O melhor estava guardado para o fim

Os Sub-19 do FC Vizela regressaram aos triunfos na receção ao Tondela (1-0) e quebraram um ciclo de três jornadas sem vencer. Foi na adversidade que a formação de Joel Sampaio arrecadou os três pontos, quando jogava com menos uma unidade. Foi nesse período, já depois dos noventa, que Martim Boloto encheu-se de fé para dar justiça ao resultado.

No Municipal de Vilarinho, os vizelenses voltaram a sorrir ao cabo de três rondas, sobretudo depois da última, em Vila do Conde, na qual viram a vitória escapar no tempo de compensação.

Mas antes de alcançar o objetivo, foi necessário superar algumas dificuldades. Especialmente na primeira parte, período muito incaraterístico que não deixou saudades ao público presente.

O FC Vizela entrou bem, enviou uma bola ao ferro e criou novamente perigo sobre o quarto de hora, na sequência de um livre trabalhado em que Libório ficou muito perto de complementar um primeiro cabeceamento de João Alves.

Pouco depois, aos 20’, foi Freitas, em excelente combinação pelo corredor direito, a penetrar na área e a fazer o remate rasante à trave.

No entanto, o encontro entrou numa toada bastante morna, com várias paragens para assistência de jogadores e os vizelenses deixaram-se contagiar ao nível do ritmo impresso. Daí que o Tondela tenha terminado a etapa inicial ligeiramente por cima, a ameaçar com um remate de Martim Sereno ao poste (ainda que a jogada tenha sido depois invalidada por posição irregular) e com Thiago a evitar o pior, negando a Carriço a possibilidade de abertura do marcador aos forasteiros.

No reatamento, o FC Vizela regressou melhor dos balneários e o melhor exemplo foi uma bola de Ramos, tirada in extremis sobre a linha de golo por Romeu Abazaj (55’).

O jogo adquiriu outra dimensão neste período, com momentos de maior vivacidade e intensidade, imposta em particular pelos azuis e o Tondela, percebendo as dificuldades que estava a sentir, foi tentando quebrar o ritmo com várias interrupções para assistência dos seus atletas.

Ainda assim, o FC Vizela nunca desistiu de procurar a felicidade. Fortes, num belo movimento de cabeça, obrigou João Rebola a voar para a defesa da tarde e Califo rematou forte de fora da área, fazendo a bola sair perto do poste esquerdo da baliza beirã, aos 84’ e 86’, respetivamente.

Ao cair do pano, numa incursão do Tondela que apanhou a formação da casa em contrapé, Thiago acabou por derrubar um adversário fora da área e viu vermelho direto.

Com as substituições esgotadas, Brito calçou as luvas e deu-se bem nas novas funções, começando logo por defender o livre resultante executado por Carriço.

Sete minutos foi o tempo adicional dado pelo juiz Rui Lima e esse foi um período eletrizante com o FC Vizela a carregar no ataque até sair premiado com o golo. Martim Boloto, determinado, aplicou um portentoso remate que só parou no fundo das malhas, acabando ironicamente por marcar à sua antiga equipa e dar os preciosos, mas justos, três pontos aos vizelenses.

Um triunfo, dedicado a Murilo, que recoloca o FC Vizela na zona de acesso ao Apuramento de Campeão, agora com 30 pontos somados, independentemente do que acontecer nos restantes jogos da jornada.

Sub-18 também venceram neste feriado de 1 de Dezembro

A equipa vizelense recebeu e venceu o Torcatense em partida de acerto de calendário. Um golo solitário, apontado por Afonso Ferreira, aos 35′, na transformação de uma grande penalidade, foi suficiente para que o FC Vizela pudesse amealhar os três pontos.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 1-0 CD Tondela

Local: Estádio Municipal de Vilarinho (Vilarinho – Santo Tirso)

Árbitro: Rui Lima (AF Viana do Castelo)

Assistentes: Bruno Rocha e Ricardo Lima

FC Vizela: Thiago; Freitas, João Alves (Califo, 74’), Carreira (C) e Abreu (Campos, 87’); Brito, Gui (João Bernardo, 74’) e Martim Boloto; Lourenço (Pacheco, 66’), Libório (Fortes, 45’) e Ramos.

Suplentes não utilizados: Fachadas, Dias e Zapata.

Treinador: Joel Sampaio

CD Tondela: João Rebola; Boavida, João Pinto, Romeu Abazaj e Barradas; Cascavel (C), Benny (Guilherme, 66’) e Carriço; Simão, Desembargador (Ricardo, 66’) e Martim Sereno (Tiago, 84’).

Suplentes não utilizados: Paulo, Diego e Leite.

Treinador: João Costa

Golo: Martim Boloto (90’+5’).

Cartões Amarelos: Brito (57’) e Fortes (90’+3’).

Cartão Vermelho: Thiago (90’).