Vitória da eficácia para fechar ano em beleza

O FC Vizela goleou na receção ao Boavista (4-1), numa partida em que fez da eficácia o grande trunfo para a conquista dos três pontos, cada vez mais importantes no percurso sensacional da equipa na 1ª Divisão Nacional de Juniores. João Pacheco dificilmente podia pedir melhor estreia no comando técnico dos azuis. Abreu, Ramos, João Bernardo e Libório assinaram os golos dos vizelenses.

Os Sub-19 voltaram a casa para disputar a jornada 18 no complexo desportivo do FC Vizela, o último oficial de 2022, e a verdade é que este regresso não podia ter corrido melhor.

Um triunfo muito bem conseguido diante de um sempre inconformado Boavista, por números claros, acabou por abrilhantar a estreia de João Pacheco (ex. Nogueirense FC) na liderança da equipa, após Joel Sampaio ter transitado para os Sub-23.

A eficácia foi, de facto, o alicerce da vitória vizelense. O encontro iniciou movimentado de parte a parte, mas sem grandes ocasiões, nomeadamente durante o primeiro quarto de hora. Só a partir dessa altura é que as balizas começaram a ser visadas. E o Boavista foi a primeira equipa a causar embaraço, valendo na circunstância Abreu, no corte providencial de uma iniciativa de Tiago, que tinha um colega axadrezado prestes a dar o toque final ao segundo poste.

Abreu, depois de anular esse lance perigoso, foi lá à frente dar o mote para o triunfo. Estávamos perto de ver meia hora cumprida e tudo começou com um belo remate de João Bernardo, ao qual Pires se opôs com espantosa defesa. No seguimento do canto correspondente, o lateral-esquerdo do FC Vizela deu a melhor sequência no coração da área. Um tento importante, tanto mais que a vantagem seria aumentada cinco minutos depois, desta feita por Ramos.

Contudo, do outro lado, esteve um Boavista que nunca deixou de lutar e que acabaria por reentrar na discussão do resultado por intermédio de Rocha, também na sequência de um canto (40’).

De resto, a turma forasteira entrou com força no segundo tempo, primeiro com Tiago a rematar forte ao lado, depois, aproveitando um mau atraso de João Alves, que quase deu a possibilidade a Simão para empatar a contenda.

Felizmente, tal não aconteceu e o FC Vizela foi letal na primeira vez que se aproximou da baliza adversária neste período (57’). Destaque para o belo trabalho de Ramos, inteligente a desmarcar Gui e este a entregar o esférico de bandeja para João Bernardo assinar o 3-1.

Pouco depois, Ramos parecia disposto a abrir o livro com uma iniciativa individual de grande categoria antes de oferecer o golo a João Bernardo, porém, Pires antecipou-se.

O FC Vizela não precisou de muitas oportunidades para construir o resultado. Foi muito eficaz e isso viu-se novamente aos 72’, quando Libório sentenciou o resultado, aproveitando uma má saída do guarda-redes boavisteiro.

Nos instantes finais, Thiago também brilhou na baliza vizelense, impedindo Peralta de reduzir a diferença de um desfecho que premeia a assertividade ofensiva do FC Vizela neste desafio, que, de resto, veio sublinhar o dado estatístico de lhe pertencer o melhor ataque da Zona Norte.

Com 34 pontos somados, os vizelenses ascenderam à vice-liderança do campeonato, ainda que à condição, aproveitando também a derrota caseira do FC Porto com o Gil Vicente para o fazer.

A luta por uma presença na Fase de Apuramento de Campeão prosseguirá em Janeiro com uma deslocação a Gondomar, marcada para as 15h00 do dia 07.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 4-1 Boavista FC

Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela (Vizela)

Árbitro: Rui Silva (AF Vila Real)

Assistentes: André Gomes e Tiago Alves

FC Vizela: Thiago; Freitas, João Alves (Rodrigo Dias, 80’), Carreira (C) e Abreu (Campos, 83’); Brito, Califo e Lourenço (Libório, 59’); Gui, João Bernardo (Pacheco, 80’) e Ramos (Joshua Emenike, 83’).

Suplentes não utilizados: Pedro Dinis, Rocha e Reis.

Treinador: João Pacheco

Boavista FC: Pires; Sissé (Oliveira, 66’), Marques, Rocha e Augusto; Sousa (Peralta, 66’), Ribeiro (C) e Simão (Leandro, 76’); Gonçalo, Tiago e Anthony (Gustavo, 76’).

Suplentes não utilizados: Moreira, Lucas, Pedro, Bruno e Kevin.

Treinador: Ricardo Paiva

Golos: 1-0 Abreu (27’), 2-0 Ramos (32’), 2-1 Rocha (40’), 3-1 João Bernardo (57’) e 4-1 Libório (72’).

Cartões Amarelos: Ramos (21’), Ribeiro (31’), Califo (39’), Augusto (45’), Sissé (54’) e Libório (77’).