Derrota adia apuramento

Equipa de Sub-23 perdeu com o Rio Ave FC por 0-2 e ainda não foi desta que carimbou o acesso à fase final da Liga Revelação.

Jogo desinspirado da equipa de Sub-23, que ainda assim não merecia tamanho castigo frente ao Rio Ave FC, que marcou duas vezes em praticamente outras tantas ocasiões de golo. Sem que o Vizela tenha sido esmagador, a verdade é que foi dominador e teve as melhores ocasiões de golo.

Leyner deu o primeiro sinal de perigo logo aos 5′, quando, dentro da área, rematou às malhas laterais. E no mesmo minuto Alvarado tem a primeira perdida escandalosa: o americano isolou-se, dominou e escapou da pressão contrária, mas atirou à trave quando picou sobre Magrão. O início do jogo só deu Vizela, que não quis esperar muito para marcar e carimbar o apuramento para a fase final, que tanto procurava. Ventura, Prosper e Leyner foram diabos à solta, sempre com o apoio de Hugo Oliveira à direita, qual lateral feito extremo.

O Rio Ave só aos 35 minutos deu sinais de vida, numa boa iniciativa de Luís Pinto, sem que ninguém desviasse para a baliza de Nader, mas rapidamente os vizelenses retomaram o comando do desafio, especialmente pela ação de Alvarado e Ventura. O primeiro foi quem mais apareceu em zonas de finalização, o segundo foi sempre inteligente a ler o jogo e a abrir espaços para os colegas. Ainda assim, nenhum golo até ao intervalo e um 0-0 que, face ao verificado ao mesmo tempo no Gil Vicente-Marítimo (0-1), servia as pretensões de apuramento imediato.

O início do segundo tempo não foi diferente, nem pelos protagonistas (Ventura à cabeça pelo Vizela, Luís Pinto no Rio Ave), mas com menos lances realmente emocionantes. O certo é que, mesmo sem o justificar, o Rio Ave adiantou-se após erro defensivo do Vizela. Bruno Ventura (64′) fez o golo inaugural à saída de Nader. Resposta pronta pelo Vizela, com Prosper e Leyner em jogadas consecutivas a perderem tempo de remate, mas a deixarem o sinal de que o líder da Liga Revelação não ia dar o jogo facilmente. E assim foi, mas nessa altura faltou inspiração e cuidado nas transições do adversário, que matou numa excelente jogada individual de Bruno Ventura, já bem perto do minuto 90, impedindo qualquer reação possível no fôlego final.

O apuramento fica, para já, adiado mais uma vez. Resta um jogo ao FC Vizela, que precisa de pelo menos um ponto na receção ao Gil Vicente, o seu adversário direto, que dista seis pontos e ainda tem menos um jogo.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela – Rio Ave FC

Local: Estádio do Clube Desportivo das Aves (Vila das Aves)

Árbitro: Bruno Costa (AF Braga)

Auxiliares: Carlos Dias e José Pedro Assis

FC Vizela: Nader; Hugo Oliveira, Luiz Neto, Gonçalo Cunha, Sequeira (António Infante 79′); Tiago Carvalho (C) (Candé 79′), Jota (Rúben Alves 82′) e Alvarado; Leyner, Prosper (Sadat 71′) e Ventura

Suplentes não utilizados: Martim Sousa, Adeyemo, Alhassan, Gianluca

Treinador: Joel Sampaio

FC Famalicão: Magrão; Jorge Karseladze, Baffour, Botelho, Richard (C), Lomboto, Landing, Ventura, Luís Pinto (Pany 80′), Vidazinha (Diogo Morim 74′), Rui André.

Suplentes não utilizados: Rodrigo, Sullemana, Gui, Tigas, Marko Brkic, Pipo

Treinador: Tiago Ribeiro

Golos: 0-1 Bruno Ventura (64′), 0-2 Bruno Ventura (89′)

Cartões Amarelos: Vidazinha (48′)