Noite de Reis foi amarga para o FC Vizela

A equipa vizelense saiu derrotada de Vila Nova de Famalicão (2-1), numa partida em que jogou o suficiente para justificar a conquista de pontos. Contudo, os famalicenses foram felizes no timing dos golos de Alexandre Penetra e Iván Jaime, a fechar a janela da primeira parte e já na reta final do encontro, contrariando desta forma o ascendente do FC Vizela, em especial no segundo tempo, que até começou bem com Kiko Bondoso a finalizar jogada de eleição.

Numa noite muito fria e algo ventosa, o Municipal de Famalicão foi palco de um duelo interessante, que atraiu mais de três mil espectadores, com o FC Vizela a estar muito bem representando pelos seus associados e adeptos, bem audíveis no forte apoio dado.

Atendendo ao momento recente de ambos, o jogo era aguardado com expetativa, porém, a primeira parte foi quase sempre disputada sob o signo do equilíbrio e as oportunidades não abundaram, é um facto. Tal não significa que o perigo tenha sido inexistente, bem pelo contrário.

Aos 11’, Nuno Moreira obrigou Luiz Júnior a grande defesa, com um remate à entrada da área, uma primeira ameaça que Osmajic tentou replicar, aos 26’, após excelente passe de Samu.

Pelo meio, Gustavo Sá também causou algum perigo junto da baliza de Buntic. Os vizelenses, assumindo uma posição mais expectante neste período, com um pouco menos de bola, sempre que a resgatavam, tentavam criar mais oportunidades. Raphael Guzzo, aos 33’, em combinação com Osmajic, tentou a trivela, mas o esférico saiu perto do poste direito da baliza famalicense.

Cinco minutos depois, foi o FC Famalicão a causar algum embaraço através de Iván Jaime, cujo remate em arco causou sensação de golo nas bancadas.

Contudo, quando já pouco ou nada fazia prever que o nulo fosse desfeito antes do descanso, eis que Alexandre Penetra foi feliz no remate cruzado, levando a bola a tocar no poste antes de entrar para o primeiro da partida. Cumpria-se já o tempo adicional deste primeiro período.

O regresso para a etapa complementar trouxe um FC Vizela mais desinibido, muito empreendedor e com maior capacidade para ter a bola e atacar a baliza. Fruto dessa entrada mais vigorosa, o golo do empate aconteceu com toda a naturalidade. E a jogada é de se lhe tirar o chapéu: Osmajic cruza na direita, Kiko Bondoso tabela com Samu e finaliza a preceito para grande festa dos adeptos vizelenses. Tal como eles, também a equipa dava indicadores claros de estar ali ao virar da esquina a reviravolta no resultado com quase toda a segunda parte pela frente.

Isto porque, já antes do golo, Nuno Moreira travou novo duelo com Luiz Júnior, com o brasileiro a levar a melhor. Depois do 1-1, foram várias as aproximações do FC Vizela, que, por largos minutos, remeteu totalmente o FC Famalicão à sua defensiva e o público da casa não gostava.

Só que, à semelhança do primeiro tempo, quando tudo parecia encaminhado para o mínimo de um ponto na mão, primeiro Kiko Bondoso saiu ligeiramente tocado, uma saída forçada que retirou algum do pendor ofensivo dos vizelenses, depois veio o 2-1 do FC Famalicão, aos 81’, por Iván Jaime, à boca da baliza, numa das raras incursões dos da casa nesta segunda parte.

Etim juntou-se a Osmajic na frente de ataque, mas já não restava tempo suficiente para encetar a recuperação no resultado, controlado com maior ou menor dificuldade pelo FC Famalicão.

Um derrota amarga para um FC Vizela que mostrou mais do que o desfecho pode deixar transparecer, mas a felicidade parecia estar toda do lado dos famalicenses. Inclusive num lance que terá escapado ao árbitro e ao “radar” do VAR, pouco antes do golo do empate, no qual ficou toda a ideia de que Nuno Moreira foi carregado em falta na área por Riccieli.

O campeonato prossegue no próximo fim-de-semana, com o FC Vizela a receber o CS Marítimo no sábado, dia 14, às 15h30, partida referente à jornada 16.

FICHA TÉCNICA

FC Famalicão 2-1 FC Vizela

Local: Estádio Municipal de Famalicão (3.334 espectadores)

Árbitro: Tiago Martins (AF Lisboa)

Assistentes: Hugo Ribeiro / Vasco Marques

4º Árbitro: Bruno Vieira (AF Beja)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Manuel Oliveira (AF Porto) / Hugo Santos

FC Famalicão (4x2x3x1): Luiz Júnior; Alexandre Penetra, Enea Minaj, Riccieli (C) e Francisco Moura; Santi Colombatto e Gustavo Assunção (David Tavares, 79’); Iván Jaime (Zaydou Youssouf, 90’+3’), Gustavo Sá (Rui Fonte, 67’), Pablo Felipe (Ivo Rodrigues, 67’); Jhonder Cádiz.

Suplentes não utilizados: Ivan Zlobin, Diogo Queirós, Rúben Lima, Junior Kadile e Martín Aguirregabiria.

Treinador: João Pedro Sousa

FC Vizela (4x3x3): Buntic; Igor Julião, Bruno Wilson, Anderson e Matheus Pereira (Carlos Isaac, 89’); Claudemir (Etim, 89’), Raphael Guzzo e Samu (Tomás, 82’); Kiko Bondoso (Alex Méndez, 75’), Osmajic e Nuno Moreira (Zohi, 82’).

Suplentes não utilizados: Luiz Felipe, Ivanildo, Schmidt e Rashid.

Treinador: Tulipa

Golos: 1-0 Alexandre Penetra (45’+1’), 1-1 Kiko Bondoso (49’) e 2-1 Iván Jaime (81’).

Cartões Amarelos: Bruno Wilson (18’), Iván Jaime (32’), Igor Julião (43’), Gustavo Assunção (62’), Matheus Pereira (66’), Samu (72’), Claudemir (75’), Alex Méndez (85’) e Colombatto (90’+2’).

“O Famalicão foi feliz nos golos. Fizemos um grande jogo e saímos com boas sensações, apesar da derrota. Há que seguir em frente”

Raphael Guzzo (jogador do FC Vizela)

“A primeira parte foi equilibrada, a segunda foi dominada por nós. Houve compromisso com o jogo, mas não fomos eficazes”

Tulipa (treinador do FC Vizela)
Golo do FC Vizela, apontado por Kiko Bondoso (1-1, aos 49′).