Empate que sabe a pouco

A vitória na estreia de Tulipa esteve perto de acontecer e assentaria bem, mas Osmajic viu a felicidade esbarrar no ferro, na cobrança de uma grande penalidade sobre os 90.

Para a história ficou um espetáculo de futebol aberto entre FC Vizela e CD Mafra, com bons desenhos ofensivos, que, ironicamente, acabou decidido de bola parada. Ousmane Diomandé deu vantagem aos da casa, ainda muito cedo, mas Bruno Wilson repôs a igualdade no decorrer da etapa complementar, ambos no seguimento de pontapés de canto.

Foi uma primeira parte intensa, aquela a que se assistiu no Municipal de Mafra com as duas equipas a proporcionarem um encontro aberto, onde não faltaram boas envolvências atacantes e oportunidades. Nesse capítulo, o FC Vizela até foi mais produtivo, porém, o CD Mafra revelou-se mais eficaz, numa fase ainda prematura do desafio.

O primeiro momento de perigo saiu dos pés de Alex Méndez. Aos 5’, o norte-americano encontro espaço à entrada da área para desferir o remate e ver Samu brilhar na baliza dos da casa.

Contudo, foi na sequência de uma bola parada que o CD Mafra inaugurou o marcador. Ousmane Diomandé saltou mais alto e cabeceou para o fundo das redes. Estavam cumpridos 9’.

Os vizelenses não esmoreceram e foram em busca do tento da igualdade. E, por duas ocasiões, Nuno Moreira fez por merecer o golo. Aos 17’, o jovem extremo arrancou um grande pontapé, fazendo a bola bater na trave e no solo, levando inclusive o juiz da partida a assinalar golo numa primeira instância. No entanto, alertado pelo VAR, João Gonçalves recuou na decisão, já que o esférico efetivamente não chegou a ultrapassar a linha de golo. Mais tarde, aos 26’, foi outra vez Nuno Moreira a surgir em evidência, atirando de primeira para defesa atenta de Samu.

O jogo prosseguiu na mesma toada, mas a etapa inicial terminou com o CD Mafra a ameaçar elevar a diferença, outra vez de bola parada. Na cobrança de um livre lateral, Edwin Vente, com um remate tenso, deu trabalho a Buntic, quando se dobrava o minuto 45.

No reatamento, o FC Vizela entrou a pressionar, mas sofreu um revés nas suas intenções, com a expulsão de Etim (53’). Numa jogada ofensiva dos azuis, o nigeriano cometeu infração sobre Ousmane Diomandé, foi admoestado com a cartolina amarela, mas João Gonçalves agravou a decisão disciplinar, após recurso ao VAR, deixando os vizelenses em inferioridade numérica.

À semelhança do que aconteceu no primeiro tempo, com o tento sofrido, o FC Vizela não desarmou e continuou à procura do golo. E, depois de algumas aproximações à área do CD Mafra, eis que a igualdade foi mesmo reposta, também de bola parada (69’). Canto e excelente movimento de cabeça por parte de Bruno Wilson, ao primeiro poste, a fazer o 1-1 e a colocar maior justiça no resultado.

Mais tarde, aos 77’, as duas equipas ficaram também em igualdade numérica, fruto da expulsão de Lucas Silva, por acumulação de cartões, após carga sobre Igor Julião.

Nesta altura, já o FC Vizela apostava tudo no ataque com Zohi e Osmajic em campo. Acabaria por ser o avançado montenegrino a dispor da oportunidade mais soberana para que o FC Vizela pudesse somar a vitória em Mafra. Sobre o minuto 90, Osmajic beneficiou de um penálti, mas a sua pontaria esteve afinada em demasia com o esférico a ser devolvido pela barra.

Em tempo de compensação, Rashid ainda tentou a sua sorte de meia distância, mas Samu estava atento e segurou a divisão de pontos neste encontro da segunda jornada da Fase de Grupos.

A verdade é que o empate acaba por saber a pouco ao FC Vizela, já que, mesmo nos períodos mais difíceis, após o golo sofrido e após a expulsão de Etim, foi a equipa mais ofensiva e rematadora, com os azuis a protagonizaram mais do dobro dos remates do adversário.

FICHA TÉCNICA

CD Mafra 1-1 FC Vizela

Local: Estádio Municipal de Mafra (cerca de 520 espectadores)

Árbitro: João Gonçalves (AF Porto)

Assistentes: Pedro Ribeiro / Ângelo Carneiro

4º Árbitro: Miguel Fonseca (AF Porto)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Diogo Rosa (AF Beja) / Hugo Miguel

CD Mafra (3x4x3): Samu; Pedro Pacheco (João Goulart, 60’), Ousmane Diomandé e Pedro Barcelos (C); Lucas Silva, Leonardo (Leandrinho, 60’), Pité e Edwin Vente; Pedro Lucas (Diga, 75’), Diogo Almeida e Fati (Gui Ferreira, 71’).

Suplentes não utilizados: Renan, Rodrigo Gui, Kolawole, Ricardinho e Obule Moses.

Treinador: Ricardo Sousa

FC Vizela (4x2x3x1): Buntic; Igor Julião, Bruno Wilson, Anderson e Kiki (C) (Matheus Pereira, 85’); Claudemir e Raphael Guzzo (Zohi, 58’); Alex Méndez (Osmajic, 58’), Samu (Rashid, 78’) e Nuno Moreira (Tomás Silva, 86’); Etim.

Suplentes não utilizados: Luiz Felipe, Ivanildo, Carlos Isaac e Schmidt.

Treinador: Tulipa

Golos: 1-0 Ousmane Diomandé (9’) e 1-1 Bruno Wilson (69’).

Cartões Amarelos: Pedro Pacheco (33’), Leonardo (35’), Samu (43’), Claudemir (45’), Lucas Silva (56’ e 77’) e Edwin Vente (74’).

Cartões Vermelhos: Etim (53’) e Lucas Silva (77’).

“Tivemos o controlo do jogo, mesmo depois da expulsão. Não foi possível a vitória, estivemos bem, a equipa está a assimilar ideias novas, diferentes, mas estamos focados em evoluir cada vez mais.”

Bruno Wilson (jogador do FC Vizela)

“Esta equipa está habituada a ter bola. Mesmo na inferioridade, fomos mais equipa, fomos melhores. Estou globalmente satisfeito com a prestação da equipa neste jogo.”

Tulipa (treinador do FC Vizela)
O golo da nossa equipa, apontado por Bruno Wilson, aos 69’.