Vizela traído pela ineficácia

Mesmo com 10, os Vizelenses foram quem mais ocasiões de golo dispuseram, algumas delas flagrantes, como um penálti. Estoril Praia marcou de bola parada e depois pouco se jogou.

Derrota inglória do FC Vizela frente a um Estoril Praia maduro, mas que pouco atacou depois de sair a ganhar. A verdade é que a equipa nem entrou bem no jogo e o Estoril Praia comandou a maioria do primeiro tempo. Mesmo assim, as principais ocasiões, até nesse período, foram do FC Vizela. O primeiro foi Kiko Bondoso, em excelente posição na área, logo aos 10 minutos. Com o relvado muito escorregadio pela chuva que caía, o extremo teve mais dificuldade a rematar e atirou por cima. Depois, foi Tomás Silva, que iniciou a jogada pela direita e a foi concluir com mais um remate não enquadrado. Apesar de o Estoril Praia ter mais bola, eram as transições do FC Vizela que iam fazendo mossa. Mas, infelizmente, a equipa foi traída numa bola parada e pelo desvio de Erison Danilo ao primeiro poste. Estavam decorridos 27 minutos e havia muito tempo para jogar e empatar ainda na primeira parte. E seria isso o mais natural, não fosse Osmajic atirar à trave da marca de penálti aos 41 minutos…

No recomeço, pouco mudou em matéria de lances de perigo. Mas muito mudou na abordagem do Estoril Praia, muito menos audaz na gestão do jogo com bola e com paragens constantes a incomodarem a equipa do FC Vizela e os seus adeptos, que viam o tempo passar e esfumar-se a possibilidade de conquistar pontos. Mesmo com tantas dificuldades para engatar uma série de minutos consecutivos a jogar, as oportunidades apareceram em catadupa. Osmajic, ao segundo poste, permitiu uma grande defesa de Dani Figueira após cruzamento de Tomás Silva. Seguiu-se remate perigoso de Claudemir, que ao intervalo substituiu Samu. A seguir, foi Kiko Bondoso a disparar de fora da área, a rasar o poste do guardião estorilista. Aos 72 minutos, Tomás Silva viu o segundo amarelo, mas a equipa termal foi buscar forças e, com menos um e frente a um Estoril que intensificava a perda de tempo, carregou com toda a força. Diego Rosa quase bateu um canto direto e, sob o cair do pano (90’+3’) foi Alexander Schmidt (em estreia) a não conseguir levar a melhor sobre o guarda-redes, já na pequena área. Pouco depois terminou o jogo. Mas dificilmente com mais tempo a bola ia entrar. Hoje não era dia de Vizela…

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 0-1 Estoril Praia

Local: Estádio do Futebol Clube de Vizela (2.335 espectadores)

Árbitro: Manuel Mota (AF Braga)

Assistentes: Jorge Fernandes e Nuno Eiras

4º Árbitro: Tiago Mendes (AF Braga)

Vídeo-Árbitro (VAR) / AVAR: Luís Ferreira (AF Braga) / Ângelo Carneiro

FC Vizela (4x3x3): Buntic; Tomás Silva, Anderson, Ivanildo Fernandes e Kiki (C); Raphael Guzzo, Alex Méndez (Diego Rosa, 65’) e Samu (Claudemir, 45’); Kiko Bondoso, Osmajic (Schmidt, 65’) e Nuno Moreira (Zohi, 81’).

Suplentes não utilizados: Luiz Felipe, Igor Julião, Rashid, Aidara e Alvarado.

Treinador: Álvaro Pacheco

GD Estoril Praia (4x2x3x1): Dani Figueira; Tiago Santos, Bernardo Vital, Pedro Álvaro e Joãozinho (C); Francisco Geraldes e Rosier (Ndiaye, 45’); Tiago Gouveia (Serginho, 79’), João Carvalho (Lea Siliki, 79’) e Rodrigo Martins (Tiago Araújo, 90’+1’); Erison Danilo (Marqués, 61’).

Suplentes não utilizados: Pedro Silva, Benchimol, Mexer e Gonçalo Esteves.

Treinador: Nélson Veríssimo

Golo: 0-1 Erison Danilo (27’).

Cartões Amarelos: Pedro Álvaro (10’), Tomás Silva (25’ e 72’), Joãozinho (38’), Tiago Gouveia (39’), Kiki (44’), Francisco Geraldes (80’) e Claudemir (89’).

Cartão Vermelho: Tomás Silva (72’, por acumulação).

“Entrámos mal e demorámos a acordar. O penálti podia-nos ter colocado no jogo. Na segunda parte, tivemos muitas ocasiões e muito pouco jogo. Não serve de desculpa, mas não sei o que diga. Se queremos um futebol melhor temos de querer jogar mais. Esta segunda parte… nem sei que diga. Depois dá-se tempo compensação, mas não se joga na mesma”

Raphael Guzzo (jogador do FC Vizela)

“Faltou eficácia: tivemos seis ocasiões claras e muita atitude, mesmo com 10. Na segunda parte, só uma equipa quis jogar. É preciso coragem para intervir nestas situações. Vejo os seis jogos que fizemos e fico tranquilo”

Álvaro Pacheco (treinador do FC Vizela)

Kiko Bondoso cumpriu 100 jogos no último desafio em casa, contra o Gil Vicente FC e foi esta noite agraciado pelo presidente da SAD, Diogo Godinho, e por Pedro Albergaria, diretor-desportivo.