Reviravolta para mais três

Terceira vitória consecutiva nos últimos três jogos em casa e novamente com chapa 3. Mas desta foi bem mais difícil. O Rio Ave saiu a ganhar ao intervalo e foi preciso puxar de todos as forças para fechar com 3-1 para o Vizela.

E são mais três pontos para a conta do FC Vizela, que chega aos 24 e sobe – à condição – para o sétimo lugar da classificação da Liga Portugal bwin. Pelo terceiro jogo consecutivo em casa – e a forte presença dos adeptos não é alheia a isso – o Vizela vence e com números especiais: marcou mais uma vez três golos (leva 9 neste período), embora desta feita tenha sofrido primeiro. E isso valoriza ainda mais o jogo desta tarde. Foi preciso muita atitude para virar contra um adversário forte que, na primeira parte, se superiorizou.

A primeira parte não foi propriamente bem jogada na ótica do espectador. Poucos lances de emoção, muitas bolas perdidas e dificuldade para deixar o jogo fluir. Ainda que o lances mais claro do jogo tenha sido do Vizela – aos 13′ Jonathan faz uma tripla defesa a remates de Samu, Guzzo e Kiko, todos em excelente posição – o Rio Ave estava ligeiramente por cima do jogo, com mais bola e um futebol mais articulado. O Vizela sentia dificuldades na pressão e nunca se assumiu verdadeiramente. Ainda assim, o golo do Rio Ave nasceu quando já poucos esperavam, mesmo sobre o intervalo, na sequência de um penálti convertido por Aziz em cima do intervalo.

Na segunda parte mudou tudo. Mas muito por culpa do impulso Samu, que num momento de pressão roubou a bola ao guarda-redes Jonathan e fez o empate com classe. Estavam decorridos 55′ e foi esse o clique que mudou o jogo todo. O Vizela recuperou a sua face habitual, chegou-se à frente, recuperava a bola alta e atacava muito e bem melhor do que até então. O 2-1 é um exemplo da soma de todos esses predicados. Kiko insiste pela direita, Nuno Moreira ajuda e Julião ganha o espaço na grande área para entrar de rompante e cabecear para a reviravolta. O Rio Ave reagiu depois, mas só ameaçou de longe, especialmente por Guga. Em contra-golpe os vizelenses ameaçavam o terceiro. E foi com essa dicotomia que o jogo chegou a outro momento chave: a expulsão de Aderllan Santos (6′), por falta perigosa sobre Osmajic. O Rio Ave sucumbiu nessa altura e o terceiro golo acaba por surgir com naturalidade, mas imenso mérito de Osmajic, que mesmo com a cabeça ligada e entre dois adversários ganhou o duelo e correu meio campo para bater Joanthan e soltar, de vez, a festa.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 3-1 Rio Ave FC

Local: Estádio do Futebol Clube de Vizela (3.519 espectadores)

Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto)

Assistentes: Nélson Cunha / Hugo Santos

4º Árbitro: André Neto (AF Vila Real)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Carlos Macedo (AF Braga) / Nuno Manso

FC Vizela (4x3x3): Buntic; Igor Julião, Bruno Wilson, Anderson (Ivanildo Fernandes, 62’) e Kiki (C); Claudemir (Rashid, 76’), Raphael Guzzo e Samu (Matheus Pereira, 85’); Nuno Moreira (Alex Méndez, 76’), Osmajic e Kiko Bondoso (Matías Lacava, 85’).

Suplentes não utilizados: Luiz Felipe, Alexander Schmidt, Zohi e Tomás.

Treinador: Tulipa

Rio Ave FC (3x5x2): Jhonatan; Patrick William, Aderlan Santos e Josué (Sávio, 75’); Costinha, Samaris (Hernâni, 70’), Guga (C), João Graça e Fábio Ronaldo (Paulo Vítor, 70’); André Pereira (Leonardo Ruiz, 62’) e Aziz (Boateng, 62’).

Suplentes não utilizados: Magrão, Bruno Ventura, Miguel Baeza e Pantalon.

Treinador: Luís Freire

Golos: 0-1 Aziz (45’+1’), 1-1 Samu (55’), 2-1 Igor Julião (65’) e 3-1 Osmajic (90’+2’).

Cartões Amarelos: Costinha (22’), Samaris (42’), Kiki (47’), Anderson (62’), Samu (68’) e Igor Julião (80’).

Cartão Vermelho: Aderlan Santos (86’).

“É um sentimento de muita alegria, principalmente por termos conquistado os três pontos. Quero deixar uma palavra de agradecimento a estes grandes adeptos que são o 12º jogador”

Samu (Jogador do FC Vizela e MVP do jogo)

“Ao intervalo as sensações dos jogadores eram iguais às nossas. Melhorámos na agressividade e na pressão e depois fomos mais fortes. A energia dos adeptos ajudou muito”

Tulipa (Treinador do FC Vizela)