O FC Vizela arrancou a Fase de Apuramento de Campeão no Nacional de Iniciados (2ª Divisão) com um empate caseiro diante do FC Porto ‘B’. Léo foi a tempo de resgatar um ponto para os vizelenses, depois de terem estado em desvantagem e terem desperdiçado três excelentes ocasiões para se adiantarem no marcador antes disso.
A formação comandada por Rui Martins estreou-se na fase de subida à elite maior da categoria com um empate a uma bola diante dos jovens dragões, no Municipal de Vilarinho.
Um encontro no qual o FC Vizela entrou determinado e corajoso, procurando impor o seu jogo e desfrutando mesmo de três belíssimas oportunidades para poder chegar na frente ao intervalo.
Leão, Marques e Vasco, aos 17’, 32’ e 37’, respetivamente, ameaçaram as redes dos portistas, numa primeira parte com sinal mais intenso para os vizelenses.
No reatamento, ficou a ideia de ter existido uma grande penalidade sobre Vlad por assinalar, minutos antes de o FC Porto ‘B’ inaugurar o marcador. A defensiva vizelense demorou a aliviar o esférico, este caiu nos pés de Eduardo Martins, que atirou à trave, e depois João Tavares confirmou o toque final para o golo dos forasteiros, estavam decorridos 48’.
O FC Vizela não desistiu de procurar a felicidade e acabou por sair premiado a cinco minutos do final do tempo regulamentar: bola jogada para o flanco esquerdo onde apareceu Léo a atirar rasteiro e cruzado para um golo pleno de oportunidade. Antes disso, nota para a defesa do jogo, por parte de Gonçalo Dias, que defendeu a meias com os ferros um portentoso remate de Vlad.
Este foi o único empate da jornada inaugural da prova, que contou com triunfos de SC Braga ‘B’, Sporting e Marítimo. Segue-se a primeira viagem às ilhas, desta feita, aos Açores, onde o FC Vizela irá medir forças com o SC Lusitânia, em Angra do Heroísmo.
Sub-17 avançam na Taça, Sub-18 não
Sortes distintas para as duas equipas do FC Vizela em prova na Taça da Associação de Futebol de Braga. Se os Sub-17 não tiveram problemas em eliminar o Merelinense, em casa (3-0), já os Sub-18 ficaram pelo caminho ao cair diante do Ribeirão FC (0-2), também dentro de portas.
Os primeiros entraram muito decididos no encontro e cedo chegaram ao golo, por intermédio de Pedro (9’), que teve assistência de Zé Afonso. Por sua vez, o Merelinense também ficou perto do empate por duas ocasiões, mas Mateus mostrou-se sereno e seguro.
A margem tangencial não agradava aos azuis, que carregaram no segundo tempo e atingiram a tranquilidade desejada nos últimos dez minutos, período no qual Francisco e Romeu decidiram um resultado que até podia ter conhecido mais um golo, não tivesse o remate de Zé Afonso embatido na barra.
Já os Sub-18 receberam o Ribeirão FC e não conseguiram ultrapassar o adversário, que, com golos apontados aos 29’ e 89’, venceu o jogo e deitou por terra o sonho dos vizelenses em chegarem à final da prova.
FICHA TÉCNICA SUB-15
FC Vizela 1-1 FC Porto ‘B’
Local: Estádio Municipal de Vilarinho (Vilarinho – Santo Tirso)
Árbitro: Fábio Silva (AF Aveiro)
Assistentes: Marcelo Pinho e Bernardo Moreira
FC Vizela: Tomás; Sousa, Tiago, Vieira e Alves; Leão (C), Duarte e Léo (Fedia, 76’); Vasco (Maks, 40’), Cunha (Vlad, 40’) e Marques (Manu, 59’).
Suplentes não utilizados: Cláudio, Mota, Filipe, Dima e Afonsinho.
Treinador: Rui Martins
FC Porto ‘B’: Gonçalo Dias; João Peixoto (Vasco Dinis, 78’), João Matos, Filipe Silva e Martim Gonçalves; Rodrigo Gonçalves, João Brito e Eduardo Martins; Gustavo Guerra (João Miranda, 63’), João Tavares (João Felisberto, 71’) e Diogo Martins (Hildebrando Cardoso, 40’).
Suplentes não utilizados: Martim Madaíl, Tomás Silva, Rodrigo Morais, Francisco Ferreira e António Neto.
Treinador: António Gouveia
Golos: 0-1 João Tavares (48’) e 1-1 Léo (75’).
Cartões Amarelos: Rodrigo Gonçalves (59’) e João Miranda (71’).
FICHA TÉCNICA SUB-17
FC Vizela 3-0 Merelinense FC
Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela (Vizela)
Árbitro: Arménio Abreu (AF Braga)
Assistentes: João Salgado e Miguel Sampaio
FC Vizela: Mateus; Simão, Hugo Alves, Alex e Dani; Cruz (C), Hugo Costa (Miguel, 68’) e Zé Afonso; Luís Pinto (Romeu, 60’), Pedro e Francisco (Ivo, 74’).
Suplentes não utilizados: Nogueira, Hélder, Rubinho e Ruizinho.
Treinador: Paulo Ribeiro
Golos: 1-0 Pedro Carvalho (9’), 2-0 Francisco (70’) e 3-0 Romeu (75’).
Cartão Amarelo: Cruz (30’).
FICHA TÉCNICA SUB-18
FC Vizela 0-2 Ribeirão FC
Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela (Vizela)
Árbitro: Cláudio Fonseca (AF Braga)
Assistentes: Patrícia Carneiro e Ana Peixoto
FC Vizela: Martim Sousa; Reis, Xico, Martim e César; João Diogo (C), Edgar (Bernardo, 79’) e Dinis; Sousa (Jota, 79’), Santiago e Joshua Emenike.
Suplente não utilizado: Leandro.
Treinador: Miki
Cartões Amarelos: Reis (44’) e João Diogo (90’+4’).