Seleção feminina goleia em Vizela

Vitória por 4-0 sobre a Turquia garante apuramento para o play-off de acesso ao Mundial’2023. Vizelenses responderam em força à chamada: mais de 2500 espectadores presentes. Em menos de um ano, foi a segunda vez que uma equipa de Portugal jogou no Estádio do FC Vizela: em outubro de 2021, os Sub-21 golearam por 11-0 a congénere do Liechtenstein.

TEXTOS E ALINHAMENTO: FPF.PT

Portugal selou, esta terça-feira, o apuramento para o ‘play-off’ de acesso ao Mundial’2023, com uma vitória sobre a Turquia, por 4-0. Triunfo tranquilo das comandadas de Francisco Neto, embelezado por um golo monumental de Andreia Faria e o fervor do público nas bancadas.

(RE)VEJA AQUI AS PRINCIPAIS INCIDÊNCIAS DO JOGO

As internacionais portuguesas entraram com urgência de ganhar e mais iniciativa de jogo, mas só depois da meia hora de jogo conseguiram furar a muralha defensiva das turcas, com golos de Telma Encarnação e Kika Nazareth.

FOTOGALERIA

A atacante madeirense deu a melhor sequência a um cruzamento perfeito de Diana Silva, cabeceando de forma repentina para o fundo da baliza, ao minuto 33. Já Kika Nazareth marcou numa recarga a uma investida de Fátima Pinto, três minutos depois.

A segunda parte disputou-se a um ritmo mais pausado, mas a Equipa das Quinas manteve-se por cima e continuou a ameaçar a baliza turca. Numa dessas ameaças, conduzida por Diana Silva, aos 49 minutos, a central Selda Akgoz desviou a bola para o fundo da baliza.

Para os 79 minutos estava guardado o lance mais vistoso do dia: um remate de muito vistoso e espetacular, de fora da área, de Andreia Faria, que seria o quarto e último golo do dia da armada lusa.

Sorteio a 9 de setembro

Com este resultado, Portugal garante a presença no ‘play-off’ de acesso ao Campeonato do Mundo de 2023, que será disputado em duas eliminatórias, no mês de outubro [dias 6 e 11].

O próximo adversário da armada lusa, na caminhada rumo ao Mundial, será conhecido no sorteio marcado para sexta-feira, dia 9 de setembro, às 12h30 [hora de Portugal continental]. Áustria, Bélgica, Escócia, País de Gales e Bósnia-Herzegovina são possíveis opositores de Portugal na primeira ronda do ‘play-of’ europeu de apuramento para o Mundial de 2023.

Nas contas dos segundos colocados (resultados com primeiro, terceiro, quarto e quinto), Portugal – descontando os dois resultados com a Bulgária (sexta colocada) – totalizou 16 pontos, com 18-9 em golos, sendo apenas o sétimo melhor.

Suíça, Islândia e República da Irlanda são os melhores segundos colocados, passando diretamete à segunda eliminatória do ‘play-off’.

Internacionais portuguesas distinguidas

As internacionais portuguesas Diana Silva e Suzane Pires foram distinguidas esta terça-feira, antes do encontro entre Portugal e Turquia, por terem atingido números especiais com a camisola de Portugal.

Diana Silva recebeu das mãos do vice-presidente da FPF, Humberto Coelho, uma placa alusiva a 75 internacionalizações, enquanto Suzane Pires recebeu uma placa referente a 25. 

 Ficha de jogo

Qualificação para o Campeonanto do Mundo de 2023
10.ª jornada do Grupo H
Estádio do FC Vizela

Árbitra: Jana Adámkova (Chéquia)
Árbitras assistentes: Lucie Ratajová e Nikol Safranková (Chéquia)
4.ª Árbitra: Lucie Sulková (Chéquia)

Portugal-Turquia (2-0 ao intervalo)

PORTUGAL: Patrícia, Ana Borges Cap. Diana Gomes, Carole (Sílvia Rebelo, 75′), Joana Marchão, Fátima Pinto, Tatiana Pinto (Dolores Silva, 64′), Andreia Norton (Vanessa Marques, 75′), Diana Silva, Kika Nazareth (Andreia Faria, 39′)  e Telma Encarnação (Carolina Mendes, 64′).
Suplentes não utilizadas: Inês Pereira, Rute Costa, Alícia Correia, Suzane Pires, Joana Martins.
Treinador: Francisco Neto
Golos: 1-0 por Telma Encarnação (33′), 2-0 por Kika Nazareth (36′), 3-0 por Kezban Tag (49′ na p.b.), 4-0 por Andreia Faria (79′)
Disciplina: nada a assinalar

TURQUIA: Selda Akgoz, Gülbin Hiz, Kezban Tag, Eda Kratas, Cansu Nur Kaya, Ebru Topçu, Emine Esen (Miray Cin, 46′), Ilayda Civelek, Birgül Sadikoglu (Karabulut, 67′), Yagmur Uraz (Kader Hançar, 46′), Busem Seker.
Suplentes não utilizadas: Çaglar, Kurga, Yeniçeri, Karagenç, Kerimoglu, Busra Kuru, Ipek Kaya, Cansu Gürel, Beyza Kara.
Treinador: Necla Güngor
Golos: nada a assinalar
Disciplina: amarelo mostrado a Birgül Sadikoglu (54′), Miray Cin (58′)