Kiko: “Nem nos melhores sonhos…”

O Mágico passou em revista os 100 jogos cumpridos no Vizela. Há quatro épocas, quando chegou, nunca imaginou chegar aqui.

Kiko Bondoso cumpriu 100 jogos pelo FC Vizela contra o Gil Vicente FC e hoje falou sobre a marca redonda, ele que é o primeiro jogador do atual plantel a consegui-lo. Mais do que isso, Kiko passou em revista estas quatro épocas que leva em Vizela e as 48 ações para golo que fazem dele um dos jogadores mais queridos dos adeptos. O “Mágico” passou em revista este percurso. “Tenho que ser sincero, nunca imaginei uma história tão longa. Cheguei aqui com muita ambição, percebi que o clube tinha ambição também e estava abaixo do que podia e tinha muita margem para evoluir. Mas nem nos meus melhores sonhos sonhava com esta evolução e hoje estar na I Liga e com 100 jogos”, começou por dizer.

“Fico orgulhoso. É normal, um jogador que faz tantos jogos e é quase sempre opção… Isso dá-me muito orgulho. Trabalho muito e é muito importante para mim estar sempre presente, mas sou mais um para ajudar este plantel cheio de bons jogadores”, prosseguiu Kiko, antes de afinar pelo diapasão dos adeptos, que veem nele uma referência e um dos preferidos do plantel. “A minha relação com a cidade é muito boa. A minha personalidade é um pouco mais fechada, mas sempre que vou ao centro abordam-me e tento sempre ter uma palavra com os adeptos. Mas acho que criámos uma boa relação ao longo destes anos”, comentou.

A estreia, há pouco mais de três anos, teve direito a golo. E a memória, como está? “Lembro-me perfeitamente, foi na Madeira, contra o Marítimo B, no Campeonato de Portugal. Foi difícil para mim, na altura estava a mudar hábitos. Treinava de noite, cheguei aqui e passei a treinar de manhã. Isso exigiu mais de mim para as coisas correrem bem, felizmente foi assim e já no primeiro jogo estive bem e marquei. Isso depois ajudou na minha época”, considerou. O golo, o primeiro dos 23 nestas quatro temporadas, foi importante. Mas houve outros mais marcantes. “Contra o Vilafranquense porque sentenciou a subida de divisão e deixou a equipa tranquila porque a subida ia mesmo acontecer. Contra o Marítimo também, aquele meio golo no dia em que comemorámos a permanência na primeira vez que o clube esteve na I Liga. Foram especiais. O golo mais bonito, talvez pelo significado, foi no Campeonato de Portugal, contra o Maria da Fonte. Estávamos numa fase complicado, a equipa abanou ali um pouco, os adeptos, e bem, foram um bocadinho para cima de nós. Marquei nesse jogo e não só pelas características do golo, por ter sido bonito, foi também significativo naquele momento”, analisou, passando a carreira em retrospetiva e os jogos que mais prazer teve em disputar. “O primeiro, sem dúvida nenhuma, contra o Vilafranquense. Apesar de termos as bancadas vazias, foi extremamente importante para o clube e para mim. Em segundo lugar contra o Marítimo, por ter dado a estabilidade na I Liga. E em terceiro contra o Benfica, para a Taça de Portugal. Eles lutavam pelo título, nós estávamos no Campeonato de Portugal e batemo-nos de frente com eles e podíamos até ter tido outro resultado”, fechou.

KIKO PELO FC VIZELA
38 jogos na I Liga
29 jogos na II Liga
25 jogos no Campeonato de Portugal
7 jogos na Taça de Portugal
1 jogo na Taça da Liga
48 vitórias
7866 minutos
23 golos marcados
25 assistências