Triunfo folgado a abrir

Equipa de Sub-23 bate Leixões na 1ª jornada da Liga Revelação por 3-0. Golos de Leyner, Sadat e António Infante.

O FC Vizela começou a Liga Revelação com um triunfo folgado sobre o Leixões na tarde desta segunda-feira. Apesar de inteiramente justo, a vitória não foi tão simples quanto os números indicam. Aliás, só mesmo na segunda metade da segunda parte é que a equipa avolumou o resultado e assegurou o resultado que pretendia e merecia. O Vizela começou melhor e criou a primeira ocasião de golo logo a abrir. A jogada foi de Sequeira, pela esquerda, o cruzamento até sai bem, mas um defesa do Leixões antecipa-se e evita que Etim empurre para golo.

O avançado nigeriano – melhor marcador da prova em 2021/22 – era o elemento em destaque nessa fase e o maior agitador em campo. O 1-0 nasce da sua qualidade. Perto da linha de fundo tira dois adversários do caminho e depois beneficia de dois ressaltos para a bola chegar a Leyner, que só tem de encostar. O golo moralizou a equipa da casa e o 2-0 só não surgiu por milagre: Etim isolou-se após um excelente passe de Leyner, mas atirou ao poste. O Leixões só aos 33 minutos deu sinal de vida, mas o remate de longe falha o alvo idealizado. No que restou da primeira etapa poucos mais lances dignos de registo. A exceção foi um cabeceamento perigoso e Opeyemi após cruzamento de Hugo Oliveira, um dos mais interventivos no jogo.

O intervalo fez bem ao Leixões, que regressou muito mais proactivo e disposto a empatar rapidamente. Sem ter disposto de qualquer lance flagrante de golo, a verdade é a bola passou bem mais tempo no meio campo defensivo do Vizela, que só após o minuto 65′ conseguiu espantar o domínio. E de que forma: excelente arrancada de Hugo Oliveira à direita, a bola cruza a área e Sadat aparece para fazer o 2-0. O resultado esticou o jogo, subiu o Leixões e deixou muito espaço nas costas para os homens mais rápidos do Vizela aproveitarem. Hassan, aos 84′, correu meio campo sozinho, driblou o guarda-redes mas foi traído pela relva na altura de encostar. Um minuto depois, porém, após grande jogada de Rúben Alves, o suplente António Infante fez o terceiro, na recarga a um remate seu. Estava fechado o resultado.

FICHA TÉCNICA

FC Vizela 3-0 Leixões SC

Local: Estádio do CD Aves

Árbitro: Rúben Ribeiro (AF Viana do Castelo)

Assistentes: Tiago Enes e Tiago Rebelo

FC Vizela: Nader; Hugo Oliveira, Tiago Carvalho (c), Luiz Neto, Sequeira (António Infante 74′); Luís Marrugo (Jota 87′), Maga, Opeyemi (Sadat 63′); Leyner (Tiago Pinheiro 74′), Etim (Rúben Alves 63′), Hassan

Suplentes não utilizados: Martim Sousa, Rúben Ribeiro, Afonso Ferreira, Álvaro Pacheco, Rúben Alves, Zé Rui

Treinador: Nuno Braga

Leixões SC: Lucas Ferreira; Vasco Lara (c), Adriano Amorim (Fernando Almeida, 46′), Isaque; Gonçalo Almeida, Tomás Couto (Daniel Rodrigues, 46′), Ângelo Barbosa (Aécio Fati, 46′), Bright Godwin; Dércio Augusto, Eduardo Thomasel (Arome Idache 70′), Rúben Candal (Gonçalo Santos 73′)

Suplentes não utilizados: Mateus Vieira, Fernando Rigor, Rafael Silva, Miguel Santos, Jude Burst, Gonçalo Duarte, Santiago Reis,

Treinador: Nuno Braga

Golos: 1-0 Leyner (15′), 2-0 Sadat (71′), 3-0 António Infante (85′)

Cartões amarelos a: Luís Marrugo (25′), António Infante (83′); Vasco Lara (90+1′)