Faltou uma segunda parte ao nível da primeira

Excelente exibição do FC Vizela na etapa inicial, apesar de ter sofrido logo no primeiro minuto. O FC Porto melhorou após o intervalo e matou o jogo com o 2-0 no recomeço e avolumou até fechar com 4-0. Taça da Liga termina aqui.

O FC Vizela está fora da Allianz Cup após ter perdido no Dragão por 4-0. A verdade é que, não obstante o triunfo do FC Porto não sofrer contestação, os números são pesados demais para ilustrar aquilo que foi o jogo, especialmente porque o excelente desempenho vizelense na primeira parte merecia mais. Aliás, durante esse período, não se notou qualquer diferença entre as duas formações.

A verdade é que a tarefa não começou nada bem. Ainda não estava decorrido um minuto de jogo e já Toni Martínez fazia o 1-0, depois de uma desatenção de Buntic na reposição de bola. O balde de água fria não foi suficiente para a equipa cair. Pelo contrário, depois de uns minutos de readaptação à condição inesperada, a equipa cresceu bastante e começou a ameaçar perigosamente a baliza de Cláudio Ramos. Alex Méndez deu o primeiro sinal de muito perigo, mas a melhor ocasião de jogo esteve nos pés de Schmidt, que sem ninguém na baliza atirou ao lado. Estava decorridos 21 minutos. O passe foi de Kiki, a quem foi assinalada posição irregular, foi milimétrico e o golo teria sido validado, pois o fora-de-jogo foi mal assinalado. O FC Vizela acreditava e saía bem, ora por fora, ora por dentro. Kiko Bondoso foi sempre um perigo e Nuno Moreira também. O extremo foi um dos que tentou de longe, ainda antes de Alex Méndez, na segunda parte, ensaiar duas tentativas. O FC Porto ia espantando o perigo com saídas rápidas em contra-ataque e também dispôs de uma boa ocasião, mas Toni Martínez chegou atrasado para emendar cruzamento de Wendell. Galeno tentou de fora da área, mas sem efeitos práticos. Ao intervalo, o resultado não fazia jus ao que se tinha passado.

No recomeço, o FC Porto foi muito mais forte. Já com Otávio, Taremi e Evanílson em campo, a equipa criou perigo logo a abrir, mas Galeno chegou tarde a cruzamento de Taremi. O brasileiro redimiu-se a seguir (48′) e fez o 2-0 num remate cruzado tão ao seu jeito. O FC Vizela caiu nessa fase e os dragões aproveitaram o desnorte para avolumar. Primeiro de livre, por Wendell (58′), depois de penálti, por Taremi (67′). E assim o jogo se encaminhou para o final. Alex Méndez insistiu de longe, Nuno Moreira e Osmajic também procuraram ser felizes, mas o resultado e o apuramento para os quartos-de-final estava fechado. O FC Vizela fechou o Grupo A em terceiro lugar, com dois pontos (empates com GD Chaves e CD Mafra), atrás do CD Mafra (5) e do FC Porto (7). Os flavienses, com 1 ponto, foram últimos.

FICHA TÉCNICA

FC Porto 4-0 FC Vizela

Local: Estádio do Dragão (21.929 espectadores)

Árbitro: Vítor Ferreira (AF Braga)

Assistentes: Nélson Cunha / Luís Costa

4º Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Manuel Oliveira (AF Porto) / Hugo Santos

FC Porto (4x3x3): Cláudio Ramos; João Mário (Evanílson, 45’), Fábio Cardoso, Marcano (C) e Wendell; Grujic, Pepê (Carlos Veron, 80’), Matheus Uribe e Galeno (Rodrigo Conceição, 69’); Namaso (Otávio, 45’) e Toni Martínez (Taremi, 45’).

Suplentes não utilizados: Diogo Costa, David Carmo, André Franco e Gonçalo Borges.

Treinador: Sérgio Conceição

FC Vizela (4x2x3x1): Buntic; Igor Julião (Matheus Pereira, 71’), Bruno Wilson, Ivanildo e Kiki (C) (Carlos Isaac, 71’); Claudemir (Tomás, 82’) e Raphael Guzzo; Kiko Bondoso (Zohi, 59’), Alex Méndez e Nuno Moreira; Schmidt (Osmajic, 59’).

Suplentes não utilizados: Luiz Felipe, Rashid, Aidara e Cann.

Treinador: Tulipa

Golos: 1-0 Toni Martínez (1’), 2-0 Galeno (48’), 3-0 Wendell (58’) e 4-0 Taremi (67’, g. p.).

Cartões Amarelos: Claudemir (30’), Galeno (32’), Wendell (43’), Raphael Guzzo (51’), Igor Julião (52’), Kiki (66’), Evanílson (73’), Grujic (75’) e Matheus Uribe (90’+2’).

“Sabíamos da dificuldade, mas, apesar de termos sofrido cedo, fizemos uma grande primeira parte. Depois ficou mais difícil na segunda parte. Agora é levantar a cabeça e pensar já no próximo jogo em casa.”

Claudemir (jogador do FC Vizela)

“Fiquei satisfeito essencialmente com a primeira parte, mas, na segunda, acho que há um grande mérito do FC Porto. Agora é olhar para as correções que temos de fazer, mas temos uma equipa que assegura competência e qualidade e um grupo fantástico.”

Tulipa (treinador do FC Vizela)