Sub-19 fazem história e vão discutir título nacional

O FC Vizela garantiu uma inédita presença na fase de Apuramento de Campeão Nacional de Juniores ‘A’ ao vencer o Paços de Ferreira por 4-2.

Um feito absolutamente histórico nos pergaminhos do clube, alcançado na penúltima jornada desta fase, depois de superada uma desvantagem de dois golos na receção aos castores. Ainda na etapa inicial, Fortes bisou na cobrança de duas grandes penalidades, antes de Libório operar a reviravolta completa sobre o intervalo. O resultado ficaria selado no segundo tempo através de Infante.

Foi a vitória mais saborosa da temporada, entre muitas outras fundamentais para todo este belíssimo trajeto do emblema da Rainha na divisão maior da categoria de Juniores ‘A’. Um marco assinalável do FC Vizela numa partida que diz muito da época que está a viver, pois a equipa teve de superar dificuldades, munir-se da sua valentia caraterística e contornar com muito mérito a adversidade de um resultado negativo.

Os azuis entraram muito bem no jogo. Uma ameaça de Lourenço, seguida de um cabeceamento de Fortes à barra e uma recarga de Libório por cima indicaram a vontade dos vizelenses em quererem chegar ao golo o mais rapidamente possível.

Ironicamente, acabou por ser o Paços de Ferreira a adiantar-se no marcador, aos 15’. Rodrigo Silva foi rápido no contragolpe e, com um toque subtil sobre Pedro Dinis, colocou o esférico no fundo das redes.

O golo foi sentido pelo FC Vizela, que viu a turma forasteira acercar-se com perigo pela segunda vez junto da sua área. Califo Baldé quase traiu Pedro Dinis no corte e, do canto correspondente, o Paços de Ferreira chegou ao 0-2. Vasco Sousa encheu o pé nas costas dos defensores vizelenses e deixou a formação de João Pacheco em apuros no resultado (19’).

Contudo, faltava ainda muito tempo para se jogar e o FC Vizela já habituou o seu público em tantas outras ocasiões a reagir com firmeza. Foi justamente o que sucedeu.

Aos 26’, Libório – que grande jogo fez o atacante – levou tudo consigo e acabou carregado em falta já dentro da área, motivando o primeiro de dois castigos máximos, superiormente convertidos por Fortes. O segundo aconteceu nove minutos depois, desta feita a punir derrube de Dani sobre Freitas. Fortes aproveitou para bisar na contenda e contribuir para uma grande recuperação.

Ora, a reviravolta foi plena ainda antes de cair o pano da primeira parte. Belo lance de insistência do ataque vizelense com Fortes a trabalhar bem o esférico para a entrada triunfal de Libório. 3-2 e uma vantagem do FC Vizela que já se justificava.

No reatamento, o apuramento começou a desenhar-se de forma mais real com o quarto tento dos azuis, apontado por Infante. Bela entrada do lateral-esquerdo natural de Serpa a rematar rasteiro e colocadíssimo, no complemento a um primeiro remate de Freitas (58’).

O encontro entrou então numa toada mais equilibrada, sem que as duas equipas tivessem deixado de olhar para a baliza, embora sem que daí tenha resultado nova alteração no desfecho.

Os resultados da concorrência ajudavam por esta altura e no final, após alguns minutos de espera, a festa eclodiu dentro e fora das quatro linhas e o caso não era para menos: o FC Vizela acabava de fazer história com o apuramento inédito para a disputa do título nacional, o passaporte de acesso a um grupo onde terá a oportunidade de defrontar os melhores da temporada.

Com uma jornada por disputar diante do FC Porto, o aliciante extra encontra-se agora na tabela classificativa: é que os vizelenses chegam à derradeira ronda na vice-liderança da Zona Norte, a um ponto dos dragões. Por certo, os valorosos jovens do FC Vizela vão lutar por um lugar que pode atribuir ainda maior prestígio à sua campanha.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 4-2 FC Paços de Ferreira

Local: Estádio Municipal de Vilarinho (Vilarinho – Santo Tirso)

Árbitro: Pedro Ferreira (AF Braga)

Assistentes: Nuno Freitas e João Carvalho

FC Vizela: Pedro Dinis; Freitas, João Alves, Carreira (C) e Infante (Afonso Ferreira, 86’); Califo Baldé, Gui (Maga, 66’) e Martim Boloto; Lourenço (Joshua Emenike, 86’), Fortes (João Bernardo, 78’) e Libório.

Suplentes não utilizados: Fachadas, Rodrigo Dias, Ricardo Rocha, Reis e João Vítor.

Treinador: André Simões

FC Paços de Ferreira: Rui Vieira; Diogo Pinto, João Vale, Vasco Sousa (C) e Pedro Sousa; Tiago Sousa, Dani (Freitas, 45’) e Lass (Adulai, 74’); Rodrigo Silva, Miguel Salgado (Durães, 62’) e Mauro Couto (Basit, 45’).

Suplentes não utilizados: Nélson, Eduardo, Fábio Carvalho, Pedro Pinto e Diogo Rodrigues.

Treinador: Rui Vieira

Golos: 0-1 Rodrigo Silva (15’), 0-2 Vasco Sousa (19’), 1-2 Fortes (26’, g. p.), 2-2 Fortes (35’, g. p.), 3-2 Libório (45’+1’) e 4-2 Infante (58’).

Cartões Amarelos: Gui (17’), Dani (21’), João Vale (65’), Fortes (71’) e Infante (76’).