A história repete-se em Lisboa…

Desfecho absolutamente inglório para um FC Vizela que foi grande em Alvalade e que só acabou derrotado por uma grande penalidade determinada pelo VAR no tempo extra.

Alex Méndez respondeu bem ao golo de Pedro Gonçalves, o conjunto de Tulipa deu sempre muita luta do início ao fim, mas a segunda deslocação à capital não permitiu trazer pontos na bagagem, tal como acontecera na visita à Luz.

O primeiro tempo não teve golos, mas teve futebol. Futebol de grande qualidade. Sem poder contar com Claudemir, habitual presença no onze vizelense, devido a lesão, Tulipa apostou em Aidara e num esquema ligeiramente diferente, mas a equipa deu uma demonstração clara de competência.

A jogar diante do seu público, o Sporting entrou pujante e criou algum perigo nos instantes iniciais, em duas situações superiormente resolvidas pela defensiva do FC Vizela. Aos 5’, Buntic preencheu a baliza, levando a melhor no duelo com Paulinho; três minutos volvidos, foi Anderson a agigantar-se perante o mesmo Paulinho, num grande corte do central azul.

Logo a seguir, o FC Vizela também mostrou as suas “garras” no ataque com Osmajic a entrar em cena. Faltou sair melhor o remate ao possante montenegrino, que furou entre os centrais, após passe de mestre de Nuno Moreira.

De resto, Osmajic voltou a ter nova chance, obrigando Adán a esticar-se entre os postes, porém, o lance seria interrompido por ligeiro adiantamento do jogador vizelense.

Desenhava-se aqui um bom período do FC Vizela no encontro. Bruno Wilson tentou a sorte de longe e a envolvência caraterística do futebol praticado pela equipa vizelense, aliada à excelente organização coletiva, começava a deixar o Sporting intranquilo e em maiores apuros.

Nem os remates de Nuno Santos e Pedro Porro, em cima do intervalo, disfarçaram o desconforto que o bom futebol dos vizelenses estava a provocar no adversário.

A etapa complementar trouxe um Sporting naturalmente inconformado com o resultado. Rúben Amorim lançou Morita ao intervalo, Arthur pouco depois, e os movimentos ofensivos dos leões culminaram no golo inaugural do jogo, apontado por Pedro Gonçalves, mesmo a fechar o primeiro quarto de hora (59’). Um golo às três tabelas, por assim dizer, que o FC Vizela não merecia sofrer por tudo o que estava a fazer até então.

Sem se intimidar com a desvantagem, a formação de Tulipa respondeu de imediato com Osmajic a cabecear uma bola cruzada da esquerda, porém, de rajada, Paulinho ficou perto do segundo ao acertar com o esférico no poste (63’).

À sua imagem, o FC Vizela nunca desistiu de lutar por outro resultado e quando partiu para o ataque, fê-lo sempre com galhardia e qualidade. Já com Matheus Pereira e Alex Méndez em campo, seriam justamente estes dois jogadores a fabricar o 1-1 com grande categoria. Excelente o cruzamento do lateral brasileiro, soberbo o cabeceamento do norte-americano “à ponta-de-lança” para um golo, qual prémio para o bom jogo do FC Vizela.

Com a partida empatada, as equipas procuraram as balizas e o golo podia ter acontecido para ambos os lados. Aconteceu para o Sporting e o lance não foi suficientemente claro em campo.

Iniciava-se praticamente os sete minutos adicionais no jogo e, numa aproximação da turma leonina à área vizelense, Paulinho e Igor Julião atacaram a bola, o jogador sportinguista baixou a cabeça e acabou por ganhar o contacto. Rui Costa, que nada havia assinalado, foi chamado pelo VAR, que determinou a marca de grande penalidade, com Pedro Porro a converter no 2-1 final, aos 90’+5’.

Uma derrota fora de horas que não deslustra mais uma grande imagem deixada pelo FC Vizela, claramente demonstradora da classificação tranquila que ocupa, a fechar aquela que foi a melhor primeira volta da história do clube na divisão maior do futebol português. Vem aí a segunda volta e os indicadores auguram boas sensações para os vizelenses.

FICHA TÉCNICA

Sporting CP 2-1 FC Vizela

Local: Estádio José Alvalade (cerca de 23.358 espectadores)

Árbitro: Rui Costa (AF Porto)

Assistentes: João Bessa Silva / Carlos Martins

4º Árbitro: Marco Cruz (AF Porto)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Bruno Esteves (AF Setúbal) / Ricardo Baixinho

Sporting CP (3x4x3): Adán; Gonçalo Inácio, Coates (C) e Matheus Reis; Pedro Porro, Ugarte (Tanlongo, 76’), Pedro Gonçalves (Chermiti, 76’) e Nuno Santos (St. Juste, 87’); Edwards (Morita, 45’), Paulinho e Trincão (Arthur, 56’).

Suplentes não utilizados: Franco Israel, Rochinha, Ricardo Esgaio e José Marsà.

Treinador: Rúben Amorim

FC Vizela (5x4x1): Buntic; Igor Julião, Bruno Wilson, Anderson, Aidara e Kiki (C) (Matheus Pereira, 66’); Nuno Moreira (Alex Méndez, 66’), Samu (Rashid, 83’), Raphael Guzzo e Kiko Bondoso (Zohi, 83’); Osmajic (Schmidt, 87’).

Suplentes não utilizados: Luiz Felipe, Matías Lacava, Tomás e Etim.

Treinador: Tulipa

Golos: 1-0 Pedro Gonçalves (59’), 1-1 Alex Méndez (75’) e 2-1 Pedro Porro (90’+5’, g. p.).

Cartões Amarelos: Paulinho (75’), Igor Julião (90’+3’), Chermiti (90’+8’) e Aidara (após final do jogo).

“Foi um grande espetáculo de futebol. Reagimos muito bem ao golo sofrido, estivemos sempre equilibrados. Foi uma primeira volta muito positiva, a melhor da história do FC Vizela na 1ª Liga.”

Raphael Guzzo (jogador do FC Vizela)

“Merecíamos pontuar. Saímos daqui dignos e com a certeza de que estamos preparados para a nossa luta que é manter o FC Vizela na 1ª Liga.”

Tulipa (treinador do FC Vizela)
O golo da nossa equipa, apontado por Alex Méndez, aos 75′.