Um triunfo de gala numa luta até ao fim

Sub-19 vencem o FC Porto (2-1) com golo de Martim Fortes aos 90+4′. A equipa vizelense desperdiçou inúmeros golos quando vencia por 1-0 e o empate do FC Porto aos 87′ quase deitava tudo a perder, mas a atitude e alma reveladas não o permitiram.

Num dia inédito e em que os Sub-19 se estrearam a jogar no Estádio do FC Vizela, um resultado igualmente histórico. Não tanto pelo triunfo sobre o FC Porto (2-1), mas essencialmente porque foi o primeiro num jogo da fase final. E foi completamente justo, apesar de terem sido os dragões a começar melhor. A partida teve, aliás, muitas emoções.

O jogo frente ao FC Porto começou com grandes emoções. O adversário entrou em campo com sede de vitória e atacou o FC Vizela em todas as direções nos primeiros minutos. Nesse período valeram duas excelentes intervenções de Thiago Pereira para manter o nulo: primeiro com Joel Carvalho isolado, depois num remate de meia distância de Mariano Regal. A seguir foi Agbonifo a atirar ao lado. Foi, por isso, contra a tendência do jogo, que o Vizela inaugurou o marcador. António Ribeiro fez penálti sobre Rodrigo Ramos, Lourenço Teixeira bate o penálti aos 10′ e marca o primeiro golo desta segunda jornada do Campeonato Nacional de sub-19.  A equipa do FC Vizela ganhou destreza logo após este momento e teve depois oportunidades para aumentar o resultado. Destaca-se um momento sublime de Rodrigo Ramos, que pegou na bola no seu meio-campo, foi para cima de três adversários e soltou Libório que, isolado viu Diogo Fernandes evitar o 2-0. Rodrigo Ramos destacava-se nesta fase do jogo e foi ele que, aos 29′, viu o guarda-redes portista levar a melhor. A assistência era de Tiago Brito, que fez um jogo praticamente perfeito, quer a defender, quer a lançar o ataque.

Com várias faltas e três cartões amarelos nesta primeira parte do jogo, o FC Vizela sai para intervalo com uma justa vantagem mínima, frente a um FC Porto que não desistiu de tentar alcançar a vitória neste frente a frente. Durante a segunda parte, o FC Vizela teve uma prestação incrível em campo e continuou superior, embora com a vantagem que a expulsão de Bruno Pires (49′) conferiu. A estratégia de João Pacheco ganhou expressão e as substituições operadas mantiveram sempre a equipa por cima do jogo. Aos 57′ um lance fantástico entre Ramos e Freitas deixa Lourenço na cara do golo, mas este pega mal na bola. Aos 67′ foi novamente Lourenço a atirar ao lado depois de lançado por Martim Boloto. A seguir é Carreira a cabecear por cima. Era um vendaval de lances de ataque e ocasiões desperdiçadas. Pelo meio, Gabriel Brás rematou ao lado e numa ou outra jogada de Umaro Candé o FC Porto lá se mostrava.

Aos 85′ é Tiago Brito num lance individual genial a permitir a melhor defesa da tarde para Diogo Fernandes. Aos 87′ é Gui. E como quem não marca, sofre, no mesmo minuto o camisola 17 da equipa do FC Porto, Alfa Baldé, fez mesmo o empate. E foi aqui que, além da qualidade, entrou a alma vizelense e de uma equipa que não se deu por vencida e, no último minuto de compensação, aos 90+4′, chegou finalmente ao triunfo. Martim Fortes faz o golo da vitória para o FC Vizela, após assistência de Gonçalo Malheiro e pormenor de classe de Gui. A alegria gerada no campo e no jogador, levou a que este visse o segundo cartão amarelo por ter festejado o golo da vitória com o tirar da camisola. Mas o triunfo não escaparia.

O FC Vizela soma assim 3 pontos nesta segunda jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de Juniores A da primeira divisão, subindo para 3º lugar da tabela, a par de Benfica e Estoril Praia, atrás de Famalicão e Sporting (6 pontos) e à frente de FC Porto e SC Braga (1 ponto) e Alverca, ainda sem nenhum. O próximo jogo disputa-se frente ao Benfica no próximo dia 25 pelas 15h00 no Estádio Municipal de Vilarinho.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 2-1 FC Porto

Local: Estádio do FC Vizela

Árbitro: Márcio Torres (AF Viana do Castelo)

FC Vizela: Thiago Pereira; Tiago Freitas (João Pacheco 63’), João Alves, Rui Carreira (C ), Tiago Abreu (Califo Baldé 84’); Tiago Brito, Martim Boloto, António Infante (Martim Fortes 63’); Lourenço Teixeira, Ricardo Libório (Gonçalo Malheiro 63’), Rodrigo Ramos (Guilherme Reis 73’).

Suplentes não utilizados: Pedro Dinis; Rodrigo Dias, Diogo Magalhães, João Bernardo

Treinador: João Pacheco

Porto: Diogo Fernandes; Bernardo Ferreira, António Ribeiro (C ), Gabriel Brás, Adramané Cassama (Martim Silva 54’); Mariano Regal, Bruno Pires, André Oliveira (Tiago Andrade 79’); Jeremy Agbonifo (Alfa Baldé 79’), Joel Carvalho (Francisco Guedes 54’), Umaro Candé.

Suplentes não utilizados: Denis Gutu, Luís Gomes. Ussumané Djaló, Tiago Campas, Jesus Diaz.

Treinador: Nuno Capucho

Cartões Amarelos: Tiago Freitas (13’) António Infante (47’) Thiago Pereira (60’) Martim Fortes (77’ e 90+5’); António Ribeiro (9’) Bruno Pires (24’)  Adramané Cassama (51’) Bernardo Ferreira (74’)  Umaro Candé (88’)

Golos: 1-0 Lourenço (10′); 1-1 Alfa Baldé (87′); 2-1 Martim Fortes (90+4′)

Cartões Vermelhos: Bruno Pires (49’ por acumulação) e Martim Fortes (90+5′ por acumulação)