Sub-23 superam Estrela em duelo intenso

No primeiro confronto entre as duas equipas para a Liga Revelação, a formação de Joel Sampaio levou a melhor e venceu por 3-2.

Uma partida intensa e com um final emocionante. Opeyemi levou os azuis a vencer para o intervalo e, na segunda parte, o FC Vizela respondeu ao golo do empate em dose dupla através de Gonçalo Cunha e Prosper Obah. Os tricolores ainda reduziram, mas os três preciosos pontos ficaram mesmo para o emblema da Rainha.

O Estrela da Amadora entrou melhor no jogo, colocando muitas unidades no ataque e procurando surpreender a turma vizelense através da forte mobilidade dos seus jogadores. Wesley Ferreira foi um dos que ensaiou o remate, mas Manuel Baldé revelou segurança entre os postes.

Depois de aguentar o ímpeto inicial do adversário, o FC Vizela equilibrou e começou também a promover as suas ligações e a chegar com perigo à baliza defendida por Guilherme Fernandes.

Prosper Obah e Monsuru Opeyemi mostraram credenciais e começaram a colocar em sentido a defensiva tricolor, sempre bem apoiados, quer por Tiago Ventura, quer por Alejandro Alvarado.

Antes, aos 23’, Luiz Neto surgiu para o cabeceamento num canto e, momentos depois, Prosper Obah escapou pela direita e rematou ligeiramente por cima.

Até que, aos 33’, a dupla africana desbloqueou o nulo. Destaque para a boa jogada de Prosper Obah que contornou o guarda-redes adversário, não foi egoísta e serviu Monsuru Opeyemi de bandeja para a abertura do marcador. Não foi à primeira, foi à segunda e o golo, diga-se, assentou bem à equipa vizelense, mais interventiva no jogo por esta altura.

Até ao descanso, Manuel Baldé voltou a mostrar-se ao travar o remate de Ekanga Ondoa o FC Vizela foi mesmo na frente para a segunda parte.

E o jogo poderia ter ficado bem mais tranquilo para a turma de Joel Sampaio, não fosse a perdida incrível de Prosper Obah, aos 51’. Completamente isolado por um passe magistral de Alejandro Alvarado e com tudo para fazer o 2-0, permitiu a defesa a Guilherme Fernandes.

Não marcou o FC Vizela, acabou por fazê-lo o Estrela da Amadora. Manuel Baldé fez uma enorme defesa, evitando o empate de bola corrida, mas já não conseguiu evitar o 1-1 da marca de grande penalidade. O juiz da partida castigou falta de Gonçalo Cunha sobre Luan Farias e Wesley Ferreira, na conversão, restabeleceu a igualdade. Não por muito tempo.

O FC Vizela lançou novas ofensivas em busca do triunfo e acabou por conquistar também uma grande penalidade a punir mão de Caiser Gomes a travar remate de Monsuru Opeyemi. Gonçalo Cunha recolocou então a equipa vizelense em vantagem, aos 65’.

Volvidos dois minutos, Prosper Obah, superiormente desmarcado por Tiago Ventura, assinou o 3-1, um cenário que deixou o adversário descaraterizado. Aí, Alejandro Alvarado teve nos pés a soberana possibilidade de sentenciar definitivamente o desafio, aos 75’, mas permitiu defesa.

Quando já nada o fazia prever, o Estrela da Amadora reentrou na discussão do resultado ao reduzir a diferença através de um cabeceamento sem oposição de Isnaba Graça.

Os instantes finais foram, portanto, alucinantes, mas o FC Vizela conseguiu segurar a preciosa vitória, a primeira nesta Fase de Apuramento de Campeão, ao cabo de duas rondas.

Segue-se novo desafio no Estádio do Clube Desportivo das Aves, no próximo dia 15 de Fevereiro, às 11h00, diante do FC Famalicão.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 3-2 CFE Amadora

Local: Estádio do CD Aves (Vila das Aves)

Árbitro: Pedro Vieira (AF Braga)

Assistentes: José Meireles e Luís Pinto

FC Vizela: Manuel Baldé; Rafael Lopes (Rúben Alves, 76’), Luiz Neto, Gonçalo Cunha e Sylvestre Costa; Tiago Carvalho (C) (Jota Rego, 76’), Luis Marrugo e Monsuru Opeyemi (Leyner Palacios, 68’); Alejandro Alvarado, Prosper Obah (Gabriel Carvalho, 78’) e Tiago Ventura (Patrick Bohui, 68’).

Suplentes não utilizados: Martim Sousa, Emmanuel Adeyemo, Guilherme Sequeira e Adulai Candé.

Treinador: Joel Sampaio

CFE Amadora: Guilherme Fernandes; Didier Mosquera (Miguel Pinto, 69’), José Dramé (João Faria, 78’), Caiser Gomes (C) e Rafael Tavares; Tiago Antunes (Manuel Figueiredo, 45’), Michel Camargos e Samuel Njoh; Luan Farias, Ekanga Ondoa (Brenner Santos, 69’) e Wesley Ferreira (Isnaba Graça, 59’).

Suplentes não utilizados: Martim Duarte, Hugo Costa, Kenio Cabral, Tomás Gutierrez e Afonso Pinto.

Treinador: Nuno Marques

Golos: 1-0 Monsuru Opeyemi (33’), 1-1 Wesley Ferreira (56’, g. p.), 2-1 Gonçalo Cunha (65’, g. p.), 3-1 Prosper Obah (67’) e 3-2 Isnaba Graça (83’).

Cartões Amarelos: Rafael Lopes (47’), Manuel Figueiredo (50’), Caiser Gomes (64’) e Patrick Bohui (90’+5’).