdiçadas e alguns lances polémicos em prejuízo do Vizela. No mais importante – o resultado – venceu o Benfica, unicamente porque foi mais eficaz.

O jogo começou com os encarnados por cima. A pressão do Benfica e a organização na recuperação imediata da bola empurraram o Vizela para trás. Sem conseguir ligar na primeira fase de construção, o Benfica apoderou-se da posse e dos primeiros lances de perigo da partida. Gonçalo Guedes, Gonçalo Ramos e Neres, nos primeiros 15 minutos, apareceram em boa posição para marcar, mas os remates foram sempre intercetados pelos defesas do Vizela, que cresceu logo depois. Ainda assim, só aos 18′ a equipa se mostrou, quando Claudemir encontrou Osmajic a fugir para a baliza. O montenegrino passou por Otamendi e foi derrubado. O árbitro, Nuno Almeida, mostra cartão amarelo. O Vizela tinha acordado de vez e aos 25′ Samu lançou Kiko Bondoso, o extremo isolou-se e, de pé esquerdo, bateu para a baliza. Valeu a perna esquerda de Vlachodimos a fazer uma extraordinária intervenção. A reação imediata chegou por Grimaldo. Mas foi só. A bola continuou a ser mais tempo do Benfica, mas o jogo ficou mais repartido e os grandes momentos eram do Vizela, que cada vez mais encontrava espaço certos as combinações e transições que são sempre tão perigosas. Aos 34′ Osmajic e Nuno Moreira tiveram nos pés ocasiões consecutivas soberanas para inaugurar o marcador. Aos 37′ a equipa continuava a carregar, mas no contra-ataque o Benfica fez o primeiro do jogo. Com felicidade, dois ressaltos e o sentimento que, nessa fase, já era de injustiça.

O início do segundo tempo não foi diferente. Claudemir deu o sinal, já na grande área, mas valeu novamente Vlachodimos. Aos 53′, Osmajic é pisado por Bah na pequena área, mas árbitro e VAR mandam seguir. E enchia-se de peito o Vizela, que aos 64′ dispôs da melhor ocasião do jogo, se bem que as descritas no primeiro tempo já o haviam sido bem escandalosas. Nesta, Samu cruzou para Osmajic desviar à trave. A bola sobra para Kiko Bondoso, mas Vlachodimos supera-se e evita milagrosamente o empate. Só dava Vizela, carregava o Vizela, mas nada de aparecer o empate.

Com o tempo a passar, o último fôlego para salvar pontos morreu na expulsão de Anderson, aos 87′ e, mais tarde, num penálti sobre Grimaldo que o Benfica converteu através de João Mário, aos 90+4′, ele que agora é o melhor marcador do campeonato, com 14 tentos.

Ao Vizela resta orgulhar-se do jogo mais complicado do líder esta época e acreditar que este trabalho e coragem evidenciadas vão render vitórias novamente em breve.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 0–2 SL Benfica

Local: Estádio Futebol Clube de Vizela (5872 espectadores)

Árbitro: Nuno Almeida

Assistentes: André Campos | Pedro Felisberto

4º Árbitro: Marcos Brazão

Vídeo-árbitro (VAR) / AVAR: António Nobre / Nélson Pereira

FC Vizela (4x3x3): Buntic; Igor Julião, Anderson, Bruno Wilson, Kiki (C) (Matheus Pereira, 77’); Samu, Claudemir (Mendez, 69’), Raphael Guzzo (Pedro Ortiz, 60’); Nuno Moreira (Matías Lacava, 60’), Osmajic (Etim, 76’), Kiko.

Suplentes não utilizados: Luiz Felipe, Ivanildo Fernandes, Rashid, Tomás.

Treinador: Manuel Tulipa

SL Benfica (4x2x3x1): Odysseas; Bah, Otamendi (C), António Silva, Grimaldo; Aursnes, Florentino; Neres (Rafa, 83’), João Mário, Guedes (Chiquinho, 59’) (João Neves, 90’); Gonçalo Ramos (Musa, 83’).

Suplentes não utilizados: Samuel Soares, Gilberto, Lucas Veríssimo, Tengstedt, Morato.

Treinador: Roger Schmidt

Golos: João Mário (38’), (90’+5’)

Cartões Amarelos: Raphael Guzzo (17’), Otamendi (18’), António Silva (43’), Claudemir (61’), Anderson (79’), Anderson (87’).

Cartões Vermelhos:  Anderson (87’)

“Tivemos várias ocasiões de golo. Merecíamos mais. Tenho de deixar uma palavra de enorme orgulho”

Samu (jogador do FC Vizela)

“Os jogadores foram muito corajosos, não tiveram medo nenhum. Tivemos ocasiões incríveis. O resultado não ilustra em nada o jogo”

Tulipa (treinador do FC Vizela)