Sub-23 com entrada em falso

Derrota (2-0) em casa do SC Braga na primeira jornada da fase final da Liga Revelação.

O FC Vizela entrou com o pé esquerdo na discussão do título da Liga Revelação, ao perder em casa do SC Braga por 2-0. Curiosamente, sofreu ambos os golos na fase em que melhor se apresentava e depois de oportunidades para marcar primeiro. Mais maduros, os arsenalistas foram também mais eficazes e souberam jogar em desvantagem numérica. Mas já lá vamos.

Leyner teve nos pés os primeiros ensejos da primeira parte, ora a receber no pé ora no espaço, sempre na direita e a fletir para dentro. Aos 13’ foi precisamente ele a fazer o primeiro remate perigoso, mas a bola saiu ao lado da baliza bracarense. Pouco depois (17’) foi Jota a ensaiar o remate de longe, mas a pontaria estava desafinada.

A lesão de Hugo Oliveira (entrou o estreante Rafael Lopes, Ex-Sporting) à passagem da metade da primeira parte acabou por retirar confiança à equipa e o Braga aproveitou para crescer e se acercar da baliza de Nader. Idalécio teve a primeira manifestação clara desse crescimento e apareceu ao segundo poste a encostar ao lado um bom cruzamento de Nzanza. Crescia o Braga, mas acabou por não ser de forma propriamente organizada a chegar ao golo, mas antes numa desatenção e troca de passes falhada entre Gonçalo Cunha e Ventura. Rodrigo Macedo recuperou a bola, isolou-se e rematou cruzado. Estavam decorridos 40 minutos de jogo.

Na segunda parte o Vizela entrou muito mais afoito e com soluções ofensivas muito mais variadas. E podia ter empatado logo à passagem do minuto 50, mas Ventura emendou mal, na pequena área, um cruzamento perfeito de Opeyemi. Praticamente de seguida, o nigeriano apareceu de cabeça na pequena área para uma defesa monstruosa de João Carvalho. O lance foi, porém, invalidado por fora-de-jogo.

Com menos um, o Braga foi baixando linhas. Mas na verdade nunca se fechou ao ataque e foi com uma abordagem diferente que retomou as saídas perigosas para o ataque. Nader ainda tirou uma primeira investida de Edgar Braga, mas foi impotente para evitar o bis de Rodrigo Macedo, que num lance individual se impôs à defesa vizelense. Com 10, a equipa arsenalista deu-se sempre melhor do que o Vizela, que nunca se adaptou à nova condição nem teve paciência e cabeça para organizar o seu jogo à medida do necessário. E assim se chegou ao fim do jogo. O FC Vizela recebe agora o Estrela, na segunda jornada da prova.


FICHA TÉCNICA

SC Braga 3-0 FC Vizela

Local: Cidade Desportiva do SC Braga

Árbitro: Daniel Vale (AF Braga)

SC Braga: João Carvalho; Nuno Matos, Pedro Pereira, Mario Junior, Leandro Dias; Edgar Braga (Ivo Lopes 90+3′), Djibril Soumare, João Vasconcelos; Idalécio Dias (Mateus Santos 78′), Rodrigo Macedo (Pedro Rocha 85’) e David Nzanza (Gustavo Barge 78′)

Suplentes não utilizados: Gonçalo Dias, Nuno Teixeira, Marco Torres, Vicente Durand, Dinis Gama, Ricardo Rei, Miguel Teixeira, Guilherme Smith

Treinador: Rui Duarte

FC Vizela: Nader; Hugo Oliveira (Rafael Lopes 26’), Luiz Neto, Gonçalo Cunha, Sylvestre; Tiago Carvalho, Jota, Opeyemi (Patrick Bohui 81’); Leyner, Alvarado e Ventura

Suplentes não utilizados: Martim Sousa, Adeyemo, Rui Carreira, Sequeira, Tiago Brito, Martim Boloto, Candé, Sadat, Rúben Alves, Lourenço

Treinador: Joel Sampaio

Golos: 0-1 Rodrigo Macedo (40′), 0-2 Rodrigo Macedo (69′)

Cartões Amarelos: João Vasconcelos (55′ e 57′); Luiz Neto (63′), Gonçalo Cunha (80′), Rúben Alves (90+5′)

Cartões Vermelhos: João Vasconcelos (57′)