FC Vizela soma ponto importante em grande jogo

Grande espetáculo de futebol na Vila das Aves com FC Vizela e FC Famalicão e mostrarem a razão pela qual ocupam os primeiros lugares da Zona Norte da Liga Revelação.

Um empate a duas bolas foi o resultado com os vizelenses, na estreia de Joel Sampaio, a responderem ao golo da turma forasteira com uma reviravolta na primeira parte, mas a sofrerem a igualdade praticamente à saída dos balneários para o recomeço. Rúben Alves e Hugo Oliveira foram os marcadores de serviço.

Foi um duelo muito interessante entre duas formações recheadas de bons valores e sempre dispostas a praticar um futebol positivo. Houve períodos de ascendente de parte a parte, bons golos e muita incerteza no resultado até ao derradeiro apito.

Agora liderados por Joel Sampaio, treinador em estreia, promovido dos Sub-19 na última semana, os vizelenses queriam dar a melhor resposta à primeira derrota da época nesta fase, sofrida frente ao Leixões, e a expetativa residia em ver como iriam reagir na receção ao principal perseguidor.

Começou melhor o Famalicão, mais perigoso e a testar a atenção a Nader. Como se viu aos 7’, com o internacional egípcio a fazer uma grande parada ao remate de Diogo Rebelo.

Contudo, aos 14’, Nader nada pôde fazer para evitar o portentoso cabeceamento de Nuno Martelo, que acabou por se traduzir na abertura do marcador para o conjunto famalicense.

O FC Vizela sentiu o toque, reajustou e começou a pegar no jogo. Prova disso foi a excelente jogada de Alvarado, a enquadrar-se frontalmente para o remate com a bola a sair perto da barra, aos 20’. Pouco depois, aos 27’, o esférico entrou mesmo. Marrugo muito bem a abrir para Hugo Oliveira, este a cruzar chegado à baliza e Rúben Alves a surgir muito oportuno para o toque final, fazendo um golo que catapultou o FC Vizela para uma dimensão superior no jogo.

Daí que a reviravolta tenha acontecido quatro minutos depois, por intermédio precisamente de Hugo Oliveira, um dos destaques do encontro. Hugo Cunha não segurou um grande remate de Ventura e o lateral-direito, como tão bem sabe fazer, a surgir para a recarga vitoriosa.

O intervalo rapidamente chegou sem que antes Nader tenha brilhado mais uma vez entre os postes. Desta feita a protagonizar defesa muito preciosa, negando as intenções do cabeceamento de Diogo Rebelo, que levava selo de golo.

No reatamento, as duas equipas entraram a todo o gás, com o Famalicão a recuperar a igualdade logo a abrir. Nem sequer estava concluído o primeiro minuto da etapa segunda quando Afonso Rodrigues encheu o pé e atirou a contar para o 2-2, sem dar hipótese de defesa a Nader, tal foi a colocação do seu remate.

O Famalicão espreitou a reviravolta através de um remate de João Santos às malhas laterais e o FC Vizela respondeu, aproveitando muitas vezes a profundidade que Hugo Oliveira dá.

Ao ritmo de parada e resposta, o jogo prosseguiu a um ritmo elevado e a equipa vizelense até fechou o encontro completamente por cima a ficar muito perto do 3-2. Foi no período extra que Alvarado, em plena área, viu Hugo Cunha realizar a defesa da tarde e Adeyemo, no seguimento de um canto, de cabeça, acertou com o esférico no travessão.

A repartição de pontos acabou por ser mesmo o resultado final de um jogo que foi, acima de tudo, uma excelente propaganda ao futebol na Liga Revelação.

O FC Vizela mantém-se firme na liderança da Zona Norte, agora com 20 pontos somados, quando faltam apenas três jornadas para o final da primeira fase, estando o acesso dos azuis para a Fase de Apuramento de Campeão mais perto de se tornar bem real.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 2-2 FC Famalicão

Local: Estádio do Clube Desportivo das Aves (Vila das Aves)

Árbitro: Daniel Vale (AF Braga)

FC Vizela: Nader; Hugo Oliveira, Tiago Carvalho (C), Luiz Neto e Gonçalo Cunha (Jota, 72’); Marrugo (Sequeira, 72’), Candé (Maga, 88’) e Alvarado; Leyner (Adeyemo, 88’), Ventura e Rúben Alves (Prosper, 65’).

Suplentes não utilizados: Martim Sousa, Infante, Gianluca e Sadat.

Treinador: Joel Sampaio

FC Famalicão: Hugo Cunha; José Macedo, Nemanja Perovic, Hugo Oliveira e Diogo Costa (C); Diogo Rebelo, Ryan Teague (João Assunção, 68’), João Santos (Francisco Amorim, 75’) e Nuno Martelo (Lucas Henrique, 68’); Leonardo Oliveira (Pedro Costa, 89’) e Afonso Rodrigues (Rudi Almeida, 89’).

Suplentes não utilizados: Pedro Cardoso, João Oliveira, João Araújo, Denis Parkinson, Martim Almeida, Fodé Konaté e Rodrigo Ribeiro.

Treinador: José Vilaça

Golos: 0-1 Nuno Martelo (14’), 1-1 Rúben Alves (27’), 2-1 Hugo Oliveira (31’) e 2-2 Afonso Rodrigues (46’).

Cartões Amarelos: Ryan Teague (23’), Diogo Costa (45’), José Macedo (66’), Ventura (68’) e Hugo Oliveira (78’).