Tulipa: “A equipa mostrou caráter”

O treinador do FC Vizela retirou ilações positivas do jogo com o Sporting, apesar da derrota e da forma como esta aconteceu, para lá do tempo regulamentar. Tulipa considerou que a sua equipa realizou uma boa prestação, recheada de caráter e coesão, numa estratégia que, por muito pouco, não colheu os frutos desejados. A fechar, num balanço à melhor primeira volta da equipa na 1ª Liga, Tulipa destacou aspetos a melhorar na segunda.

ANÁLISE AO JOGO: “Estivemos a muito pouco tempo de fazer um ponto contra uma equipa muitíssimo boa, que nos causou alguns problemas e que nos fez ajustar muitas coisas durante o jogo e posicionamentos mais defensivos do que o habitual. A equipa mostrou caráter nas alturas em que o Sporting nos remeteu para o nosso meio-campo defensivo. Estivemos coesos. Tiro uma ilação positiva deste jogo. É uma equipa que vai crescendo, vai tendo compromisso com as ideias e vai sendo competitiva. O caminho é este.”

LANCES DO 1-1 E 2-1: “Não sou analista de arbitragem, sou treinador. O que me compete a mim analisar é que, quando a bola bate no árbitro, é importante perceber quem é que ganha a bola e quem estava mais próximo dela. Era a nossa equipa e então continuámos. No último lance, na minha opinião, marcou-se grande penalidade, mas também podia não se marcar. É uma decisão do árbitro. Muitas vezes erram, eu também erro. Sinceramente esse lance, se fosse fora da grande área, noutro espaço do terreno, seria falta a nosso favor. É o jogador do Sporting que baixa a cabeça. O árbitro fez uma boa arbitragem. Foi chamado pelo VAR, porque ele não tinha marcado qualquer falta, portanto, siga.”

EFICÁCIA NOS CORREDORES: “É verdade que controlámos muito bem os corredores laterais, mas não controlámos bem a profundidade nas nossas costas no corredor central. Sentimos dificuldades. O Trincão baixa muitas vezes para fazer sobreposição e do outro lado o Edwards. Fomos controlando e quando nos deram espaço para ter bola, quando encontramos o Guzzo  e o Samu, fica mais fácil. O nosso jogo tem uma clarividência muito grande quando temos bola, quando esta circula por eles. Penso que o domínio do Sporting foi mais acentuado na primeira parte, pese embora a minha equipa tenha tido momentos importantes no jogo.

ALTERAÇÕES NO SPORTING: “Na segunda parte, essa troca acrescentou qualidade ao Sporting no último terço. Nós perdemos alguma frescura nos nossos alas. Defenderam muito bem o corredor. Muitas vezes, provocámos desvantagens no adversário, mas isso provoca desgaste. Se repararem, tivemos um ataque perto do final com o Kiko, que, normalmente, é forte nesses duelos, não foi o caso devido a alguma fadiga. O contexto tático levou-nos a ter fadiga. Jogámos com uma linha de cinco, o que não é habitual.”

LINHA DE CINCO: “Estava praticamente preparada há duas semanas atrás. Tínhamos um esboço da análise ao Sporting e, porque não tivemos o nosso 6 (Claudemir), mais se vincou essa ideia. Fizemo-lo por razões muito simples. O Sporting mete muita gente na última linha e nós não queremos atrasar os nossos médios para entrar e recompor uma linha a cinco dinâmica, então preparámos isso para, quando ganhássemos a primeira bola, os nossos médios estarem em posição e os alas andarem por dentro para ganharmos a segunda bola e avançar no jogo. Em alguns momentos, fizemos isso muitíssimo bem. O Aidara fez um bom jogo. Acabou por não ter o efeito que pretendíamos, pois queríamos levar pontos, mas o plano resultou porque criou alguma surpresa no adversário e esse envolvimento que o Sporting tem por fora não foi tão vincado como é habitual.”

BALANÇO DA 1ª VOLTA: “Como sabem, este é o segundo ano consecutivo na 1ª Liga e há um contexto muito simples, assegurar a permanência o mais rapidamente possível. Dos anos em que a equipa participa na 1ª Liga, este é o melhor resultado de uma primeira volta. Fizemos um número de pontos nunca antes alcançado. Mas também olhamos para trás, para o bom trabalho feito e temos que pensar que até podia ser melhor. Estes rapazes têm competência, jogam bem, têm prazer, dão-se bem, acreditam muito nos propósitos que lhes lançámos para o jogo. Estes minutos finais têm penalizado muito a equipa. Se repararem, o jogo com o Benfica também foi num penálti quando passava da hora. Se reportamos um bocadinho à história de como se perderam pontos, os erros, provavelmente muitas das coisas que aconteceram quando estamos num grau de fadiga elevado, então por aí há margem para trabalharmos esse aspeto e melhorar a nossa equipa.”