Tulipa: “A equipa compreendeu muito bem o jogo e está de parabéns”

Muito satisfeito pela conquista de um grande triunfo sobre o vizinho Vitória SC, por números claros, Tulipa salientou a importância dos três pontos, a inteligência da equipa e a forma como os seus jogadores se adaptaram ao que o jogo pedia.

Samu foi a figura do encontro, com dois golos, e o treinador do FC Vizela também sublinhou a importância do seu papel na equipa, dedicando também palavras muito positivas para a qualidade do grupo que tem à disposição.

ANÁLISE AO JOGO: “O Vitória SC entrou muitíssimo bem nos primeiros minutos. Tem uma dinâmica muito interessante. Quando um adversário não consegue parar a sua primeira fase de construção, aproveita muito bem os três centrais, mete os laterais muito altos e mete muita gente por dentro e entrelinhas. Nós não estávamos a acertar com a nossa orientação de pressão. Fomos ajustando ali um bocadinho, atrasando o Samu e deixando que a pressão fosse feita pelo Osmajic. Melhorámos aí. Soubemos também ser inteligentes e olhar para as caraterísticas do nosso jogador da frente e, num lance em que recuperámos a bola e ficou espaço para atacar a profundidade, fomos eficazes. A bola saiu bem, o Osmajic foi para cima do adversário, conseguiu a grande penalidade, tivemos êxito e aí o jogo mudou um bocadinho. Ficámos mais descansados, conseguimos ter bola, que é o conforto desta equipa. Temos médios capazes e centrais que constroem bem. Na segunda parte, a história é diferente. Muita da posse que o Vitória SC teve foi sem significado. As grandes oportunidades foram nossas. Podíamos ter feito mais um ou dois golos. A equipa compreendeu muito bem o jogo e entendeu que, após o segundo golo, podíamos baixar o nosso bloco e ficar confortáveis para poder sair em transição. Fomos inteligentes e fizemos isso muitíssimo bem. Parabéns à equipa, aos que jogaram e aos que não jogaram, porque o grupo tem sido fantástico a trabalhar, a promover algumas mudanças em coisas circunstanciais que queríamos mudar para ficarmos mais fortes. Têm sido muito profissionais, a equipa é muito coesa e o mérito é daquilo que se construiu nestes últimos anos.”

RESULTADO MOTIVADOR: “São três pontos. Os outros resultados foram apertados para nós. Tínhamos esta necessidade de conseguir conquistar vitórias em casa. Os nossos adeptos são emblemáticos, aguerridos e gostam disso. Podem-nos ajudar a dar mais consistência e conforto. Foi importante para a equipa e para a nossa classificação. Foi importante também para preparar a próxima semana, um jogo contra outra equipa vizinha de qualidade. Foi importante para dar consistência ao nosso trabalho. Temos de olhar para a nossa ambição, foco e objetivo que é claramente ganhar uma distância grande para as últimas posições. E não andar no desconforto, embora ache que até no desconforto esta equipa consegue lidar melhor com as coisas.”

SEGREDO DA VITÓRIA: “Foi a adaptação ao que o jogo pedia. Isso é sintoma de uma equipa inteligente. Se reportarmos ao jogo anterior, no Dragão, fomos uma equipa com bola na primeira parte, a que teve mais domínio no jogo e depois não conseguimos continuar com a nossa intensidade na segunda parte. Hoje conseguimos fazer isso mais tempo. Depois, fomos à procura das substituições como forma de ganhar outro ímpeto, a nível físico e tático. Conseguimos, através de uma linha de cinco, ganhar consistência atrás, sermos coesos e não deixar que o adversário nos criasse oportunidades. Ao mesmo tempo, quando recuperávamos, gerávamos sempre espaço por fora e por dentro, com o Osmajic e os dois homens que metemos nos corredores para podermos sair em transição.”

IMPORTÂNCIA DE SAMU: “Ele faz parte da história e faz parte do presente. É um jogador dedicado, com um grande caráter e hoje demonstrou isso. Ele esteve ausente para corrigir uma lesão que teve, mas tem um espírito de sacrifício e uma qualidade muito grandes. Ajudou-nos hoje e espero que nos possa ajudar noutros jogos. Nós temos muita qualidade. Os nossos médios têm muita presença, caráter e gostam de ter bola. O Guzzo fez um excelente jogo, o Claudemir igual. É quase um crime ter um jogador como o Alex Méndez a suplente. Temos boas opções e estamos muito satisfeitos com o trabalho deles.”

ADEPTOS: “Já tive oportunidade de dizer isto em Mafra. Tenho muito respeito pelos clubes e pelos seus adeptos. No fundo, compreendi aquilo que aconteceu aqui. Não sou uma pessoa de rancor, não me revejo nisso. Sou uma pessoa que sabe perdoar, acima de tudo. E nós precisamos muito dos adeptos. Eu não tenho culpa daquilo que aconteceu no clube e respeito muito as pessoas que cá estão.”