Na Guerra dos Tronos, a Rainha goleou

Samu bisou, Osmajic fez o terceiro e o FC Vizela bateu [3-0] o Vitória SC num dérbi intenso, bem jogado e com um resultado justo. Ambiente na bancada ajudou a fazer a diferença.

Num dérbi histórico – e com as bancadas coloridas com as bandeiras do concelho de Vizela, estatuto conquistado há quase 25 anos – o FC Vizela levou a melhor sobre o Vitória SC, com o resultado mais folgado da época e três pontos muito saborosos que fazem a equipa subir ao 11º lugar e ganhar um conforto pontual maior. Numa espécie de Guerra dos Tronos, entre o Rei de Guimarães e a Rainha de Vizela, foi a senhora a ficar por cima. E por goleada.

A verdade é que o jogo nem começou bem para o FC Vizela, que demorou a adaptar-se ao esquema do adversário e a encaixar nele. Com muito espaço nas transições, o Vitória SC começou por criar perigo logo aos 5′, com Miguel Maga a cabecear à trave e, depois, Bruno Wilson a evitar a recarga vitoriosa de Johnston. O Vitória SC estava por cima e aos 8′ fez mesmo o primeiro do jogo, mas Anderson estava em fora-de-jogo. O FC Vizela demorou a acordar e só perto do primeiro quarto de hora começou a conseguir ter bola e a sair para o ataque, especialmente em combinações bem apoiadas pelo trio de médios. Foi numa delas, com Samu a soltar Kiko Bondoso na esquerda, que a primeira grande ocasião vizelense apareceu. Raphael Guzzo chegou tarde para o desvio e Ibrahima Bamba quase traía Bruno Varela. O jogo ganhava equilíbrio e o FC Vizela sacou depois da arma que viria a ser fatal: o ataque à profundidade, quase sempre com Osmajic como referência. Foi assim que o montenegrino escapou a Ibrahima Bamba, que depois o travou na grande área. Samu, na conversão da grande penalidade, fez o 1-0. Estavam decorridos 43′ e, mesmo com um livre direto a seguir para o Vitória SC, o resultado não se alteraria antes do intervalo.

No recomeço, aconteceu o oposto do início da primeira parte. Foi o FC Vizela que entrou com tudo. Com tudo e com Samu. Bola longa de Claudemir, o médio ganha a frente a Ibrahima Bamba e com Bruno Varela adiantado faz um chapéu de primeira. Um golaço e o 2-0 aos 47′ para depois o FC Vizela se sentir realmente por cima no jogo. Foram uma série de ocasiões desperdiçadas até ao 3-0. Primeiro por Kiko Bondoso, aos 51′, a emendar mal um excelente cruzamento de Osmajic. Depois pelo próprio montenegrino, que escapou à defesa vitoriana após passe de Nuno Moreira, mas permitiu a intervenção de Bruno Varela. E depois por Claudemir, que até marcou, mas viu o tento anulado por fora-de-jogo. Tudo em pouco mais de 10 minutos. E assim o jogo foi seguindo, com o Vitória SC a ter mais bola, mas sem nunca ameaçar Buntic, nem de meia distância, nem de bola parada, e com a equipa da casa a espreitar sempre o contra-ataque. E assim chegou o 3-0, por Osmajic, que bem o merecia. Tomás recuperou a bola, o montenegrino recebeu, olhou, viu Bruno Varela adiantado e fez um chapéu. O jogo estava no tempo extra (90’+3′) e ficou fechado de forma sublime e justa.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 3-0 Vitória SC

Local: Estádio do FC Vizela (3.820 espectadores)

Árbitro: Rui Costa (AF Porto)

Assistentes: João Bessa Silva / Carlos Martins

4º Árbitro: João Afonso (AF Bragança)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Nuno Almeida (AF Algarve) / Marcos Brazão

FC Vizela (4x2x3x1): Buntic; Igor Julião, Bruno Wilson, Anderson e Matheus Pereira (Carlos Isaac, 74’); Claudemir (Ivanildo, 74’), Raphael Guzzo e Samu (Rashid, 84’); Kiko Bondoso (Tomás, 84’), Osmajic e Nuno Moreira (Alex Méndez, 63’).

Suplentes não utilizados: Luiz Felipe, Schmidt, Zohi e Cann.

Treinador: Tulipa

Vitória SC (3x4x3): Bruno Varela (C); André Amaro, Ibrahima Bamba (Nélson da Luz, 58’) e Mikel Villanueva; Miguel Maga, André André (Janvier, 45’), Tiago Silva (Dani Silva, 80’) e Hélder Sá; Rúben Lameiras (André Silva, 58’), Anderson (Safira, 68’) e Johnston.

Suplentes não utilizados: Celton Biai, Ryoya Ogawa, Jorge Fernandes e Afonso Freitas.

Treinador: Moreno

Golos: 1-0 Samu (43’, g. p.), 2-0 Samu (47’) e 3-0 Osmajic (67’).

Cartões Amarelos: Tiago Silva (18’), Nuno Moreira (27’), Janvier (65’), Anderson, do FC Vizela (86’), Osmajic (90’+4’), André Silva (90’+6’), Bruno Wilson (90’+6’) e Alex Méndez (90’+6’).

“Correu-me muito bem o jogo, mas toda a equipa fez um grande jogo. E tenho de agradecer a estes adeptos incríveis por este ambiente”

Samu (jogador do FC Vizela e MVP)

“A equipa compreendeu muito bem os momentos do jogo e isso revela grande inteligência. É um grupo muito bom e está de parabéns”

Tulipa (treinador do FC Vizela)