Primeira volta histórica e muitos destaques

FC Vizela tem mais golos marcados, menos sofridos, mais pontos e outros registos muito interessantes. Os destaques individuais também em análise.

Falta apenas um Estoril Praia-Boavista para fechar a primeira volta da Liga Portugal bwin, mas seja qual for o resultado desse desafio, o FC Vizela já sabe que arrancará a segunda metade da época num histórico nono lugar, na primeira metade da tabela classificativa, melhor posição de sempre nas três ocasiões em que os vizelenses jogaram na principal divisão do futebol português. A época de 1984/95, já se sabe, não foi propriamente bem sucedida em termos desportivos. O FC Vizela era, então, antepenúltimo classificado, com 10 pontos, que agora equivaleriam a 13. Na época finda, a primeira após o regresso, a equipa então orientada por Álvaro Pacheco era 12ª classificada, com 16 pontos, 16 golos marcados e 28 sofridos.

Na altura assumiu-se o objetivo de melhorar e a verdade é que isso tem sido conseguido em toda a linha: além do nono lugar, o Vizela somou mais cinco pontos (tem 21), marcou mais (19) e sofreu muito menos (17). Aliás, é uma das seis equipas desta Liga com diferença de golos positiva, a par de SL Benfica, SC Braga, FC Porto, Sporting CP e Casa Pia AC. E tudo podia ser ainda melhor, não fossem as retas finais dos jogos. Se terminassem aos 75 minutos, então o Vizela era quinto classificado. Mas não terminam e é necessário ter foco mesmo até ao fim.

Além disso, esta equipa é o sexto melhor ataque da prova e a quinta melhor defesa, números que prometem uma segunda volta ao nível que todos pretendem. Mas há mais: o Vizela é a quinta equipa com mais remates (226) efetuados na primeira volta, apenas atrás SC Braga, SL Benfica, FC Porto e Sporting CP, por esta ordem. Da mesma forma, é a quinta equipa que mais vezes toca na bola na grande área (281), novamente atrás dos quatro candidatos ao título, ainda que seja o FC Porto a dominar neste ranking específico. O Vizela é a 10ª equipa com mais pontapés de canto, a 11ª que mais cruza e uma das que menos penáltis beneficiou: apenas dois. Menos só mesmo o Santa Clara, com um.

Nos rankings defensivos, progressos muito evidentes desde a época passada. Só sete conjuntos permitem menos remates aos adversários do que o FC Vizela, só sete são mais fortes nos duelos (60% de eficácia). O único item realmente negativo está nas perdas de bola: nenhuma equipa perde tantas na I Liga. Já agora, em matéria de cartões: 58 amarelos fazem da Rainha a segunda equipa mais admoestada (Vitória SC viu 68) e com mais de quatro expulsões apenas Vitória SC, CD Santa Clara e FC Paços de Ferreira.

Se os números coletivos têm sido muito bons, os individuais acabam por dar força a essa mais valia grupal do FC Vizela. Há vários jogadores que se destacam e a democracia do golo e das assistências confirmam que este é uma equipa que vale pelo seu todos e pela soma da ação de vários jogadores de enorme qualidade. Ainda assim, aqui fica quem mais se destaca em cada área específica.

Mais jogos: Buntic, Kiko Bondoso, Samu e Nuno Moreira (17)

Mais minutos : Buntic (1530), Anderson (1440), Kiko Bondoso (1424)

Mais golos: Osmajic (4), Anderson (3), Kiko Bondoso, Samu e Zohi (2)

Mais assistências: Samu (3), Zohi, Tomás Silva e Raphael Guzzo (2)

Participação em golos: Samu (5), Zohi (4), Kiko Bondoso e Raphael Guzzo (3)

Mais remates: Nuno Moreira (36)

Mais remates de fora da área: Samu (22)

Mais remates de cabeça: Bruno Wilson (9)

Mais cruzamentos: Kiki (22)

Mais dribles: Kiko Bondoso (60)

Mais toques na área: Kiko Bondoso (46)

Mais duelos de cabeça ganhos: Anderson (58,8%)

Mais duelos de cabeça ganhos na própria área: Bruno Wilson (78,8%)

Mais passes para ocasião: Kiko Bondoso (14)

Mais passes por jogo: Guzzo (47)

Mais ações por jogo: Guzzo e Samu (70)

Suplentes mais utilizados: Zohi (7), Nuno Moreira, Alex Méndez e Rashid (6)

Mais amarelos: Raphael Guzzo (7), Kiki Afonso (6), Alex Méndez (5)