Kiki resgata justiça

O FC Vizela empatou a um golo em Barcelos numa partida viva, cuja história podia muito bem ter iniciado de forma completamente diferente, tal a força da entrada em jogo. Após uma primeira metade sem golos, o Gil Vicente adiantou-se com felicidade, depois de ver Buntic agigantar-se num penálti, mas foi a equipa de Tulipa quem melhor fechou o encontro, com um golpe de raça por parte do capitão Kiki, que, ao jogo 50 na Liga, estreou-se a marcar e repôs justiça no resultado.

Quem viu a primeira parte, em particular a meia hora inicial, seguramente não imaginaria um desfecho destes para o emblema da Rainha. O início demolidor do FC Vizela, com Raphael Guzzo e Samu a assistirem na bancada, não teve, porém, a devida e merecida expressão no capítulo da finalização. Que o diga Osmajic.

Mais de uma mão cheia de soberanas oportunidades de golo nesse período vincou bem o objetivo de Tulipa e dos seus jogadores para esta deslocação ao Cidade de Barcelos.

Logo aos 5’, Osmajic, numa recuperação a partir de um canto favorável ao Gil Vicente, galgou de um ponta à outra e, isolado, não acertou no esférico da forma que mais desejaria. Em seguida, o radar de Kiko Bondoso encontrou Osmajic, mas Rúben Fernandes tirou o pão da boca ao atacante montenegrino, antes de Andrew evitar com o corpo o remate de Kiko Bondoso.

Aos 17’, novo passe de mestre por parte de Kiko Bondoso a desmarcar Osmajic, que, em duas tentativas de remate, viu Andrew tapar a sua baliza e levar a melhor.

De resto, o guardião brasileiro do Gil Vicente estava na corrida pelo prémio MVP do jogo, ao voar para deter com uma só luva o cabeceamento de Osmajic, no seguimento de um canto muito bem executado por Rashid (23’). Que monstruosa defesa de Andrew.

Muito perto da meia hora, Nuno Moreira encontrou espaço para atirar em jeito e viu a bola embater na barra, em mais uma situação prometedora de golo para os vizelenses.

O nulo ao intervalo era muito simpático para o Gil Vicente que, apenas num livre de Carraça, se aproximou com relativo perigo da baliza de Buntic, e penalizador para o conjunto de Tulipa.

A etapa complementar iniciou de forma negativa para o FC Vizela. Ricardo Baixinho vislumbrou uma grande penalidade pouco clara de Claudemir sobre Fujimoto, mas Buntic foi irrepreensível ao ganhar no duelo com Fran Navarro, um dos principais goleadores do campeonato. Fantástica defesa de Buntic, quando estavam somente decorridos quatro minutos do recomeço.

Contudo, aos 55’, o guarda-redes do FC Vizela acabou traído pelo desvio infeliz de Bruno Wilson, que apareceu no caminho de uma bola rematada por Vítor Carvalho. Quase sem se dar por isso, o Gil Vicente colocava-se na frente do marcador, obrigando os azuis a reagir à sua imagem, depois de alguns minutos de alguma instabilidade emocional resultante do golo sofrido. Aí, tanto Ivanildo, como Buntic, não deram qualquer veleidade a Fran Navarro.

Já com Matías Lacava e Alex Méndez em campo, e, mais tarde, com Pedro Ortiz em estreia oficial, o FC Vizela voltou a pegar no jogo, a ir para cima do adversário até resgatar o ponto inteiramente justificado. Aos 76’, Alex Méndez deu o aviso na cobrança de um pontapé livre e, onze minutos volvidos, Kiki foi capitão recheado de alma a bater finalmente Andrew, na sequência de novo lance de bola parada executado pelo colega. Enorme festa dos muitos vizelenses que estiveram incansáveis no apoio e a verdade é que, nos nove minutos de tempo extra concedidos pelo árbitro, sentiu-se bem a preocupação do Gil Vicente, a jogar com menos um (expulsão de Vítor Carvalho), em segurar o ponto no seu estádio.

O FC Vizela segue então com mais um ponto a sua caminhada tranquila na Liga bwin, agora com 26 somados, enquanto espera pela visita do líder da prova, o Benfica, naquela que se prevê mais uma jornada de entusiasmo no palco de todos os sonhos.

FICHA TÉCNICA

Gil Vicente FC 1-1 FC Vizela

Local: Estádio Cidade de Barcelos (3.212 espectadores)

Árbitro: Ricardo Baixinho (AF Lisboa)

Assistentes: José Luzia / Álvaro Mesquita

4º Árbitro: Pedro Ramalho (AF Évora)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Manuel Oliveira (AF Porto) / Hugo Santos

Gil Vicente FC (4x2x3x1): Andrew; Carraça, Tomás Araújo, Rúben Fernandes (C) e Adrían Marín; Vítor Carvalho e Aburjania; Murilo (Marlon, 90’), Fujimoto (Pedro Tiba, 69’) e Boselli (Bilel, 79’); Fran Navarro.

Suplentes não utilizados: Brian, Zé Carlos, Né, Gabriel Pereira, Roan Wilson e Kevin Medina.

Treinador: Daniel Sousa

FC Vizela (3x4x3): Buntic; Bruno Wilson, Anderson e Ivanildo Fernandes (Etim, 79’); Igor Julião (Tomás Silva, 64’), Rashid (Alex Méndez, 62’), Claudemir (Pedro Ortiz, 79’) e Kiki (C); Nuno Moreira (Matías Lacava, 62’), Osmajic e Kiko Bondoso.

Suplentes não utilizados: Luiz Felipe, Alexander Schmidt, Matheus Pereira e Zohi.

Treinador: Tulipa

Golos: 1-0 Vítor Carvalho (55’) e 1-1 Kiki (87’).

Cartões Amarelos: Nuno Moreira (20’), Kiki (48’), Adrián Marín (75’), Tomás Araújo (82’), Luiz Felipe (83’), Vítor Carvalho (86’ e 90’+2’), Alex Méndez (90’+5’) e Bilel (90’+7’).

“Trocava o prémio de Homem do Jogo pelos três pontos”

Buntic (MVP do Jogo)

“A primeira parte foi claramente nossa, houve mérito dos guarda-redes, que tiveram noite inspirada. Se houvesse vitória para alguém, seria para a nossa equipa”

Kiki (capitão do FC Vizela)

“O plano era ganhar e isso ficou bem patente na primeira parte com tantas ocasiões que tivemos. O empate não nos satisfaz, mas estou contente com a equipa”

Tulipa (treinador do FC Vizela)
Uma outra perspetiva do golo apontado por Kiki (87′), que restabeleceu o empate a uma bola.